Acessibilidade / Reportar erro

PREVALÊNCIA DO COMPROMETIMENTO COGNITIVO DE PACIENTES COM HIV: TRANSMISSÃO VERTICAL E HORIZONTAL

RESUMO.

O tratamento antirretroviral tem aumentado significativamente a sobrevida de pacientes contaminados pelo HIV-1. Entretanto, com o aumento da sobrevida, observam-se frequentemente alterações cognitivas associadas ao HIV nessa população. As manifestações clínicas das alterações do HIV podem variar em decorrência de diversos aspectos, entre eles a via de transmissão do vírus. Diversos estudos têm apontado alterações neurológicas prematuras em pacientes contaminados por via vertical, enquanto a manifestação de danos cognitivos em adultos pode levar um tempo maior.

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi verificar a prevalência das alterações cognitivas em pacientes com HIV via transmissão vertical após a era da terapia antirretroviral altamente ativa e o desempenho cognitivo desses pacientes comparado ao de um grupo de pacientes contaminados por via sexual.

Métodos:

Foram avaliados 48 pacientes, sendo 25 com transmissão vertical e 23 com transmissão sexual no período entre maio de 2013 e fevereiro de 2015, no Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Foram aplicados testes neuropsicológicos para avaliar o desempenho cognitivo, escalas para avaliar sintomas de ansiedade e depressão e questionário sociodemográfico.

Resultados:

Os resultados demonstraram que a frequência de comprometimento cognitivo em pacientes contaminados via transmissão vertical foi maior do que naqueles contaminados via transmissão sexual.

Conclusões:

Essas descobertas sugerem que os efeitos deletérios do vírus HIV na formação do sistema nervoso central repercutem de forma mais acentuada do que em pacientes que o adquiriram após a vida adulta.

Palavras-chave:
Complexo AIDS Demência; HIV; Disfunção Cognitiva

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br