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DESFECHO COGNITIVO DE UM PROGRAMA DE ESTIMULAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA EM UM CENTRO DIA PARA IDOSOS COM PARTICIPANTES DE BAIXA ESCOLARIDADE: UM ESTUDO OBSERVACIONAL

RESUMO

Objetivo:

No presente artigo, apresentamos um estudo observacional sobre a implementação de um Programa de Estimulação Neuropsicológica em um Centro Dia para idosos, envolvendo idosos de baixa escolaridade com perfil socioeconômico homogêneo.

Métodos:

O programa implementado abordou várias dimensões, incluindo sessões diárias de orientação, sessões de estimulação cognitiva duas vezes por semana, seguidas de sessões de atividade motora, e sessões estruturadas que foram conduzidas a cada duas semanas. A avaliação cognitiva foi conduzida antes e depois da implementação do programa.

Resultados:

Os resultados são discutidos levando em consideração desfechos cognitivos e não-cognitivos e as especificidades da intervenção de base comunitária.

Conclusão:

Concluiu-se que a intervenção com base na comunidade será vital para a prevenção das demências.

Palavras-chave
idoso baixa educação; comunidade; estimulação neuropsicológica; demência

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