FATORES DE PERSONALIDADE E FUNCIONAMENTO COGNITIVO EM IDOSOS COM DOENÇA DE PARKINSON

Neusa Maria de Oliveira Chardosim Camila Rosa Oliveira Manuela Polidoro Lima Marianne Farina Valéria Gonzatti Dalton Breno Costa Aline Sória Pereira Luis Henrique Paloski Tatiana Quarti Irigaray Irani Iracema de Lima Argimon Sobre os autores

RESUMO

A doença de Parkinson (PD) é uma doença neurológica crônica e progressiva, resultante da degeneração celular na substância negra, responsável pela produção de dopamina.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo caracterizar o funcionamento cognitivo, fatores de personalidade e prevalência de sintomas de depressão e ansiedade em indivíduos com doença de Parkinson (DP). Além disso, este estudo procurou analisar se os fatores de personalidade eram preditores de funcionamento cognitivo.

Métodos:

A amostra foi constituída por 30 idosos com DP. Os participantes responderam a uma ficha de dados sociodemográficos, o NEO-FFI-R (Inventário de Cinco Fatores NEO Revisado), o Montreal Cognitive Assessment (MoCA), o Beta III, o Teste de Fluência Verbal Semântica (Categoria Animais), o Subteste Dígitos da Escala de Inteligência Wechsler para adultos, o teste de nomeação de Boston da bateria CERAD, a Escala de Depressão Geriátrica e o Inventário de Ansiedade de Beck.

Resultados:

Os idosos com DP apresentaram comprometimento nas funções de memória episódica verbal e funções executivas. A maioria dos participantes demonstrou baixos níveis de neuroticismo. O fator de extroversão foi positivamente correlacionado com as funções executivas e o fator de abertura à experiência foi positivamente correlacionado com a memória episódica verbal.

Conclusão:

Conclui-se que idosos com DP apresentam comprometimento na memória e nas funções executivas. O fator que mais contribuiu para o desempenho dos idosos com DP em tarefas de memória e funções executivas foi o fator extroversão.

Palavras-chave:
doença de Parkinson; fatores de personalidade; declínio cognitivo; qualidade de vida

Associação de Neurologia Cognitiva e do Comportamento Rua Itapeva, 538/ 132, 01332-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel: (55 11)3288-8684/3288-9923 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: demneuropsy@uol.com.br