Acessibilidade / Reportar erro

FREQUÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS DO COMPROMETIMENTO COGNITIVO LEVE AMNÉSICO EM QUATRO CLUBES DE IDOSOS EM LIMA, PERU

RESUMO

O comprometimento cognitivo leve amnésico (aMCI) é uma alteração sutil na função cognitiva que não altera as atividades do dia-a-dia e pode preceder a demência de Alzheimer. Um aumento na prevalência de ambas as condições é esperado devido ao crescimento da população idosa e o reconhecimento de fatores de risco pode ajudar a reduzir a carga de doença.

Objetivo:

o objetivo deste estudo foi o de determinar a freqüência e fatores associados a MCI em clubes de cidadãos idosos (CCI) em quatro distritos com diferentes condições socioeconômicas em Lima, Peru.

Métodos:

aplicamos os critérios de Petersen para determinar a presença da condição em uma entrevista que incluiu o uso do Teste de Alteração de Memória (M@T) e do Questionário de Atividades Funcionais de Pfeffer (QAFP).

Resultados:

sessenta e três dos 352 (17,9%) participantes tinham MCI. Os fatores associados a essa condição foram idade avançada, menor tempo de estudo ao se casar enquanto ser provenientes do CCI La Molina (distrito com maior nível socioeconômico e recursos para atividades para idosos) foram associados a não possuir um MCI. Não houve diferença por sexo, índice de massa corporal e história de hipertensão.

Conclusão:

este estágio de pré-demência é frequente e geralmente não detectado na cidade de Lima. Ferramentas como o M@T poderiam ajudar os clínicos gerais a detectar essa condição antes da progressão para a demência.

Palavras-chave:
comprometimento cognitivo leve; memória; teste de alteração; demência

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br