Os testes neuropsicológicos mais utilizados para avaliar funções executivas no envelhecimento

Camila de Assis Faria Heloisa Veiga Dias Alves Helenice Charchat-Fichman Sobre os autores

Os testes neuropsicológicos que avaliam as funções executivas no envelhecimento são muitos e variam de acordo com os diferentes domínios.

OBJETIVO:

Apresentar uma revisão sistemática dos instrumentos mais utilizados para avaliar as funções executivas em idosos com diferentes níveis de escolaridade em pesquisas clínicas e experimentais.

MÉTODOS:

Foram pesquisados os artigos publicados nos últimos cinco anos, utilizando a base de dados PubMed com os termos: "neuropsychological tests", "executive functions" e "mild cognitive impairment", sem restrição de idioma.

RESULTADOS:

25 preencheram todos os critérios de inclusão. Os sete testes neuropsicológicos mais utilizados para avaliar funções executivas em idosos foram: [1] o Teste de Trilhas (TMT) Forma B; [2] Teste de Fluência Verbal (TFV) fonológica - F, A e S; [3] TFV categoria Animais; [4] Teste Desenho do Relógio (TDR); [5] Subteste Dígitos (WAIS-R ou WAIS-III); [6] Teste Stroop e [7] o Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST) e suas variações. Os domínios das funções executivas mais escolhidos pelos pesquisadores para serem avaliados foram: flexibilidade mental, fluência verbal, planejamento, memória operacional e controle inibitório.

CONCLUSÃO:

O presente estudo identificou os testes e os domínios de funções executivas mais utilizados nos últimos cinco anos, pelos principais grupos de pesquisa, para avaliar idosos. Os resultados encontrados podem direcionar pesquisas futuras e auxiliar a criação de protocolos de avaliação das funções executivas adequados aos diferentes níveis de educação e aos diferentes perfis sociodemográficos dos idosos do Brasil.

Revisão; comprometimento cognitivo leve; demência; idosos; funções executivas; testes neuropsicológicos


Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br