Acessibilidade / Reportar erro

Alterações cognitivas e renal nos idosos

RESUMO

Alterações cognitivas são associadas a diversas doenças e distúrbios orgânicos, mas poucos estudos exploram a relação entre a função renal e a cognição.

Objetivo:

Este estudo buscou comparar a função renal de pacientes com e sem demência de Alzheimer, além de identificar possíveis comorbidades associadas e a presença de microalbuminúria.

Métodos:

Foram selecionados 60 pacientes com síndrome demencial, provável doença de Alzheimer e 20 pacientes sem qualquer demência, que estavam em acompanhamento no ambulatório de Geriatria da Santa Casa de São Paulo.

Resultados:

Os resultados mostraram que os grupos estudados diferiram em relação à idade, sexo e mini-exame do estado mental, mas não houve diferença estatística quanto à presença de comorbidades (diabetes mellitus, dislipidemia e hipertensão arterial sistêmica). Em relação ao clearance de creatinina observou-se uma diferença significativa entre os grupos, o com doença de Alzheimer apresentou um valor significativamente menor que o controle. Também a análise da presença de microalbuminúria entre uma parte dos dois grupos estudados, mostrou uma diferença estatística significante.

Conclusão:

Concluiu-se que os pacientes com doença de Alzheimer tiveram menor filtração glomerular e maior percentual de microalbuminúria, mesmo sem apresentarem mais fatores de riscos clássicos para a doença de Alzheimer, como hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e dislipidemia.

Palavras-chave:
idoso; doença de Alzheimer; demência; função renal e albuminúria.

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br