Resumo
O Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) é um teste de rastreio para comprometimento cognitivo largamente utilizado, porém, é fortemente influenciado pela educação. Nível educacional tem sido frequentemente avaliado usando-se o nível de escolaridade, o que pode não ser uma boa medida indireta de nível educacional, porque existe uma grande heterogeneidade entre a escolarização entre populações e mesmo entre regiões de um mesmo país. S-TOFHLA é uma medida de alfabetismo em saúde, com alguns resultados indicando que seja uma boa medida para nível de alfabetismo.
Objetivos: Avaliar as correlações entre anos de escolarização e os escores no S-TOFHLA e MEEM. Correlações e análise de regressão foram realizadas para determinar possíveis associações entre as variáveis.
Resultados: Ambos, anos de escolarização e escores no S-TOFHLA, foram fortemente correlacionados aos escores do MEEM, porém, a associação mais forte foi atingida pelo S-TOFHLA (r=0.702, p<0.01) e o S-TOFHLA foi o melhor preditor para os escores do MMSE (R2=0.494, p<0.001).
Conclusões: Uma associação mais forte foi alcançada entre os escores no S-TOFHLA e MEEM do que os anos de educação alcançados, este achado pode justificar outros estudos com a incorporação dos anos de escolarização junto aos escores no S-TOFHLA para avaliar o desempenho cognitivo.
Palavras-chave: alfabetismo; alfabetismo em saúde; alfabetismo funcional; S-TOFHLA; Mini-Exame do Estado Mental