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INFLUÊNCIA DA IDADE E DA ESCOLARIDADE NOS PROCESSOS DE AGRUPAMENTO E ALTERNÂNCIA EM TAREFAS DE FLUÊNCIA VERBAL

RESUMO

Fluência verbal (FV) são ferramentas amplamente utilizadas na avaliação neuropsicológica.

Objetivo:

Nosso objetivo foi investigar a influência da idade e do nível de escolaridade no agrupamento e alternância em três modalidades de fluência verbal: fonêmica (FVF), semântica (FVS) e livre (FVL).

Métodos:

Avaliamos o tipo, tamanho médio e quantidade de agrupamentos, alternâncias, intersecções e retornos. Foram divididos 260 indivíduos, em três grupos etários: jovens adultos (18 a 39 anos), adultos de idade intermediária (40 a 59 anos) e idosos (60 a 80 anos) e dois grupos de escolaridade 1-8 (baixa), 9 ou mais (alto). Uma análise ANOVA de dois fatores foi conduzida para analisar o efeito da idade e do nível educacional e suas interações, além de uma ANOVA de medidas repetidas para verificar o desempenho ao longo da tarefa.

Resultados:

Encontrou-se efeito principal da idade nas tarefas de FVL e FVS nos seguintes escores: total de alternâncias, agrupamento taxonômicos e no total de agrupamentos semânticos na FVS. Houve um efeito principal do nível educacional no total de alternâncias (FVL, FVF e FVS), agrupamento taxonômicos (FVL e FVS), agrupamento temáticos e cluster semântico total (FVL), clusters fonêmicos e mistos (FVF), tamanho médio de cluster (FVL e FVS) e, finalmente, interseções (FVS). O nível educacional teve efeito maior nas três tarefas de FV.

Palavras-chave:
fluência verbal; agrupamento; comutação; efeito de idade; efeito da escolaridade

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