Acessibilidade / Reportar erro

Estudo do desempenho na Bateria de Avaliação Comportamental da Síndrome Disexecutiva (BADS) no espectro indivíduos saudáveis, comprometimento cognitivo leve e doença de Alzheimer: estudo preliminar

Resumo

Déficits executivos conjuntamente aos déficits de memória episódica caracterizam as fases iniciais da doença Alzheimer (DA) e se correlacionam clinicamente com sintomas neuropsiquiátricos e com prejuízo funcional. Pacientes com Comprometimento Cognitivo Leve apresentam mais problemas com controle inibitório de respostas, alternância e flexibilidade cognitiva.

Objetivo:

Comparar o desempenho na BADS e outros testes de funções executivas entre pacientes com demência Alzheimer de intensidade leve, comprometimento cognitivo leve tipo amnéstico (CCLa) e indivíduos controles e verificar a sensibilidade da BADS para discriminar CCL tipo amnéstico de DA .

Métodos:

A BADS foi administrada a 35 indivíduos saudáveis, 13 pacientes com CCL amnéstico, e 16 pacientes com DA provável de intensidade leve. A avaliação consistiu da BADS e por avaliação neuropsicológica composta por: Escala de Avaliação de Demência(DRS), fluência verbal por categorias fonêmicas (F.A.S.) e o Teste de Atenção Concentrada (AC).

Resultados:

Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos quanto à escolaridade, mas houve diferença quanto à idade (p<0,01). Não houve diferença estatisticamente significativa entre indivíduos controles e pacientes com CCLa nos subtestes e nos escores totais da BADS. Houve diferença significativa entre pacientes com CCLa e pacientes com DA (p<0,05) e entre indivíduos controles e pacientes com DA (p<0,05) nos escores totais padronizados.

Conclusões:

Foram encontradas diferenças no desempenho na BADS entre indivíduos saudáveis e o grupo de pacientes com DA. A BADS mostrou-se sensível para discriminar diferenças de desempenho entre DA e CCLa.

Palavras-chave:
comprometimento cognitivo leve; doença Alzheimer; funções executivas; BADS; testes neuropsi­cológicos.

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br