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A tarefa das extremidades inferiores de pressionar um “acelerador” ou um “freio”: associação com acidentes de trânsito em motoristas mais velhos – um estudo preliminar

RESUMO

Os acidentes de trânsito por motoristas idosos são um problema social urgente. A Agência Nacional de Polícia (National Police Agency – NPA) no Japão institucionalizou o Teste de Função Cognitiva (teste NPA) para renovação de carteira de motorista para idosos. No entanto, a capacidade de dirigir não pode ser avaliada simplesmente por testes cognitivos usuais escritos.

Objetivo:

É importante adicionar um teste em estrada, mas se não for possível, simuladores podem ser utilizados. Antes de fazer simulações, é importante usar o pé direito para controlar os pedais do acelerador e do freio. Aplicamos o paradigma de Posner (teste de atenção visual) para extremidades inferiores.

Métodos:

Os participantes eram idosos. Eles e suas famílias tinham ansiedade sobre a condução de veículos. Os 66 participantes (44 homens e 22 mulheres) foram divididos em grupos com e sem experiência de acidente de trânsito, e foram examinados os seguintes testes: testes cognitivos gerais e funções executivas, o teste NPA, e um Teste de Reação de Extremidade Inferior original. Cada participante foi solicitado a pressionar o pedal de “freio” ou “acelerador” com o pé direito o mais rápido possível em resposta a uma situação de trânsito mostrada na tela.

Resultados:

Comparados aos participantes com reações favoráveis ao Teste de Reação de Extremidade Inferior, aqueles com tempo de reação ruim tenderam a ter mais acidentes de trânsito (OR=6,82) do que o resultado do teste NPA.

Conclusões:

s resultados sugerem que a probabilidade de ocorrência de um acidente de trânsito pode ser melhor avaliada por meio do Teste de Reação da Extremidade Inferior.

Palavras-chave:
Envelhecimento; Condução de Veículo; Atenção

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