Acessibilidade / Reportar erro

Compreensão e memorização de notícias de rádio apresentadas serialmente por idosos sadios

Resumo

No processo de envelhecimento, queixas sobre declínio de memória e dificuldades de compreensão auditiva não são raras, principalmente em situações complexas e com maior demanda cognitiva.

Objetivos:

O objetivo do estudo foi investigar habilidades de compreensão e retenção de discurso por idosos, em situações naturais, considerando as variáveis: idade, escolaridade e medida cognitiva.

Métodos:

30 idosos participaram do estudo (média de idade=73,56; desvio padrão=6,26 e média de escolaridade=8,6; desvio padrão=4.41). Doze noticias foram gravadas e apresentadas em três seqüências de quatro grupos cada. Os participantes foram instruídos a ouvir as seqüências e ao final foram questionados sobre uma das notícias.

Resultados:

Não foram encontrados efeitos de idade ou escolaridade na perfórmance dos participantes. Notou-se efeito teto em todos os escores.

Discussão:

A heterogeneidade do envelhecimento e compensações cognitivas em situações naturais poderiam explicar o comportamento dos idosos da amostra.

Palavras-chave:
linguagem; idosos; cognição.

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br