Acessibilidade / Reportar erro

Teste N-Back auditivo em indivíduos normais

Resumo

Memória operacional é um construto que se refere à capacidade de manter a informação acessível para uso por tempo limitado.

Objetivo:

Elaborar estímulos e adaptar o teste N-Back auditivo e verificar o efeito de idade em indivíduos brasileiros normais.

Método:

31 sujeitos adultos (15 adultos jovens e 16 idosos) foram avaliados por baterias de estímulos auditivos para verificar diferenças inter-grupos (efeito de idade) na capacidade da memória operacional, número de respostas corretas e intrusões e também examinar o efeito do tipo de estímulo intra-grupos.

Resultados:

Não houve efeito significante do estímulo intra-grupo. Indivíduos de ambos os grupos processaram de modo similar di e trissílabos. Não houve diferença entre os grupos (efeito de idade) nos parâmetros: escore total, capacidade de memória operacional, número de intrusões tanto na apresentação com dissílabos como trissílabos.

Conclusão:

A capacidade de processar cinco elementos na memória operacional fonológica não foi afetada pela idade.

Palavras-chave:
memória operacional; normalidade; idosos.

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br