Acessibilidade / Reportar erro

TREINO ESPECÍFICO DE MEMÓRIA PODE MELHORAR MEMÓRIA DE TRABALHO E PROSPECTIVA EM PACIENTES COM COMPROMETIMENTO COGNITIVE LEVE AMNÉSTICO

RESUMO

Comprometimento cognitivo leve amnéstico (CCLA) é um dos perfis cognitivos do envelhecimento.

OBJETIVO:

Memory Specificity Training (MEST) foi usado como treino cognitivo em pacientes com CCLA para compreensão da efetividade da intervenção em dimensões da memória.

MÉTODOS:

Vinte pacientes que preencheram critérios para CCLA foram selecionados e randomizados para os grupos experimental (n=10) ou controle (n=10). O grupo experimental recebeu cinco sessões de treinamento em especificidade de memória enquanto que os pacientes do grupo controle participaram em duas sessões placebo. Os participantes foram avaliados antes e imediatamente após o tratamento e, três meses depois, usando o teste de memória autobiográfica, questionário de memória prospectiva e retrospectiva, escala de memória de Weschler e a escala hospitalar de depressão e ansiedade. A análise de variância foi usada para analisar os dados.

RESULTADOS:

Ambos os resultados, no pós-teste e no acompanhamento indicaram que o MEST melhora memória prospectiva e de trabalho (p<0.05).

CONCLUSÃO:

Estes achados suportam a efetividade do MEST para pacientes com CCL, como uma intervenção viável. Também, os achados têm implicações para o papel da plasticidade na efetividade desta intervenção.

Palavras-chave:
comprometimento cognitive leve; especificidade de treinamento de memoria; memoria; depressão

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br