Acessibilidade / Reportar erro

RELAÇÃO ENTRE PROCESSO COGNITIVO, LINGUAGEM E FLUÊNCIA VERBAL ENTRE IDOSOS INDIVIDUAIS

RESUMO

As dimensões cognitivas, como atenção, memória e funções executivas, podem diminuir com a idade, enquanto outras funções permanecem ou até melhoram devido a uma maior experiência de vida.

Objetivo:

analisar a relação entre processamento cognitivo, linguagem e fluência verbal em idosos atendidos em serviços de atenção básica localizados em um município do interior de São Paulo, Brasil.

Métodos:

estudo transversal, método quantitativo. Um total de 149 idosos foram avaliados por meio de entrevistas previamente agendadas. A coleta de dados incluiu um questionário abordando dados sociodemográficos e o Exame Cognitivo de Addenbrooke - Revisado (ACE-R). O processamento cognitivo (P300) foi avaliado por meio de um dispositivo que capta potenciais elicitados em tarefas auditivas. A análise descritiva e a correlação de Spearman foram realizadas com o nível de significância estabelecido em 5%.\

Resultados:

foi encontrada correlação negativa entre a linguagem e a latência do P300 e uma correlação positiva entre a fluência verbal e a amplitude do P300. Tarefas de compreensão e nomeação apresentaram uma correlação negativa com a latência. A tarefa de repetição revelou correlação positiva com a amplitude do P300.

Conclusão:

embora testes mais extensos sejam necessários, esses achados sugerem que a correlação de linguagem com a latência e fluência do P300 está correlacionada com a amplitude do P300.

Palavras-chave:
idoso; envelhecimento; potencial relacionado ao evento; P300; linguagem

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br