METAMEMÓRIA E ENVELHECIMENTO: PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DA VERSÃO BRASILEIRA DO QUESTIONÁRIO MULTIFATORIAL DE MEMÓRIA PARA IDOSOS

Sharon Sanz Simon Renata Thomas Ávila Gilson Vieira Cássio Machado de Campos Bottino Sobre os autores

RESUMO

Medidas de metamemória fornecem informações acerca da memória subjetiva e são relevantes para se compreender a habilidade de memória no envelhecimento. Todavia, há uma falta de instrumentos de metamemória disponíveis no Brasil.

Objetivo:

O presente trabalho teve como objetivo examinar as propriedades psicométricas da versão brasileira do Questionário Multifatorial de Memória (MMQ), que avalia diferentes aspectos da memória subjetiva, como Sentimentos, Habilidade e Estratégias usadas na vida diária.

Métodos:

O MMQ foi traduzido para o Português e administrado em 30 idosos brasileiros. Os participantes realizaram testes cognitivos, escalas de humor e questionários de metamemória.

Resultados:

Análises revelaram boa consistência interna (coeficiente a de Cronbach's variou de 0.75 a 0.89) e validade teste-reteste para cada dimensão do MMQ (correlações positivas entre as duas aplicações variou de 0.75 a 0.8). Validade convergente do MMQ foi identificada através de correlações positivas (0.47 a 0.68) com as dimensões do Metamemory In Adulthood Questionnaire (MIA) (i.e., Habilidade, Controle, Autoeficácia e Estratégia). Validade discriminante revelou ausência de associação entre MMQ e performance cognitiva, sugerindo uma fraca correspondência entre metamemória e memória objetiva. Além disto, observou-se uma correlação negativa entre os escores da subscala MMQ-Habilidade e sintomas do humor (-0.63 para sintomas ansiosos, e -0.54 para sintomas depressivos); e o MMQ Brasileiro se mostrou comparável a traduções do MMQ em outros idiomas.

Conclusão:

O MMQ Brasileiro apresenta boas propriedades psicométricas e parece ser promissor para o uso clínico e de pesquisa. Estudos adicionais são necessários para investigar caracteristicas psicométricas do MMQ Brasileiro em uma amostra maior.

Palavras-chave:
metamemória; memória subjetiva; memória episódica; cognição e envelhecimento

Associação de Neurologia Cognitiva e do Comportamento Rua Itapeva, 538/ 132, 01332-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel: (55 11)3288-8684/3288-9923 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: demneuropsy@uol.com.br