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BENEFÍCIOS NEUROPSICOLÓGICOS DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO COGNITIVA NARRATIVA PARA PESSOAS QUE VIVEM COM DEMÊNCIA: UM ESTUDO PILOTO

RESUMO

Muitas áreas no córtex são ativos durante a leitura do material narrativa, e essas ativações no cérebro podem produzir mudanças significativas na conectividade. Na sequência dos resultados anteriores mostrando os benefícios cognitivos em domínios de memória de um programa de treinamento narrativa em pacientes do lar de idosos que vivem com demência, o objetivo do presente estudo foi realizar uma investigação mais aprofundada dos efeitos desta formação sobre os domínios de memória e outras áreas cognitivas.

Métodos:

Um grupo experimental de oito pacientes foram submetidos a treinamento narrativa auditivo de 60 horas. No início e no final do treinamento, os participantes foram testados com uma bateria neuropsicológica para quantificar quaisquer melhorias no desempenho individual.

Resultados:

Os resultados mostraram uma melhoria estatisticamente significativa na tarefa lista de aprendizagem (memória imediata) e reconhecimento lista de aprendizagem para tarefas individuais e uma melhoria estatisticamente significativa na pontuação da área cognitivas gerais para a memória imediata e tardia.

Conclusão:

Replicar os resultados e expandir nossas descobertas anteriores, indicando que este tipo de intervenção pode aumentar o desempenho em testes relacionados à memória.

Palavras-chave:
narrativa; neuropsicologia; demência; treinamento cognitivo

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