Acessibilidade / Reportar erro

SINTOMAS NEUROPSIQUIÁTRICOS ASSOCIADOS À SOBRECARGA E DEPRESSÃO DO CUIDADOR FAMILIAR

RESUMO.

A doença de Alzheimer (DA) é progressiva e degenerativa, afetando diversas áreas cognitivas com declínio nas habilidades funcionais e alterações comportamentais.

Objetivo:

Investigar a associação entre presença de sintomas neuropsiquiátricos apresentados por idosos com doença de Alzheimer e sobrecarga, e depressão dos cuidadores.

Métodos:

Um total de 134 cuidadores familiares de idosos com diagnóstico da doença de Alzheimer responderam a um questionário com dados sociodemográficos e questões referentes ao contexto de cuidado, sintomas neuropsiquiátricos, sobrecarga e depressão do cuidador.

Resultados:

Os resultados revelaram que 95% dos idosos apresentaram pelo menos um sintoma neuropsiquiátrico. A apatia, a ansiedade e a depressão foram os sintomas neuropsiquiátricos mais frequentes nos idosos. Dos 12 sintomas neuropsiquiátricos investigados, 10 associaram-se significativamente à sobrecarga do cuidador (exceto ansiedade e alteração alimentar), e oito sintomas neuropsiquiátricos apresentaram correlações significativas com os sintomas de depressão.

Conclusão:

A presença de determinados sintomas neuropsiquiátricos está relacionada com a sobrecarga e com sintomas de depressão apresentados pelos cuidadores. Além do idoso com doença de Alzheimer, o cuidador deve receber cuidados e orientação da equipe de saúde para que possa continuar desempenhando sua função com qualidade.

Palavras-chave:
sintomas comportamentais; doença de Alzheimer; depressão; cuidadores

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br