Acessibilidade / Reportar erro

ATIVIDADE FÍSICA E DEPRESSÃO EM ADULTOS IDOSOS COM E SEM COMPROMETIMENTO COGNITIVE

RESUMO

Baixa atividade física e depressão podem estar relacionados com comprometimento cognitivo em idosos.

Objetivo:

Determinar a prevalência de depressão e atividade física (AF) entre idosos com e sem comprometimento cognitivo.

Métodos:

156 idosos com idade ≥60 anos completaram o Mini-Exame do Estado Mental tailandês (Thai-MMSE) que é um instrumento de rastreio cognitivo global. Setenta e oito idosos com comprometimento cognitivo e 78 sem comprometimento responderam a dois questionários (versão tailandesa da Escala de Depressão Geriátrica - GSD e do Questionário de Atividade Física Global - GPAQ).

Resultados:

houve diferenças na escala de depressão e AF entre os idosos com e sem comprometimento cognitivo. Além disso, participantes com baixa AF e maior frequencia de sintomas depressivos tiveram um aumento no risco de comprometimento cognitivo (OR = 4,808 e 3,298, respectivamente).

Conclusão:

Diferenças significativas foram notadas nas escalas de AF e depressão entre idosos com e sem comprometimento cognitivo. O aumento da AF e diminuição de sintomas depressivos (i.e., ter suporte psicológico) sugerem redução no risco de comprometimento cognitivo em adultos idosos.

Palavras-chave:
comprometimento cognitive; depressão; atividade física; idosos

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br