Acessibilidade / Reportar erro

OS IMPACTOS DA ARTE-TERAPIA VISUAL PARA IDOSOS COM TRANSTORNO

RESUMO.

O envelhecimento é caracterizado pela redução das funções físicas, cognitivas e emocionais, possibilitando múltiplas perdas na qualidade de vida do idoso. Como situação clínica que possui comum associação com o envelhecimento patológico, o transtorno neurocognitivo, anteriormente chamado de demência, vem-se tornando epidemiologicamente mais relevante com o passar dos anos. Desse modo, a terapia pela arte surgiu recentemente como técnica alternativa para a abordagem desses indivíduos, com o objetivo de melhorar o estado cognitivo e emocional e a qualidade de vida.

Objetivo:

Analisar os efeitos da aplicação da terapia pela arte baseada em processos criativos visuais nos aspectos cognitivos e emocionais e na qualidade de vida em idosos com transtorno neurocognitivo.

Métodos:

Trata-se de uma revisão sistemática, realizada nas bases de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), PubMed, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), Physiotherapy Evidence Database (PEDro), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e Scorpus, realizada entre dezembro de 2020 e abril de 2021. Foram incluídos ensaios clínicos controlados e não controlados em inglês, espanhol, francês e português, publicados entre 1970 e 2021, com enfoque em modalidades de produção de arte visual. Os artigos incluídos ao fim do processo de seleção foram avaliados metodologicamente pela escala PEDro de ensaios clínicos.

Resultados:

Catorze artigos foram obtidos ao fim da seleção. Treze tiveram desfecho estatisticamente significativo (p=<0,005) para qualidade de vida, funções cognitivas e emocionais após a intervenção com arte-terapia, sendo as intervenções mais usadas: elaboração de desenhos, pinturas e esculturas.

Conclusões:

Os resultados apontam para impactos significativos após a aplicação da arte-terapia em sua modalidade visual. No entanto, são necessários estudos com maior rigor metodológico para fortalecer as evidências apresentadas.

Palavras-chave:
Terapia pela Arte; Criatividade; Transtornos Neurocognitivos

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br