Acessibilidade / Reportar erro

A relação entre a queixa de memória e a idade no envelhecimento normal

Resumo

O envelhecimento normal caracteriza-se por um declínio gradual em algumas funções cognitivas, como a memória. As queixas de memória são comuns entre os idosos, podendo sinalizar depressão, ansiedade, ou declínio cognitivo.

Objetivos:

Verificar a relação entre a queixa de memória e a idade no envelhecimento normal e a relação da queixa com o desempenho cognitivo.

Métodos:

Foram aplicados testes de rastreio cognitivo e escalas de queixas validados para a população idosa brasileira: Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), Escala de Depressão Geriátrica (GDS), Questionário de Queixas de Memória (MAC-Q), Escala de freqüência de esquecimentos, Teste de memorização de 18 figuras, Dígitos ordem direta e inversa (WAIS-III). Participaram 57 freqüentadores do SESC (50 mulheres), com idade média de 71,4 anos, e escolaridade entre 4 e 8 anos, 34 com Ensino Fundamental incompleto (entre 4 e 7 anos), e 23 com Ensino Fundamental completo.

Resultados:

Não houve associação significativa entre queixa de memória, idade e desempenho cognitivo. Os participantes mais velhos não apresentaram pior desempenho ou maior número de queixas de memória. Não houve associação entre idade e GDS.

Conclusões:

A amostra estudada pode constituir um grupo particular de idosos, entre os quais as atividades desenvolvidas poderiam atuar como fator de proteção da cognição, destacando a possiblidade do estilo de vida influenciar o desempenho cognitivo durante o processo de envelhecimento.

Palavras-chave:
queixas de memória; memória; idade; idosos; cognição.

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br