Análise posturográfica de adultos idosos sem demência e com doença de Alzheimer: estudo de corte transversal

Paula Sant’Anna Felipe de Oliveira Silva Ana Carolina de Mello Alves Rodrigues Jéssica Plácido José Vinicius Ferreira Estele Caroline Welter Meereis Jomilto Praxedes Valeska Marinho Jerson Laks Renato Sobral Monteiro-Junior Andrea Camaz Deslandes Sobre os autores

RESUMO.

Ferramentas clínicas adicionais devem ser investigadas para facilitar e auxiliar o diagnóstico prévio do declínio cognitivo. O controle postural piora com o envelhecimento e este fato pode estar relacionado com o comprometimento cognitivo patológico.

Objetivo:

comparar o equilíbrio de adultos idosos sem demência no grupo controle (GC) e com doença de Alzheimer (DA), observar as possíveis associações com as variáveis independentes (diagnóstico, idade, sexo e estado cognitivo global) e verificar as melhores análises posturográficas para determinar a diferença entre os grupos.

Métodos:

86 idosos (DA = 48; GC=38) foram avaliados utilizando a escala de equilíbrio Berg (EEB) e o controle postural pela estabilometria no Wii Balance Board ® (WBB). Testes T independente, Mann Whitney U, o tamanho de efeito (TE) e uma regressão linear foram realizados.

Resultados:

houve diferença significativa para AE, VT, ML com OA e OF, AP com OF e EEB entre os grupos. Estas variáveis mostraram um TE grande para EEB (-1.02), AE (0,83) com OF, ML (0,80; 0,96) e VT (0,92; 1,10) com OA e OF, respectivamente. A regressão indicou que a cognição global acompanhada da idade, gênero e diagnóstico contribuem para as alterações do controle postural.

Conclusão:

pacientes com DA apresentam comprometimento do controle postural quando comparados a idosos saudáveis. A VT com OF foi o parâmetro mais sensível para diferenciar os grupos e deve ser melhor investigada como possível biomarcador motor de demência na análise posturográfica com o WBB.

Palavras-chave:
biomarcador motor; doença de Alzheimer; controle postural; equilíbrio; demência; idosos

Associação de Neurologia Cognitiva e do Comportamento Rua Itapeva, 538/ 132, 01332-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel: (55 11)3288-8684/3288-9923 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: demneuropsy@uol.com.br