Acessibilidade / Reportar erro

MONITORAMENTO DO CUMPRIMENTO DO PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS DA DOENÇA DE ALZHEIMER

RESUMO

A demência é uma doença crônica e neurodegenerativa, e a doença de Alzheimer (DA) é a mais prevalente.

Objetivo:

Descrever o monitoramento da farmacoterapia de pacientes inseridos no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Doença de Alzheimer (PCDTDA), Brasil.

Métodos:

Estudo descritivo, conduzido por meio de entrevistas em 2017. Foram incluídos pacientes com diagnóstico da doença de Alzheimer (DA) inseridos no PCDTDA. As variáveis foram idade; sexo; tempo de diagnóstico e farmacoterapia da DA; os parâmetros clínicos Mini-exame do estado mental (MEEM) e Clinical Dementia Rating (CDR); e farmacoterapia em uso.

Resultados:

O monitoramento de 143 pacientes foi avaliado. Considerando a exigência dos testes de rastreio para a inserção do paciente no PCDTDA, observou-se que todos os pacientes tinham pelo menos um escore no MEEM e no CDR na admissão no protocolo. Nenhum paciente foi submetido à primeira reavaliação da efetividade da farmacoterapia da DA e nem à reavaliação semestral.

Conclusão:

Apesar do PCDTDA ser a maior evidência do tratamento da DA, dados evidenciam falhas no monitoramento da efetividade da farmacoterapia da DA na dispensação.

Palavras-chave:
demência; monitoramento de medicamentos; protocolos clínicos; segurança do medicamento; segurança do paciente

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br