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Dementia & Neuropsychologia, Volume: 3, Número: 2, Publicado: 2009
  • LILACS, mission and abstracts Editorial

    Nitrini, Ricardo
  • O Teste do Desenho do Relógio: revisão da acurácia no rastreamento de demência Original Articles

    Aprahamian, Ivan; Martinelli, José Eduardo; Neri, Anita Liberalesso; Yassuda, Mônica Sanches

    Resumo em Português:

    Resumo O Teste do Desenho do Relógio (TDR) é um instrumento neuropsiquiátrico simples que pode ser aplicado facilmente para avaliar diversas funções cognitivas. Nos últimos 20 anos, o TDR tem despertado interesse considerável sobre seu papel no rastreio precoce de declínio cognitivo, especialmente na demência. Apesar do TDR ser considerado um bom teste para o rastreio da demência, estudos recentes com comparações com baterias neuropsiquiátricas como o CAMCOG mostram resultados variados. Objetivos: Investigar a importância do TDR quando comparado com outros testes comumente utilizados no diagnóstico de demência; avaliar a confiabilidade e a correlação entre escalas de pontuação do TDR em estudos recentes. Métodos: Uma busca sistemática na literatura foi concluída em setembro de 2008, incluindo estudos que compararam sistemas de pontuação de TDR e que compararam o TDR com baterias neuropsicométricas. Resultados: Doze estudos foram selecionados para análise. Sete compararam escalas de pontuação de TDR e cinco compararam o TDR com o CAMCOG e o MEEM. Oito estudos encontraram boa correlação e confiabilidade entre as escalas e outros testes. Conclusão: Apesar dos resultados variados nesses estudos, o TDR parece ser um bom teste de rastreio cognitivo para demência.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Clock Drawing Test (CDT) is a simple neuropsychometric instrument that can be easily applied to assess several cognitive functions. Over the past 20 years, the CDT has aroused considerable interest in its role for the early screening of cognitive impairment, especially in dementia. Although the CDT is considered an accurate test for dementia screening, recent studies including comparisons with structured batteries such as the CAMCOG have shown mixed results. Objectives: To investigate the importance of the CDT compared to other commonly used tests, in the diagnosis of dementia in the elderly; (2) to evaluate the reliability and correlation between available CDT scoring scales from recent studies. Methods: A systematic search in the literature was conducted in September 2008 for studies comparing CDT scoring systems and comparing the CDT with neuropsychiatric batteries. Results: Twelve studies were selected for analyses. Seven of these studies compared CDT scoring scales while five compared the CDT against the CAMCOG and the MMSE. Eight studies found good correlation and reliability between the scales and the other tests. Conclusion: Despite the mixed results in these studies, the CDT appears to be a good screening test for dementia.
  • O desempenho do Mini-Cog em uma amostra de idosos com baixo nível educacional Original Articles

    Ribeiro Filho, Sergio Telles; Lourenço, Roberto Alves

    Resumo em Português:

    Resumo Estudar a validade de critério do Mini-Cog em idosos com baixo nível educacional. Desenho: transversal e de validação. Cenário: Policlínica Piquet Carneiro, uma unidade ambulatorial do Hospital da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Participantes: Uma amostra de conveniência constituída de 306 indivíduos, 65 anos ou mais, selecionados entre 8 de abril e 15 de julho de 2002. Métodos: Todos foram submetidos a uma avaliação geriátrica abrangente, que incluiu o Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) e a parte cognitiva do Cambridge Examination for Mental Disorders of the Elderly - Revised (CAMCOG-R), e foram classificados segundo sua condição de ser ou não portador de demência (DSM-IV). Foi feita uma análise post-hoc dos dados do teste de evocação de três palavras, incluído no MEEM, e do Teste do Desenho do Relógio, incluído no CAMCOG-R. Os resultados de cada teste foram agrupados e interpretados de acordo com o protocolo do Mini-Cog. Resultados: 293 indivíduos completaram todas as etapas do estudo, e 211 tinham quatro ou menos anos de escolaridade e tiveram seus dados analisados; 32% tinham demência. A sensibilidade e a especificidade do Mini-Cog foram consistentemente baixas, independente do ponto de corte considerado. O melhor desempenho, no ponto de corte 2/3, registrou sensibilidade e especificidade de 60% e 65%, respectivamente. Conclusão: O Mini-Cog não é uma boa ferramenta para triagem cognitiva de indivíduos com menos de cinco anos de educação formal.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objectives: To study the criterion validity of the Mini-Cog in low educational level elderly. Design: Cross-sectional and validation design. Setting: Policlínica Piquet Carneiro, an outpatient unit of Rio de Janeiro State University Hospital, in Brazil. Participants: A convenient sample consisting of 306 individuals, 65 yrs or older, selected from April 8th to July 15th, 2002. Methods: All participants underwent comprehensive geriatric evaluations which included the Mini-Mental State Examination (MMSE) and the cognitive part of the Cambridge Examination for Mental Disorders of the Elderly - Revised (CAMCOG-R). They were classified as demented or non-demented (DSM-IV). A post-hoc analysis was performed on the data from the 3 word recall test of the MMSE, and the Clock Drawing Test from the CAMCOG-R, and respective scores were added and interpreted in accordance with the Mini-Cog protocol. Results: 293 individuals completed all the study steps; 211 had 4 or less years of schooling and were included in the data analysis. 32% had dementia. Mini-Cog sensitivity and specificity was consistently low independently of the different cut-off points considered. The best performance was found at the cut-off point of 2/3 which yielded sensitivity and specificity of 60% and 65%, respectively. Conclusion: The Mini-Cog is not a good cognitive screening tool for individuals with less than five years of formal education.
  • Avaliação dos escores do Mini-Exame do Estado Mental de acordo com diferentes faixas de idade e escolaridade, e sexo, em uma grande amostra brasileira de sujeitos saudáveis Original Articles

    Kochhann, Renata; Cerveira, Maria Otília; Godinho, Cláudia; Camozzato, Analuiza; Chaves, Márcia Lorena F.

    Resumo em Português:

    Resumo O Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) continuará sendo amplamente utilizado até que outras medidas sejam estabelecidas, por isso o conhecimento de características e determinantes de sua distribuição na população é particularmente útil. O presente estudo tem como objetivo avaliar o efeito independente e suas interações da idade, sexo e nível educacional em uma análise multivariada sobre os escores do MEEM em uma amostra saudável. Métodos: Dados demográficos e escores do MEEM de 1.553 indivíduos saudáveis foram analisados. A amostra foi agrupada de acordo com a idade e a educação. Resultados: A amostra foi composta de 963 mulheres (62%), a média ±DP da idade foi 49,6±20,7 (variando entre 20 e 92 anos). A média ±DP dos anos de estudo foi 8,9±5,5 (variando entre 0 e 28 anos de estudo). A média ±DP dos escores do MEEM foi 27,3±2,7 (variando entre 15 e 30). Um efeito significativo na interação entre educação e sexo foi observado (p=0,011). Um efeito significativo na interação entre educação e idade também foi observado (p=0,003). Um efeito independente da educação (p<0,001) e da idade (p<0,001) foi observado. Participantes do grupo com alto nível educacional apresentaram maiores escores no MEEM do que os participantes dos outros grupos. Do mesmo modo, adultos jovens apresentaram maiores escores no MEEM do que os participantes dos outros grupos etários. Conclusões: Nós observamos efeito da educação e da idade sobre os escores do MEEM. Indivíduos mais jovens e indivíduos com alto nível educacional apresentaram escores maiores no MEEM.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Until better measures have been accepted for wider use, the Mini-Mental State Examination (MMSE) will continue to be utilized. In this context, knowledge on characteristics and determinants of its distribution for the Brazilian population are particularly valuable. The present study aimed to evaluate, based on multivariate analysis, the independent effect of age, educational level and sex, and their interactions, on MMSE scores in a healthy sample. Methods: Demographic data and scores on the MMSE of 1,553 healthy individuals were analyzed. The sample was grouped according to age and education. Results: The sample was composed of 963 females (62%), mean age ±SD was 49.6±20.7 yrs (range 20 to 92 yrs). The mean years of education ±SD was 8.9±5.5 yrs (range 0 to 28 yrs). The mean score ±SD on the MMSE was 27.3±2.7 (range 15 to 30). A significant effect of the interaction between education and sex (p=0.011), and also between education and age was observed (p=0.003). An independent effect of education (p<0.001) and age (p<0.001) was found. Participants from the higher educated group presented higher MMSE scores than the other groups. Younger adults presented higher MMSE scores than the other age groups. Conclusions: We observed an effect of education and age on MMSE scores. Younger individuals and higher educated participants presented higher scores.
  • A relação entre a queixa de memória e a idade no envelhecimento normal Original Articles

    Lima-Silva, Thaís Bento; Yassuda, Mônica Sanches

    Resumo em Português:

    Resumo O envelhecimento normal caracteriza-se por um declínio gradual em algumas funções cognitivas, como a memória. As queixas de memória são comuns entre os idosos, podendo sinalizar depressão, ansiedade, ou declínio cognitivo. Objetivos: Verificar a relação entre a queixa de memória e a idade no envelhecimento normal e a relação da queixa com o desempenho cognitivo. Métodos: Foram aplicados testes de rastreio cognitivo e escalas de queixas validados para a população idosa brasileira: Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), Escala de Depressão Geriátrica (GDS), Questionário de Queixas de Memória (MAC-Q), Escala de freqüência de esquecimentos, Teste de memorização de 18 figuras, Dígitos ordem direta e inversa (WAIS-III). Participaram 57 freqüentadores do SESC (50 mulheres), com idade média de 71,4 anos, e escolaridade entre 4 e 8 anos, 34 com Ensino Fundamental incompleto (entre 4 e 7 anos), e 23 com Ensino Fundamental completo. Resultados: Não houve associação significativa entre queixa de memória, idade e desempenho cognitivo. Os participantes mais velhos não apresentaram pior desempenho ou maior número de queixas de memória. Não houve associação entre idade e GDS. Conclusões: A amostra estudada pode constituir um grupo particular de idosos, entre os quais as atividades desenvolvidas poderiam atuar como fator de proteção da cognição, destacando a possiblidade do estilo de vida influenciar o desempenho cognitivo durante o processo de envelhecimento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Normal aging can be characterized by a gradual decline in some cognitive functions, such as memory. Memory complaints are common among older adults, and may indicate depression, anxiety, or cognitive decline. Objectives: To investigate the association between memory complaints and age in cognitively unimpaired older adults, and the relationship between memory complaints and memory performance. Methods: Cognitive screening tests as well as memory complaint questionnaires validated for the Brazilian population were used: the Mini-Mental State Examination (MMSE), Geriatric Depression Scale (GDS), Memory Complaint Questionnaire (MAC-Q), Memory test of 18 pictures, Forward and Backward Digit Span (WAIS-III). Fifty seven regular members of the SESC social club participated (50 women), having a mean age of 71.4 years, and 4 to 8 years of education - 34 from 4 to 7 years and 23 with 8 years of education. Results: Results revealed no significant association between cognitive complaints and age or cognitive performance. Older participants in this sample did not show worse performance or a higher level of complaints. There was no significant association between age and GDS scores. Conclusions: The studied sample constitutes a particular group of older adults whose participation in activities may be protecting them from cognitive decline, thus highlighting the impact of lifestyle on cognitive performance during the aging process.
  • Estudo do desempenho na Bateria de Avaliação Comportamental da Síndrome Disexecutiva (BADS) no espectro indivíduos saudáveis, comprometimento cognitivo leve e doença de Alzheimer: estudo preliminar Original Articles

    Armentano, Cristiane Garcia da Costa; Porto, Cláudia Sellitto; Brucki, Sonia Maria Dozzi; Nitrini, Ricardo

    Resumo em Português:

    Resumo Déficits executivos conjuntamente aos déficits de memória episódica caracterizam as fases iniciais da doença Alzheimer (DA) e se correlacionam clinicamente com sintomas neuropsiquiátricos e com prejuízo funcional. Pacientes com Comprometimento Cognitivo Leve apresentam mais problemas com controle inibitório de respostas, alternância e flexibilidade cognitiva. Objetivo: Comparar o desempenho na BADS e outros testes de funções executivas entre pacientes com demência Alzheimer de intensidade leve, comprometimento cognitivo leve tipo amnéstico (CCLa) e indivíduos controles e verificar a sensibilidade da BADS para discriminar CCL tipo amnéstico de DA . Métodos: A BADS foi administrada a 35 indivíduos saudáveis, 13 pacientes com CCL amnéstico, e 16 pacientes com DA provável de intensidade leve. A avaliação consistiu da BADS e por avaliação neuropsicológica composta por: Escala de Avaliação de Demência(DRS), fluência verbal por categorias fonêmicas (F.A.S.) e o Teste de Atenção Concentrada (AC). Resultados: Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos quanto à escolaridade, mas houve diferença quanto à idade (p<0,01). Não houve diferença estatisticamente significativa entre indivíduos controles e pacientes com CCLa nos subtestes e nos escores totais da BADS. Houve diferença significativa entre pacientes com CCLa e pacientes com DA (p<0,05) e entre indivíduos controles e pacientes com DA (p<0,05) nos escores totais padronizados. Conclusões: Foram encontradas diferenças no desempenho na BADS entre indivíduos saudáveis e o grupo de pacientes com DA. A BADS mostrou-se sensível para discriminar diferenças de desempenho entre DA e CCLa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Executive deficits as well as deficits in episodic memory characterize the initial phases of Alzheimer Disease (AD) and are clinically correlated to neuropsychiatric symptoms and functional loss. Patients with Mild Cognitive Impairment present more problems as to inhibitory response control, switching and cognitive flexibility. Objective: To compare performance on the BADS with performance on other executive functional tests among patients with mild Alzheimer's disease, Amnestic Mild Cognitive Impairment (aMCI) to performance of control individuals and to examine discriminative capacity of BADS among these groups. Methods: The BADS was performed by 35 healthy controls, 13 patients with aMCI, and 16 mild probable AD patients. Besides performing the BADS, subjects underwent neuropsychological evaluation which comprised: the Dementia Rating Scale (DRS), verbal fluency by phonemic categories (F.A.S) and Concentrated Attention Test (CA). Results: There were no differences among groups by educational level, but performance differed for age (p<0.01). No difference between healthy controls and aMCI patients was found on total scores or subitems of the BADS. A significant difference was observed between aMCI and AD patients (p<0.05) and between controls and AD patients (p<0.05) on total and standard scores. Conclusions: Performance on the BADS differed between healthy individuals and mild AD patients. The BADS proved to be a sensitive method for discriminating AD from aMCI.
  • Teste dicótico não-verbal em pacientes com epilepsia Original Articles

    Ortiz, Karin Zazo; Pereira, Liliane Desgualdo; Carvalho, Alda Christina Lopes de; Vilanova, Luiz Celso Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo O processamento da informação auditiva na infância pode estar alterado se houver algum fator predisponente durante o desenvolvimento. As alterações neurológicas são um fator de risco para distúrbios no processamento auditivo. Alguns estudos já demonstraram alteração do processamento da informação auditiva verbal em crianças com epilepsia. Objetivo: Verificar a performance de pacientes com epilepsia no teste dicótico não-verbal. Métodos: 38 crianças e adolescentes, na faixa etária compreendida entre 7 e 16 anos, com diagnóstico neurológico de epilepsia idiopática, 23 que apresentavam crise parcial e 15 com crise generalizada foram submetidas ao teste dicótico não-verbal. Resultados: Muitos pacientes com epilepsia apresentaram alterações no teste dicótico não-verbal. Não houve diferenças na presença e/ou tipo de alterações identificadas, segundo o tipo de crise, parcial ou generalizada. Conclusões: O estudo revelou alto índice de alterações no processamento auditivo de sons não-verbais, avaliado através de tarefa dicótica, em pacientes com epilepsia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Auditory processing during childhood may be altered if there is any predisposing factor during the course of development. Neurological disorders are among the risk factors for auditory processing disorders. Some studies have shown verbal auditory processing disorder in children with epilepsy. Objective: To verify the performance of children with epilepsy on a nonverbal dichotic test. Methods: Thirty-eight subjects, 23 female and 15 male, ranging from 7 to 16 years of age with neurological diagnosis of idiopathic epilepsy, without clinical or imaging evidence of cerebral lesion were evaluated. Patients were divided into two groups: 23 patients diagnosed with partial seizures and 15 patients with generalized seizures. Illiterate children, children with hearing thresholds exceeding the normal range and with brain lesions confirmed either clinically or by imaging tests were excluded from the study group. Results: Analysis of the performance of epileptic patients with partial and generalized seizures on the Nonverbal Dichotic Test revealed that the majority of patients with epilepsy showed impairments in the test, with no significant differences related to seizure type, generalized or partial. Although patients with partial and generalized seizures performed similarly, all the epileptic patients showed different performance to a normal population. Conclusions: This study revealed a high prevalence of impairments among epileptic patients in relation to nonverbal processing in a dichotic paradigm.
  • Teste N-Back auditivo em indivíduos normais Original Articles

    Gonçalves, Vanessa Tomé; Mansur, Letícia Lessa

    Resumo em Português:

    Resumo Memória operacional é um construto que se refere à capacidade de manter a informação acessível para uso por tempo limitado. Objetivo: Elaborar estímulos e adaptar o teste N-Back auditivo e verificar o efeito de idade em indivíduos brasileiros normais. Método: 31 sujeitos adultos (15 adultos jovens e 16 idosos) foram avaliados por baterias de estímulos auditivos para verificar diferenças inter-grupos (efeito de idade) na capacidade da memória operacional, número de respostas corretas e intrusões e também examinar o efeito do tipo de estímulo intra-grupos. Resultados: Não houve efeito significante do estímulo intra-grupo. Indivíduos de ambos os grupos processaram de modo similar di e trissílabos. Não houve diferença entre os grupos (efeito de idade) nos parâmetros: escore total, capacidade de memória operacional, número de intrusões tanto na apresentação com dissílabos como trissílabos. Conclusão: A capacidade de processar cinco elementos na memória operacional fonológica não foi afetada pela idade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The working memory construct refers to the capacity to maintain information for a limited time. Objectives: To devise stimuli and adapt the 5-back test and to verify the effect of age in normal Brazilian individuals. Methods: 31 healthy adults (15 young adults and 16 older adults) were evaluated by batteries of auditory stimuli to verify the inter-group differences (age effect) in working memory span, total correct answers and intrusions, and the intra-group effect of type of stimulus. Results: There was no intra-group stimulus effect. Individuals from both groups processed di and tri-syllables similarly. No difference between groups (no age effect) was observed for any N-Back parameters: total score, span, number of intrusions, in either di or tri-syllable presentation. Conclusion: the processing capacity of 5 elements in phonological working memory was not affected by age.
  • Compreensão e memorização de notícias de rádio apresentadas serialmente por idosos sadios Original Articles

    Bonini, Milena Vaz; Mansur, Letícia Lessa

    Resumo em Português:

    Resumo No processo de envelhecimento, queixas sobre declínio de memória e dificuldades de compreensão auditiva não são raras, principalmente em situações complexas e com maior demanda cognitiva. Objetivos: O objetivo do estudo foi investigar habilidades de compreensão e retenção de discurso por idosos, em situações naturais, considerando as variáveis: idade, escolaridade e medida cognitiva. Métodos: 30 idosos participaram do estudo (média de idade=73,56; desvio padrão=6,26 e média de escolaridade=8,6; desvio padrão=4.41). Doze noticias foram gravadas e apresentadas em três seqüências de quatro grupos cada. Os participantes foram instruídos a ouvir as seqüências e ao final foram questionados sobre uma das notícias. Resultados: Não foram encontrados efeitos de idade ou escolaridade na perfórmance dos participantes. Notou-se efeito teto em todos os escores. Discussão: A heterogeneidade do envelhecimento e compensações cognitivas em situações naturais poderiam explicar o comportamento dos idosos da amostra.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the normal aging processes, complaints of memory loss and auditory comprehension are not uncommon, principally in complex and cognitively demanding situations. Objective: The objective of this study was to investigate skills of discourse comprehension and retention in a natural situation, by healthy aged in relation to variables such as age, schooling and cognitive screening measurement. Methods: Thirty healthy elderly participated in the study (mean age=73.56 yrs; SD=6.26 and mean schooling=8.6 yrs; SD=4.41). Twelve news items were recorded and presented in three sequences of four news-groups. Participants were instructed to listen to the four news items, and upon completion were questioned about one of them. Results: We found no age or schooling effect on the performance of the subjects. The participants achieved almost full scores on all answers (ceiling effect). Discussion: The heterogeneity of elderly and cognitive compensation in natural situations could explain these results of elderly behavior.
  • Treino cognitivo em idosos com Comprometimento Cognitivo Leve: impacto no desempenho cognitivo e funcional Original Articles

    Brum, Paula Schimidt; Forlenza, Orestes Vicente; Yassuda, Mônica Sanches

    Resumo em Português:

    Resumo O envelhecimento está associado ao declínio de algumas funções cognitivas, entretanto, este fato não impede que a pessoa idosa encontre formas de compensar déficits. Estudos anteriores documentaram que a pessoa idosa sem declínio cognitivo pode beneficiar-se de programas de treino. A eficácia de intervenções cognitivas junto à população idosa sem demência mas com alterações cognitivas (comprometimento cognitivo leve, CCL) ainda não foi testada amplamente. Objetivos: Avaliar o impacto de treino cognitivo de 8 sessões na funcionalidade e desempenho cognitivo em idosos com CCL. Métodos: 16 idosos com CCL receberam treino cognitivo e 18 participaram como grupo controle; pacientes e controles foram avaliados antes e depois da intervenção com o Short Cognitive Test (SKT), Direct Assessment of Funcional Scale Revised (DAFS-R), Escala de Depressão Geriátrica (GDS) e o Teste do Desenho do Relógio (TDR). Resultados: Foi observada melhora significante no grupo experimental do pré para o pós-teste no desempenho em atenção (SKT), orientação temporal, habilidade para fazer compras e lidar com dinheiro (DAFS-R) e diminuição nos sintomas depressivos (GDS). Conclusões: Estes resultados destacam a importância da intervenção não-farmacológica em idosos com CCL para compensar déficits cognitivos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Aging is associated with cognitive decline, yet this does not prevent older adults from finding ways to compensate for age-related deficits. Earlier studies have shown that cognitively unimpaired older adults can benefit from training programs. The efficacy of cognitive interventions among older adults without dementia but with cognitive decline (mild cognitive impairment, MCI) has not yet been widely tested. Objectives: To evaluate the impact of 8-session cognitive training on the cognitive and functional performance of older adults with MCI. Methods: 16 older adults diagnosed with MCI received cognitive training (18 participated as controls). All participants were assessed pre and post intervention using the Short Cognitive Test (SKT), Direct Assessment of Functional Scale Revised (DAFS-R), Geriatric Depression Scale (GDS), and Clock Drawing Test (CDT). Results: A significant improvement was observed in the study group between pre and post-test in attention (SKT), time orientation, shopping skills and dealing with finances (DAFS-R) along with reduced depressive symptoms (GDS). Conclusion: These results indicate the importance of non-pharmacological interventions for older adults with MCI to help compensate for cognitive decline.
  • Sobrecarga do cuidador em demência em uma amostra Brasileira: associação com sintomas neuropsiquiátricos Original Articles

    Fialho, Patrícia Paes Araujo; Koenig, Anne Marise; Santos, Etelvina Lucas dos; Guimarães, Henrique Cerqueira; Beato, Rogério Gomes; Carvalho, Viviane Amaral; Machado, Thais Helena; Caramelli, Paulo

    Resumo em Português:

    Resumo Cuidar de idosos com demência, especialmente se eles apresentam transtornos de comportamento, pode ser extremantente exaustivo para os familiares e cuidadores. Geralmente, ocorrem mudanças no estilo de vida da família, e o cuidador precisa lidar com grande diversidade de problemas. Informações sobre este tema na América Latina, incluindo o Brasil, ainda permanece escasso. Objetivo: Investigar a relação entre a presença de sintomas neuropsiquiátricos e o nível de sobrecarga do cuidador em um grupo de idosos brasileiros com demência. Métodos: As versões brasileiras do Inventário de Sobrecarga de Zarit (ISZ) e do Inventário Neuropsiquiátrico (INP) foram administrados a um total de 83 cuidadores-familiares de pacientes com demência acompanhados em um ambulatório universitário. A correlação de Pearson foi calculada para medir o nível de associação entre os escores em ambos os instrumentos. Resultados: Entre os cuidadores, 83,1% eram mulheres, com idade média de 55,6±12,8 anos. Os escores do ISZ variaram entre 3 a 79 (média=31,4). Os escores do INP dos pacientes alcaçaram escores entre 0 a 102 (média=26,9), compatível com elevado grau de manifestações comportamentais na maioria dos pacientes. Uma correlação positiva significativa foi encontrada entre os escores obtidos no ISZ e o INP (r=0,402; p=0,000). Conclusão: A presença e a gravidade das manifestações comportamentais avaliadas pelo INP estão associadas ao alto nível de sobrecarga do cuidador nesta amostra de idosos brasileiros com demência.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Taking care of elderly demented individuals, especially when they present behavioral changes, can be very exhaustive for both family and caregivers. Generally, this leads to changes in the family lifestyle, and the caregiver must deal with a range of problems. Information on this topic in Latin America, including Brazil, remains scarce. Objective: To investigate the relationship between the presence of neuropsychiatric symptoms and the level of caregiver burden in a group of Brazilian elderly with dementia. Methods: The Brazilian versions of the Zarit Caregiver Burden Interview (ZBI) and of the Neuropsychiatric Inventory (NPI) were administered to a total of 83 family-caregivers of patients with dementia followed at a university-affiliated outpatient clinic. Pearson's correlations were calculated to measure the level of association between the scores on both instruments. Results: Among the caregivers, 83.1% were women, and had a mean age of 55.6±12.8 years. The ZBI scores ranged from 3 to 79 (mean=31.4). Patients' NPI scores ranged from 0 to 102 (mean=26.9), consistent with a significant degree of behavioral manifestations in most patients. A significant positive correlation was found between ZBI and NPI scores (r=0.402; p=0.000). Conclusion: The presence and severity of behavioral manifestations assessed by the NPI were associated with a high level of caregiver burden in this sample of Brazilian elderly with dementia.
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