Dementia & Neuropsychologia, Volume: 5, Issue: 1, Published: 2011
  • In the March 2011 issue Editorial

    Nitrini, Ricardo
  • Path dependence in social and psychological risk factors for dementia Views & Reviews

    Matsuoka, Hiroko; Yamaguchi, Hidehiko

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo foca nos fatores de risco social e psicológico para doença de Alzheimer, demência e comprometimento cognitivo e apresenta alguns pontos chave para prevenção em países em desenvolvimento baseado em estudos prévios, uma teoria da ciência social e nossa pesquisa preliminar. Estudos populacionais prévios encontraram que educação, ocupação, ganhos, participação em atividades mentais e sociais, e estresse psicológico associaram-se com o risco. De acordo com a teoria da dependência da trajetória, fatores precoces determinam os fatores sucessivos e nós podemos afirmar que educação é uma das experiências mais precoces na vida. Nossa pesquisa preliminar sugere que a educação determina uma via em que vários fatores de risco psicossociais são dependentes. A ampliação da educação básica é indispensável. Fontes para prevenção devem ser concentradas nos indivíduos com baixo nível educacional. A fim de desviar da via que cria um auto-reforço de fatores de risco, é necessário implementar intervenções precoces e ativas.

    Abstract in English:

    Abstract This article focuses on social and psychological risk factors for Alzheimer's disease, dementia, and cognitive impairment and presents some key points for prevention in developing countries based on previous studies, a social science theory, and our preliminary survey. Previous population-based studies found that educational and occupational attainment, income, participation in social and mental activities, and psychological distress were associated with dementia risk. According to the theory of path dependence, earlier factors largely determine successive ones, where education is one of these early experiences in life. Our preliminary survey suggested that education sets a path that several psychosocial risk factors are dependent on. The expansion of basic education is indispensable. Resources for prevention should be concentrated on individuals with a low level of education. In order to break from a path creating self-reinforcement of risk factors, it is necessary to implement early and active interventions.
  • Effects of stress hormones on the brain and cognition: Evidence from normal to pathological aging Views & Reviews

    Souza-Talarico, Juliana Nery de; Marin, Marie-France; Sindi, Shireen; Lupien, Sonia J.

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Vários estudos têm demonstrado uma ampla variabilidade cognitiva entre indivíduos idosos. Um dos fatores que tem sido associado com esta heterogeneidade é a exposição crônica ao estresse ao longo da vida. Evidências em humanos em animais têm mostrado que os glicocorticóides (GCs), principal classe de hormônios do estresse, estão fortemente associados com o desempenho da memória, sendo que concentrações elevadas de GCs está correlacionada com declínio da memória no envelhecimento cognitivo normal e patológico. Consequentemente, alguns autores têm proposto que os GCs podem aumentar a vulnerabilidade do cérebro aos efeitos de insultos internos e externos desempenhando, portanto, papel importante no desenvolvimento de transtornos cognitivos associados à idade como a doença de Alzheimer (AD). Este artigo de revisão discute os efeitos dos GCs no envelhecimento cognitivo normal e patológico demonstrando como estes hormônios interagem com diferentes estruturas cerebrais envolvidas em habilidades cognitivas e subsequentemente pioram o desempenho da memória e aumentam o risco para o desenvolvimento de demência.

    Abstract in English:

    Abstract Several studies have demonstrated a wide cognitive variability among aged individuals. One factor thought to be associated with this heterogeneity is exposure to chronic stress throughout life. Animal and human evidence demonstrates that glucocorticoids (GCs), the main class of stress hormones, are strongly linked to memory performance whereby elevated GC levels are associated with memory performance decline in both normal and pathological cognitive aging. Accordingly, it is believed that GCs may increase the brain's vulnerability to the effects of internal and external insults, and thus may play a role in the development of age-related cognitive disorders such as Alzheimer's disease (AD). The aim of this review article was to investigate the effects of GCs on normal and pathological cognitive aging by showing how these hormones interact with different brain structures involved in cognitive abilities, subsequently worsen memory performance, and increase the risk for developing dementia.
  • Cognitive rehabilitation following traumatic brain injury Views & Reviews

    Freire, Fabio Rios; Coelho, Fernanda; Lacerda, Juliana Rhein; Silva, Marcio Fernando da; Gonçalves, Vanessa Tome; Machado, Sergio; Velasques, Bruna; Ribeiro, Pedro; Basile, Luis Fernando Hindi; Oliveira, Arthur Maynart Pereira; Paiva, Wellingson Silva; Kanda, Paulo Afonso Medeiros; Anghinah, Renato

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Anualmente, 500 mil pessoas são hospitalizadas com lesão cerebral adquirida após traumatismo crânio-encefálico (TCE) no Brasil. Setenta e cinco a cem mil pessoas morrem poucas horas após o evento e 70 a 90 mil evoluem para perda irreversível de alguma função neurológica. Entre as principais causas de TCE estão os acidentes automobilísticos (50%), quedas (21%), assaltos e roubos (12%) e atividades de lazer (10%). Dentro deste contexto, a reabilitação cognitiva, uma área clínica de atuação interdisciplinar em busca de recuperação, tanto quanto a compensação de alterações das funções cognitivas resultantes de lesão cerebral, é extremamente importante para estes indivíduos. Portanto, neste estudo, foram revisados os conceitos básicos relacionados ao TCE, tais como os mecanismos de lesão, os níveis graves de TCE, os achados mais comuns em sobreviventes de TCE moderado e grave e as deficiências cognitivas mais comuns após TCE e discutidas as estratégias utilizadas para lidar com pacientes pós-TCE. Como resultado, nosso estudo irá fornecer informações relevantes relacionadas com um serviço de reabilitação cognitiva estruturada e, certamente, irá oferecer uma alternativa para pacientes e famílias vítimas de TCE e, portanto, gerar múltiplos protocolos de pesquisa.

    Abstract in English:

    Abstract Annually, some 500,000 people are hospitalized with brain lesions acquired after traumatic brain injury (TBI) in Brazil. Between 75,000 and 100,000 individuals die within hours of the event and 70,000 to 90,000 evolve to irreversible loss of some neurological function. The principal causes of TBI include motor vehicle accidents (50%), falls (21%), assaults and robberies (12%) and accidents during leisure activities (10%). Within this context, cognitive rehabilitation, a clinical area encompassing interdisciplinary action aimed at recovery as well as compensation of cognitive functions altered as a result of cerebral injury, is extremely important for these individuals. Therefore, the aim of this study was to review the basic concepts related to TBI, including mechanisms of injury, severity levels of TBI, the most common findings in moderate and severe TBI survivors, and the most frequent cognitive impairments following TBI, and also to discuss the strategies used to handle patients post-TBI. The study results yielded relevant information on a structured cognitive rehabilitation service, representing an alternative for patients and families afflicted by TBI, enabling the generation of multiple research protocols.
  • Formal education, health literacy and Mini-Mental State Examination Original Articles

    Brucki, Sonia Maria Dozzi; Mansur, Letícia Lessa; Carthery-Goulart, Maria Teresa; Nitrini, Ricardo

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) é um teste de rastreio para comprometimento cognitivo largamente utilizado, porém, é fortemente influenciado pela educação. Nível educacional tem sido frequentemente avaliado usando-se o nível de escolaridade, o que pode não ser uma boa medida indireta de nível educacional, porque existe uma grande heterogeneidade entre a escolarização entre populações e mesmo entre regiões de um mesmo país. S-TOFHLA é uma medida de alfabetismo em saúde, com alguns resultados indicando que seja uma boa medida para nível de alfabetismo. Objetivos: Avaliar as correlações entre anos de escolarização e os escores no S-TOFHLA e MEEM. Correlações e análise de regressão foram realizadas para determinar possíveis associações entre as variáveis. Resultados: Ambos, anos de escolarização e escores no S-TOFHLA, foram fortemente correlacionados aos escores do MEEM, porém, a associação mais forte foi atingida pelo S-TOFHLA (r=0.702, p<0.01) e o S-TOFHLA foi o melhor preditor para os escores do MMSE (R2=0.494, p<0.001). Conclusões: Uma associação mais forte foi alcançada entre os escores no S-TOFHLA e MEEM do que os anos de educação alcançados, este achado pode justificar outros estudos com a incorporação dos anos de escolarização junto aos escores no S-TOFHLA para avaliar o desempenho cognitivo.

    Abstract in English:

    Abstract The Mini-Mental State Examination (MMSE) is a widely used screening test for cognitive impairment, but is heavily biased by education. Educational level has frequently been ranked using years of schooling, which may not be a good indirect measure of educational level because there is great heterogeneity in standards of schooling among populations and across regions of the same country. S-TOFHLA is a measure of health literacy with some results indicating that it is a good measure for literacy level. Objective: To evaluate the correlations between years of schooling and scores on the S-TOFHLA and the MMSE. Methods: Healthy subjects without cognitive impairment were submitted to the S-TOFHLA and the MMSE. Correlations and regression analysis were performed to determine possible associations among variables. Results: Both years of schooling and S-TOFHLA scores were strongly correlated with MMSE scores, but the strongest association was reached by the S-TOFHLA (r=0.702, p<0.01), where the S-TOFHLA was the best predictor of MMSE scores (R2=0.494, p<0.001). Conclusions: A stronger association between S-TOFHLA scores and MMSE performance was found than between years of education and MMSE scores. This finding justifies further studies incorporating years of schooling together with S-TOFHLA score, to evaluate cognitive performance.
  • The interpretation of proverbs by elderly with high, medium and low educational level: Abstract reasoning as an aspect of executive functions Original Articles

    Wachholz, Thalita Bianchi de Oliveira; Yassuda, Mônica Sanches

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Sabe-se atualmente que funções cognitivas tendem a declinar com a idade, e as funções executivas (FE) incluem algumas das primeiras habilidades a declinar no envelhecimento. Um subcomponente das FE é a capacidade do raciocínio abstrato. Um instrumento utilizado para avaliar o desempenho na capacidade de abstração é o Teste de Provérbios. Objetivo: Examinar a associação entre o desempenho na interpretação de provérbios com a escolaridade e com tarefas de memória episódica e de FE. Métodos: Foram avaliados 67 idosos, com idade entre 60 e 75 anos, divididos em três faixas de escolaridade: entre 1 a 4 anos, 5 a 8 anos, e com 9 ou mais de escolaridade. Os instrumentos utilizados foram: questionário sociodemográfico (sexo, idade, estado civil, escolaridade, renda, ocupação anterior, ocupação atual e percepção da saúde); Mini Exame do Estado Mental (MEEM); Bateria Breve de Rastreio Cognitivo (BBRC); Escala de Depressão Geriátrica (GDS); Dígitos Diretos e Inversos (WAIS-III); Teste de interpretação de provérbios. Resultados: Foi observado efeito significativo da escolaridade sobre a interpretação dos provérbios, com menor desempenho entre os idosos com menor escolaridade. Encontrou-se também associação significativa entre o desempenho no teste dos provérbios e o MEEM, a GDS, e a fluência verbal. Houve associação de menor magnitude com a memória incidental. Conclusões: A capacidade de interpretar provérbios está fortemente associada à escolaridade e ao desempenho em outras tarefas de FEs.

    Abstract in English:

    Abstract It is now known that cognitive functions tend to decline with age. Executive functions (EF) are among the first abilities to decline with aging. A subcomponent of the EF is abstract reasoning. The Test of Proverbs is an instrument that can be used to evaluate the capacity of abstract reasoning. Objective: To examine the association of performance in interpretation of proverbs, with education and with episodic memory and EF tasks. Methods: A total of 67 individuals aged between 60 and 75 years were evaluated, and divided into three categories of education: 1-4 years, 5-8 years, and 9 or more years of schooling. The instruments used were a sociodemographic questionnaire (gender, age, marital status, education, income, previous occupation, current occupation and health perception), the Mini Mental State Examination, Brief Cognitive Screening Battery; Geriatric Depression Scale; Forward and Backward Digit Span (WAIS-III), and the Test of Proverbs. Results: A high impact of education was seen on the interpretation of proverbs, with lower performance among the elderly with less education. A significant association between performance on the Test of Proverbs and scores on the MMSE, GDS, and verbal fluency tests was found. There was a modest association with incidental memory. Conclusions: The capacity to interpret proverbs is strongly associated with education and with performance on other EF tasks.
  • Antipsychotics in Alzheimer's disease: A critical analysis Original Articles

    Silva, Eduardo Marques da; Braga, Rafaela de Castro Oliveira Pereira; Avelino-Silva, Thiago Junqueira; Gil Junior, Luiz Antonio

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A prevalência mundial de demencia entre idosos foi de 3,9% em 2005. Cerca de 90% dos dementados apresentarão sintomas como delirium, alucinações, agressividade e agitação. O tratamento dos sintomas não cognitivos envolve estratégias não farmacológicas - com sucesso variável de acordo com a literatura - e tratamento medicamentoso. A presente revisão de literatura discute o atual papel dos antipsicóticos nos sintomas neurocomportamentais de demência. Métodos: Conduzimos uma revisão temática nas principais bases de dados da literatura. Resultados: 313 artigos sobre o tema foram encontrados e 39 selecionaos para compor uma análise crítica. Até 2005, as melhores evidências para tratamento medicamentoso indicavam o uso de inibidores da acetilcolinesterase memantina e antipsicóticos. Em 2005 o FDA desautorizou o uso de antipsicóticos atípicos em dementados (em 2008 fez o mesmo com os típicos). Após isto, 2 ensaios clínicos randomizados placebo-controlados foram concluídos avaliando a eficácia dos antipsicóticos atípicos em portadores de doença de Alzheimer (CATIE-AD) e os efeitos da interrupção destes (DART-AD). Conclusões: Considerando as evidências atuais, os antipsicóticos ainda têm importância no manejo dos sintomas psicóticos mais sérios, após falha de tratamento não farmacológico e de uma abordagem inicial com inibidores de receptação de serotonina, anticolinesterásicos e memantina.

    Abstract in English:

    Abstract The estimated worldwide prevalence of dementia among adults older than 60 years of age was 3.9% in 2005. About 90% of demented patients will develop neuropsychiatric symptoms (NS) such as delirium, delusion, aggressiveness and agitation. The treatment of NS involves non-pharmacologic strategies (with varying degrees of success according to the scientific literature) and pharmacologic treatment (PT). The present review of literature examined the current role of AP in the management of NS in dementia. Methods: A thematic review of medical literature was carried out. Results: 313 articles were found, 39 of which were selected for critical analysis. Until 2005, the best evidence for PT had supported the use of selective serotonin re-uptake inhibitors (SSRIs), anticholinesterases, memantine and antipsychotics (AP). In 2005, the U.S. Food and Drug Administration (FDA) disapproved the use of atypical APs to treat neuropsychiatric symptoms in individuals with dementia (the same occurred with the typical APs in 2008). After this, at least two important randomized placebo-controlled multicenter trials were published examining the effectiveness of atypical APs in Alzheimer's disease (CATIE-AD) and the effects of interrupting AP treatment (DART-AD). Conclusions: Based on the current evidence available, APs still have a place in treatment of the more serious psychotic symptoms, after the failure of non-pharmacological treatment and of an initial approach with selective inhibitors of serotonin uptake, anticholinesterases and memantine.
  • Prevalence of treatable and reversible dementias: A study in a dementia outpatient clinic Original Articles

    Bello, Valeska Maria Eboli; Schultz, Rodrigo Rizek

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Demência é uma síndrome caracterizada pelo desenvolvimento de múltiplos déficits cognitivos e alterações de comportamento, acarretando um prejuízo das atividades funcionais. Há demências degenerativas primárias, progressivas e irreversíveis, e demências que resultam de um progressivo, mas potencialmente reversível processo de origem secundária. Objetivo: Avaliar a prevalência de pacientes com diagnóstico de demência potencialmente reversível em um ambulatório de neurologia do comportamento. Métodos: Trata-se de um estudo retrospectivo por meio de revisão de 340 prontuários de pacientes atendidos no período de 1999 a 2009. Todos os pacientes tiveram avaliação diagnóstica criteriosa de acordo com a hipótese etiológica levantada. Resultados: Dos 340 pacientes atendidos no período, 172 (50,5%) são do sexo feminino e 168 (49,5%) são do sexo masculino, 90 pacientes (26,4%) tinham menos de 60 anos e 250 pacientes (73,6%) tinham mais de 60 anos. Quanto ao diagnóstico etiológico, a maior prevalência foi em relação à doença de Alzheimer com 89 casos (26%), sendo seguida pela demência vascular com 39 casos (11,47%). 193 pacientes tinham demência, sendo que 37 (19,17%) tinham demências potencialmente reversíveis assim distribuídos: traumatismo crânio encefálico: 15 pacientes; demência por álcool: 11 pacientes; hipotiroidismo: 2 pacientes; neurossífilis: 2 pacientes; meningoencefalite: 2 pacientes; hidrocefalia de pressão compensada: 2 pacientes; SIDA: 1 paciente; 1 paciente com síndrome de Korsakoff e 1 paciente com demência pós-anóxia. Conclusões: Observamos uma parcela significativa de pacientes com demências potencialmente reversíveis (19,17%). Esses dados revelaram a importância da necessidade de uma maior investigação diagnóstica, indicando a possibilidade de prevenção e de reversão de quadros demenciais desde que observados precocemente.

    Abstract in English:

    Abstract Dementia is a syndrome characterized by the development of multiple cognitive deficits and behavioral changes that leads to impairment of functional activities. There are primary degenerative, progressive and irreversible dementias, and other dementias resulting from a progressive but potentially reversible dementia of secondary origin. Objective: To assess the prevalence of cases with a diagnosis of potentially reversible dementia at a Behavioral Neurology Outpatient Unit. Methods: A retrospective study based on a review of 340 medical records of patients seen from 1999 to 2009 was conducted. All patients received a thorough diagnostic assessment to verify the etiological hypothesis proposed. Results: Of the 340 patients seen in the study period, 172 (50.5%) were females and 168 (49.5%) males, 90 patients (26.4%) were under 60 years of age, and 250 (73.6%) were over 60 years of age. Alzheimer's disease, with 89 cases (26%), followed by vascular dementia with 39 cases (11.47%), were the leading etiological diagnoses. A total of 193 patients had dementia and 37 of these (19.17%) were found to have potentially reversible dementias, distributed as follows: head injury: 15 patients; alcohol-related dementias: 11 patients; meningoencephalitis: 2 patients; hypothyroidism: 2 patients; neurosyphilis: 2 patients; normal pressure hydrocephalus: 2 patients; AIDS: 1 patient; Korsakoff's syndrome: 1 patient, and Post-anoxic dementia: 1 patient. Conclusions: A significant number of patients were found to have potentially reversible dementias (19.17%). These data show an urgent need for more extensive diagnostic investigation, and indicate the possibility of reversing some dementias, especially cases detected early.
  • Cognitive training based on metamemory and mental images: Follow-up evaluation and booster training effects Original Articles

    Aramaki, Flávia Ogava; Yassuda, Mônica Sanches

    Abstract in Portuguese:

    Resumo No segundo semestre de 2008, 37 idosos participaram de treino cognitivo de cinco sessões baseado na criação de imagens mentais e na alteração da auto-eficácia para tarefas de memória. Objetivo: Realizar a avaliação de seguimento, após 18 meses, com o intuito de detectar possível manutenção dos ganhos documentados no primeiro pós teste, a saber, em medidas de auto-eficácia e memória episódica; e avaliar o impacto de reforço de treino cognitivo, isto é, avaliar se ocorrem ganhos adicionais quando o treino é oferecido pela segunda vez aos mesmos participantes. Métodos: 16 adultos mais velhos ou idosos aceitaram participar de cinco sessões de treino pela segunda vez. Os participantes foram avaliados com o Mini Exame do Estado Mental - MEEM, a Escala de Depressão Geriátrica - EDG, a Bateria Breve de Rastreio Cognitivo - BBRC (nomeação e memorização de 10 figuras, fluência verbal animais, Teste do Desenho do Relógio), o subteste História do Teste Comportamental de Memória de Rivermead - RBMT, o Questionário de Queixas de Memória - MAC-Q, os domínios Figura e História do Questionário de Auto-Eficácia para Memória - MSEQ, que foram utilizados na avaliação da eficácia da primeira intervenção. Resultados: O presente estudo documentou a manutenção dos efeitos gerados pelo treino original realizado em 2008, e possíveis ganhos adicionais em alguns aspectos da memória após a segunda intervenção. Conclusões: O reforço de treino cognitivo pode ajudar a manter a estabilidade do desempenho cognitivo na vida adulta e velhice.

    Abstract in English:

    Abstract In the second semester of 2008, 37 seniors participated in five cognitive training sessions based on creation of imagery and modification of self-efficacy for memory tasks. Objective: To carry out a follow-up evaluation after 18 months in order to detect possible maintenance of gains reported in the first post-test, namely, in measures of self-efficacy and episodic memory, and to evaluate the impact of a training booster, that is, test whether there are additional gains when training is offered for the second time to the same participants. Methods: 16 older adults agreed to participate in five training sessions for the second time. Participants were evaluated with the Mini Mental Status Examination - MMSE, the Geriatric Depression Scale - GDS, the Brief Cognitive Screening Battery - BCSB (naming and memorization of 10 pictures, animal category verbal fluency test, the Clock Drawing Test - CDT), the Story subtest from the Rivermead Behavioural Memory Test - RBMT, the Memory Complaint Questionnaire - MAC-Q, and the Picture and Story domains from the Memory Self-Efficacy Questionnaire - MSEQ used to evaluate the effectiveness of the first intervention. Results: This study reports the maintenance of the effects generated by the original training conducted in 2008, and follow-up evaluations detected the presence of potential additional gains in some aspects of memory. Conclusions: Training boosters may help maintain cognitive stability in adulthood and old age.
  • Congenital prosopagnosia: A case report Case Reports

    Schultz, Rodrigo Rizek; Bertolucci, Paulo Henrique Ferreira

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Prosopagnosia é uma agnosia visual caracterizada por uma incapacidade de reconhecer faces humanas vistas anteriormente e aprender outras. O objetivo é apresentar uma mulher de 46 anos com prosopagnosia congênita e discutir as bases neurais da percepção e do reconhecimento de faces. Ela nos procurou referindo apresentar desde a infância problemas no reconhecimento de faces de membros da família, amigos próximos e mesmo para sua própria imagem numa fotografia. Também diz apresentar prejuízo no reconhecimento de animais, como discriminar cães de gatos. Apresentou dificuldades em identificar e reconhecer animais desenhados; reconhecer figuras sobrepostas (Luria), incorrendo em paragnosias visuais e identificar silhuetas de animais (VOSP). Em testes não convencionais, usando figuras, evidenciou diminuição da capacidade em identificar faces famosas, expressões faciais e animais, mas não em estimar o sexo e a idade das pessoas. Concluindo, suas habilidades perceptuais para face estão preservadas, mas há um déficit de reconhecimento. Tudo indica que sua agnosia pertence ao grupo das associativas.

    Abstract in English:

    Abstract Prosopagnosia is a visual agnosia characterized by an inability to recognize previously known human faces and to learn new faces. The aim of this study was to present a forty-six year-old woman with congenital prosopagnosia, and to discuss the neural bases of perception and recognition of faces. The patients had a lifetime impairment in recognizing faces of family members, close friends, and even her own face in photos. She also had impairment in recognizing animals such as discriminating between cats and dogs. The patient's basic visual skills showed impairment in identifying and recognizing the animal form perception on the coding subtest of the WAIS-R, recognizing overlapping pictures (Luria), and in identifying silhouettes depicting animals and objects (VOSP). Unconventional tests using pictures evidenced impairment in her capacity to identify famous faces, facial emotions and animals. Her face perception abilities were preserved, but recognition could not take place. Therefore, it appears that the agnosia in this case best fits the group of categories termed "associative".
  • Trichotillomania in a dementia case Case Reports

    Caixeta, Leonardo; Lopes, Danielly Bandeira

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Relatamos o caso de um homem de 87 anos com tricotilomania associada com uma demência vascular da substância branca (doença de Binswanger). Tricotilomania no nosso caso não se resolveu com mirtazapina nem com medicação anticolinesterásica. Tricotilomania parece se relacionar a uma forma de perseveração associada à demência. Podemos sugerir com este caso que a alteração que envolve a substância branca na patogênese da tricotilomania pode ser uma falha na conectividade no circuito fronto-subcortical direito.

    Abstract in English:

    Abstract We report an 87-year-old male case of hair pulling associated with a white-matter vascular dementia (Binswanger's disease). Trichotillomania in our case did not resolve using mirtazapine or anticholinesterasic medication. Trichotillomania seems to be related to a form of perseveration associated with dementia. The findings in this case suggest the abnormality involving white matter in the pathogenesis of trichotillomania, may constitute a defect in connectivity in the right frontal-subcortical circuit.
  • Brief reviews News & Perspectives

    Brucki, Sonia Maria Dozzi
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