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Dementia & Neuropsychologia, Volume: 10, Número: 1, Publicado: 2016
  • In the March 2016 issue Editorial

    Nitrini, Ricardo
  • Causas, efeitos e alterações de conectividade no declínio relacionado à esclerose múltipla Views E Reviews

    Rimkus, Carolina de Medeiros; Steenwijk, Martijn D.; Barkhof, Frederik

    Resumo em Português:

    Declínio cognitivo é uma situação frequente mas ainda pouco compreendida na esclerose múltipla (EM). Atualmente, não são totalmente conhecidos os principais determinantes da disfunção cognitiva na doença, tendo sido apontadas fortes associações entre danos à substância cinzenta e declínio cognitivo. Estudos multiparamétricos mostram que os diferentes fatores patológicos da EM participam como causas interdependentes de atrofia da substância cinzenta e dano cerebral permanente. Eles são associados a efeitos funcionais intermediários (detectados por RM funcional) representando um equilíbrio entre desconexão cerebral e alterações (mal) adaptativas. Portanto, uma abordagem de imagem mais abrangente é necessária, com o objetivo de encontrar associações entre alterações estruturais e a organização funcional cerebral. Para melhor compreender o declínio cognitivo na EM, esse artigo propões uma revisão dos principais métodos de imagem por RM e suas correlações com função cognitiva, discutindo as múltiplas faces patológicas da EM e seu impacto na eficiência das redes neurais.

    Resumo em Inglês:

    Cognitive decline is a frequent but undervalued aspect of multiple sclerosis (MS). Currently, it remains unclear what the strongest determinants of cognitive dysfunction are, with grey matter damage most directly related to cognitive impairment. Multi-parametric studies seem to indicate that individual factors of MS-pathology are highly interdependent causes of grey matter atrophy and permanent brain damage. They are associated with intermediate functional effects (e.g. in functional MRI) representing a balance between disconnection and (mal) adaptive connectivity changes. Therefore, a more comprehensive MRI approach is warranted, aiming to link structural changes with functional brain organization. To better understand the disconnection syndromes and cognitive decline in MS, this paper reviews the associations between MRI metrics and cognitive performance, by discussing the interactions between multiple facets of MS pathology as determinants of brain damage and how they affect network efficiency.
  • O Fototest no rastreio neurocognitivo na Esclerose Múltipla Original Articles

    Pinto, Joana; Lopes, Emanuela; Gonçalves, Gerly; Silva, Ângela; Carnero-Pardo,; Peixoto, Bruno

    Resumo em Português:

    A Esclerose Múltipla (EM) é das doenças neurológicas mais comuns. A disfunção cognitiva consiste num marcador clínico da EM, cerca de metade dos pacientes apresentam comprometimento cognitivo. Objetivo : O Fototest (FT) é um teste breve, sensível, específico e com boa relação custo-eficácia na deteção de deterioração cognitiva. Pretendemos testar a validade do FT como um instrumento de screening neurocognitivo na EM. Métodos : O estudo envolveu uma amostra de 30 doentes com diferentes tipos de EM de uma clínica de tratamento ambulatório e 19 participantes saudáveis. Em conjunto com o FT, foram aplicados o Montreal Cognitive Assessment (MoCA), o Índice de Barthel (IB), a Expanded Disability Status Scale (EDSS) e a Escala de Severidade de Fadiga (FSS). Resultados : O grupo EM obteve resultados significativamente inferiores em todos os domínios do FT, excepto na tarefa de nomeação. O FT apresenta boa validade concorrente com o MoCa. Na comparação direta com o MoCa, o FT revelou uma área sob a curva superior e níveis de sensibilidade e especificidade para os défices cognitivos na EM superiores. Ao ponto de corte de 31 no FT correspondem valores de sensibilidade de 100% e especificidade de 76,7%. Conclusão : O FT é um teste válido, específico, sensível e breve, não dependente das funções motoras. Pode ser uma opção para o screening neurocognitivo na EM, especialmente na identificação de casos para posterior avaliação neuropsicológica e intervenção.

    Resumo em Inglês:

    Multiple Sclerosis (MS) is one of the most common neurological disorders. Cognitive dysfunction is considered a clinical marker of MS, where approximately half of patients with MS have cognitive impairment. Objective : The Phototest (PT) is a brief cognitive test with high diagnostic sensitivity, accuracy and cost-effectiveness for detecting cognitive deterioration. Our aim was to test the utility of the PT as a neurocognitive screening instrument for MS. Methods : The study enrolled 30 patients with different types of MS from an outpatient clinic as well as 19 healthy participants. In conjunction with the PT, the Montreal Cognitive Assessment (MoCA), Barthel Index (BI), Expanded Disability Status Scale (EDSS), and Fatigue Severity Scale (FSS) were administered. Results : The MS group obtained significantly lower results on all domains of the PT, except for the naming task. The PT showed good concurrent validity with the MoCA. In direct comparison to the MoCA, PT showed a greater area under the curve and higher levels of sensitivity and specificity for MS neurocognitive impairments. A cut-off score of 31 on the Phototest was associated with sensitivity of 100% and specificity of 76.7%. Conclusion : The PT is a valid, specific, sensitive and brief test that is not dependent on motor functions. The instrument could be an option for neurocognitive screening in MS, especially in identifying cases for further neuropsychological assessment and intervention.
  • O desempenho no Addenbrooke's Cognitive Examination-Revised (ACE-R) e seus domínios cognitivos em idosos de baixa escolaridade Original Articles

    Beckert, Michele; Loureiro, Fernanda; Menta, Caroline; Mello, Elisa Fasolin; Nogueira, Eduardo L.; Gunten, Armin von; Gomes, Irênio

    Resumo em Português:

    Depressão, juntamente com os transtornos cognitivos, tem sido uma preocupação entre os serviços de saúde mental, devido ao alto índice de prejuízo na funcionalidade e qualidade de vida desta população. Contudo, ainda permanece em aberto a compreensão das alterações cognitivas decorrentes da depressão e de difícil diagnóstico diferencial com o comprometimento cognitivo leve (CCL). Sabe-se que o desempenho nos testes cognitivos é fortemente influenciados pela escolaridade, no entanto, poucos estudos tem sido realizados em populações de muito baixa escolaridade. Objetivo : Avaliar o desempenho no Addenbrooke's Cognitive Examination-Revised (ACE-R) e seus domínios cognitivos em idosos de baixa escolaridade, sem demência, e comparar aqueles que tem diagnóstico de Episódio de Depressão Maior Atual (EDMA), com os que não têm quadro depressivo. Métodos : Estudo transversal analítico, retrospectivo, através dos prontuários dos pacientes atendidos no Ambulatório de Envelhecimento Cerebral (AMBEC) do Hospital São Lucas da PUCRS. Foram incluídos 116 indivíduos com baixa escolaridade (< 8 anos de estudo) e idade entre 60 e 84 anos (69,6 ± 6,7), com EDMA (N = 41) e controles (N = 75). Resultados : Na comparação das médias do ACE-R e os cinco domínios cognitivos, entre o grupo controle e o grupo com EDMA, não foi observada diferença significativa. Também não houve diferença entre os grupos quando analisado separadamente os resultados do teste do relógio, da fluência verbal categórica e fonológica e do teste de nomeação. Conclusão : Como observado neste estudo, os sintomas depressivos não modificam os valores dos testes realizados no ACE-R de idosos com baixa escolaridade.

    Resumo em Inglês:

    Along with cognitive disorders, depression has been a concern for mental health services due to its highly debilitating effect on the functioning and quality of life of the elderly. However, there is still little understanding of the cognitive alterations resulting from depression or of the difficult differential diagnosis with mild cognitive impairment (MCI). It is known that performance on cognitive tests is strongly influenced by education but few studies have been conducted involving low-educated populations. Objective : To evaluate the performance of elders with low education and no dementia on Addenbrooke's Cognitive Examination-Revised (ACE-R) test and its cognitive domains, and compare patients with Current Major Depressive Episode (CMDE) against those without depressive symptoms. Methods : A retrospective, cross-sectional analytical study was conducted based on medical files of patients treated at the Cerebral Aging Clinic of the Hospital São Lucas of the PUCRS. The study included 116 individuals with low education (< 8 years of education) aged between 60 and 84 (69.6 ± 6.4) years, with MCDE (N = 41) and controls (N = 75). Results : No significant difference was observed between control and MCDE groups in median scores on the ACE-R, Mini-Mental State Examination, and the five cognitive domains. There was also no difference between the groups on separate analyses of results on the clock drawing test, the categorical verbal and phonological fluency test, and the naming test. Conclusion : The results of this study showed that depressive symptoms did not influence scores on the ACE-R tests conducted in elders with low education.
  • Influência da idade e da escolaridade no Teste Comportamental de Memória Rivermead (RBMT) em idosos saudáveis Original Articles

    Steibel, Nicole Maineri; Olchik, Maira Rozenfeld; Yassuda, Mônica Sanches; Finger, Geisa; Gomes, Irênio

    Resumo em Português:

    A memória é um domínio cognitivo amplamente avaliado no contexto neuropsiquiátrico. Instrumentos de avaliação adequados com normas por idade e escolaridade são necessárias para interpretação correta dos resultados. Objetivo : Apresentar dados normativos para idosos estratificados por idade e escolaridade para o Teste de Comportamental de Memória Rivermead (RBMT). O efeito da idade e da escolaridade também foi analisado. Métodos : Estudo transversal com uma amostra de 233 idosos saudáveis, provenientes de um grupo de terceira idade do Município de Porto alegre, com média de idade de 70 anos (7,9 DP) e 10,7 (4,8 DP) anos de escolaridade. O RBMT é considerado um teste ecológico de memória, pois inclui tarefas semelhantes a situações cotidianas. A amostra foi dividida em idosos entre 60-69 anos, 70-79 anos e acima de 80 anos. A escolaridade foi dividida entre idosos abaixo de 8 anos e maior ou igual a 8 anos de estudo. Foram utilizados os testes Qui-Quadrado de Pearson e teste de correlação de Spearman. Resultados : Os idosos com baixa escolaridade apresentaram pior desempenho em todas as tarefas, exceto no reconhecimento de figuras, envelope, pertence e na orientação. Idosos mais velhos tiveram desempenho inferior no escore total do RBMT e nas tarefas de reconhecimento de faces, no caminho imediato e recente, no recado e pertence (p ≤ 0,005). Conclusão : A escolaridade e a idade influenciam significativamente nos escores do RBMT e as normas para este teste devem ser estratificadas de acordo com estes fatores.

    Resumo em Inglês:

    Memory is a cognitive domain extensively evaluated in the neuropsychiatric setting. Assessment tools with appropriate norms for age and educational level are necessary for the proper interpretation of results. Objective : To present normative data for older adults stratified by age and education for the Rivermead Behavioral Memory Test (RBMT). The effect of age and education on the total and sub-test scores was also analyzed. Methods : A cross-sectional study involving a sample of 233 healthy elderly from a third-age group in Porto Alegre with an average age of 70 (SD 7.9) years and 10.7 (SD 4.8) years of education was carried out. The RBMT is considered an ecologically valid memory test, since it includes tasks similar to everyday situations. The sample was stratified into the following age groups: 60-69 years, 70-79 years and > 80 years. The sample was also divided into individuals with < 8 years and ≥ 8 years of education. Pearson's Chi-squared test and Spearman correlations were used. Results : The elderly participants with low educational level had worse performance on all sub-tests, except the Pictures, Messages, Belongings and Orientation. Older elderly performed worse for total RBMT score and on the Face Recognition, Immediate and Delayed Route, Messages and Belongings subtests (p ≤ 0.005). Conclusion : Education and age significantly influenced RBMT scores. Therefore, norms for this test should be stratified according to these factors.
  • A apresentação prévia de tarefas de fluência verbal afeta o desempenho da fluência de verbos? Original Articles

    Beber, Bárbara Costa; Chaves, Márcia L.F.

    Resumo em Português:

    Introdução : O desempenho na tarefa de fluência de verbos (FV) pode ser influenciado pelo modo de administração e por fatores sócio-demográficos de cada população. Objetivo : Este estudo teve como objetivo verificar se a administração prévia das tarefas de fluência verbal (fluência semântica e fonêmica) poderia influenciar no desempenho da FV, assim como analisar a correlação da FV com escolaridade, idade e tipos de erros em Brasileiros idosos saudáveis. Métodos : Sessenta e dois participantes foram divididos em grupo experimental (fluências semântica e fonêmica foram aplicadas antes da FV) e em grupo controle (apenas a FV foi aplicada). O escore total e os tipos de erros da FV foram verificados. Informações adicionais foram consideradas para a análise de correlação. Resultados : Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos experimental e controle quanto ao desempenho da FV. A FV se correlacionou positivamente com a escolaridade e negativamente com as intrusões. Conclusão : A falta de influência de outras tarefas de fluência verbal no desempenho da FV em indivíduos idosos permite o uso dessa ordem de administração. Uma forte influência da escolaridade sobre o desempenho da FV reforça a necessidade de estudos em diferentes populações.

    Resumo em Inglês:

    Background : Performance on the verb fluency (VF) task may be influenced by administration procedures and demographic factors of each population. Objective : The aim of this study was to verify whether the previous administration of semantic and phonemic verbal fluency tasks can influence performance on VF; and to analyze the correlation of VF performance with education, age and type of errors in Brazilian healthy elderly. Methods : Sixty-two participants were subdivided into experimental (semantic and the phonemic fluency tasks were administered before the VF) and control groups (VF only). The total score and the types of errors on the VF task were determined. Additional information was computed for the correlational analysis. Results : VF performance did not differ statistically between experimental and control groups, but correlated positively with education and negatively with intrusions. Conclusion : The lack of influence of other verbal fluency tasks on performance of the VF task in elderly individuals allows the use of this order of administration. A strong influence of educational level on VF task performance reinforces the need for further studies in different populations.
  • Conhecimentos e atitudes sobre demência por parte de uma amostra de residentes de um hospital universitário de São Paulo, Brasil Original Articles

    Jacinto, Alessandro Ferrari; Boas, Paulo José Fortes Villas; Mayoral, Vânia Ferreira de Sá; Citero, Vanessa de Albuquerque

    Resumo em Português:

    Estima-se que 61% dos 24,3 milhões de pessoas diagnosticadas com demência no mundo vivem em países subdesenvolvidos, incluindo o Brasil, onde o sistema público de saúde (SUS) abrange a maioria da população. Os atendimentos médicos no SUS são realizados, habitualmente, por médicos generalistas. No Brasil, muitos médicos, logo após a graduação e residentes de diferentes especialidades médicas trabalham como médicos generalistas. Objetivo : O objetivo deste estudo foi descrever o conhecimento e as atitudes sobre demência em uma amostra de médicos residentes brasileiros de um hospital universitário em São Paulo, Brasil. Métodos : 152 médicos residentes participaram do estudo respondendo a um instrumento sobre conhecimentos e atitudes sobre demências que havia sido adaptado transculturalmente para ser usado no Brasil. Uma análise descritiva das respostas corretas sobre conhecimentos e atitudes foi realizada. Resultados : Os médicos residentes mostraram pouco conhecimento (<50%) sobre a prevalência e incidência de demência e maior conhecimento em gerenciamento e diagnóstico. Os profissionais tenderam a ser otimistas sobre como cuidar de pacientes com demência. Conclusão : Neste estudo, provavelmente, o bom conhecimento sobre algumas questões de demência é a razão para esses médicos sentirem-se mais otimistas com o cuidado aos pacientes com demência.

    Resumo em Inglês:

    An estimated 61% of the 24.3 million people diagnosed with dementia worldwide live in underdeveloped countries, including Brazil, where a public healthcare system covers the majority of the population. This care is usually provided by General Practitioners (GP) and in Brazil many doctors recently graduated from medical school and residents of different medical specialties practice as GPs. Objective : The aim of this study was to describe the knowledge and attitudes about dementia in a sample of Brazilian medical residents from a university-hospital in São Paulo, Brazil. Methods : A total of 152 Brazilian medical residents participated in the study. Participants answered a "Knowledge Quiz" (KQ) and "Attitude Quiz" (AQ) about dementia issues, transculturally adapted for use in Brazilian physicians. A descriptive analysis of the correct answers on knowledge and of the attitude aspects was performed. Results : The medical residents showed poor knowledge (<50%) about dementia prevalence and incidence and a good knowledge on disease management and diagnosis. Participants tended to be optimistic about caring for demented patients. Conclusion : In this study, it is likely that the physicians' good knowledge about dementia issues is the reason for their optimism dealing with demented patients.
  • Fatores de risco para alterações neurocognitvas em pacientes infectados pelo HIV e comparação de diferentes ferramentas de triagem Original Articles

    Souza, Elisa Moreira de; Buoniconti, Caroline Schleiffer; Valim, Frederico Cunha; Moura, Alexandre Sampaio

    Resumo em Português:

    As alterações neurocognitivas associadas ao HIV (HAND) são relativamente frequentes entre pacientes infectados pelo HIV, porém são subdiagnosticadas. Avaliação de HAND na prática clínica diária é desafiador e diferentes ferramentas têm sido propostas. Objetivo : Avaliar fatores de risco e comparar diferentes ferramentas de rastreamento de alterações neurocognitivas em pacientes infectados pelo HIV. Métodos : Pacientes infectados pelo HIV foram avaliados usando a Escala Internacional de Demência pelo HIV (IHDS), Mini Exame do Estado Mental (MEEM) e um questionário de autopercepção neurocognitiva recomendado pela Sociedade Clínica Europeia de AIDS. Dados sociodemográficos, clínicos e laboratoriais foram obtidos por revisão de prontuário e entrevista com o paciente. Resultados : Entre os 63 pacientes incluídos no estudo, um baixo desempenho no IHDS foi observado em 54,0% e o escore no IHDS esteve inversamente associado à idade (OR 0,13; IC95% [0,02-0,67]). Em relação à autopercepção cognitiva, 63,5% dos pacientes não relataram nenhum prejuízo nos três domínios avaliados pelo instrumento. Nenhum paciente apresentou escore no MEEM abaixo do ponto de corte ajustado para escolaridade. Conclusão : Escores no IHDS sugestivos de HAND foram observados em mais da metade dos pacientes e valores mais baixos foram encontrados entre pacientes mais velhos. Houve pouca concordância entre os diferentes métodos de avaliação, sugerindo que o MEEM é inadequado para avaliação de HAND e o questionário de auto-avaliação tem uma baixa sensibilidade, não parecendo ser útil como ferramenta de triagem.

    Resumo em Inglês:

    HIV-associated neurocognitive disorder (HAND) is relatively frequent among HIV-infected patients and is often underdiagnosed. Assessment of HAND in daily clinical practice is challenging and different tools have been proposed. Objective : To evaluate risk factors and compare different screening tools for neurocognitive impairment in HIV-infected patients. Methods : HIV-infected patients were evaluated using the International HIV-Dementia Scale (IHDS), Mini-Mental State Examination (MMSE) and a neurocognitive self-perception questionnaire recommended by the European AIDS Clinical Society. Sociodemographic, clinical and laboratory data were obtained through chart review and patient interview. Results : Among the 63 patients included, low performance on the IHDS was observed in 54.0% and IHDS score was inversely associated with age (OR 0.13; 95%CI [0.02-0.67]). Regarding cognitive self-perception, 63.5% of patients reported no impairment on the three domains covered by the questionnaire. Among those patients self-reporting no problems, 42.1% had low performance on the IHDS. None of the patients scored below the education-adjusted cut-off on the MMSE. Conclusion : IHDS scores suggestive of HAND were observed in more than half of the patients and lower scores were found among older patients. There was low agreement between the different tools, suggesting that the MMSE may be inadequate for assessing HAND. The self-assessment questionnaire had low sensitivity and might not be useful as a screening tool.
  • Funcionamento Cognitivo em Adolescentes com Migrânea Original Articles

    Costa-Silva, Melissa Andréia; Prado, Ana Carolina de Almeida; Souza, Leonardo Cruz de; Gomez, Rodrigo Santiago; Teixeira, Antônio Lúcio

    Resumo em Português:

    Apesar de apresentar uma prevalência alta em crianças e adolescentes, nem sempre a migrânea é corretamente identificada nessa faixa etária, o que resulta em tratamentos inadequados e ineficazes. Vários estudos investigaram disfunções cognitivas associadas à migrânea em adultos. No entanto, poucos foram direcionados às crianças e aos adolescentes. Objetivo : Investigar o funcionamento cognitivo de adolescentes com migrânea. Métodos : Participaram do estudo 28 adolescentes diagnosticados com migrânea e 26 controles. Os participantes foram avaliados através de testes neuropsicológicos padronizados. Resultados : Os adolescentes com migrânea apresentaram pior desempenho que controles em testes que avaliaram memória verbal de curto e de longo prazo, atenção, funções executivas, velocidade de processamento. Conclusão : Disfunção cognitiva é comum em adolescentes com migrânea. Os resultados apontam para a persistência dos prejuízos cognitivos ao longo da vida, uma vez que os prejuízos encontrados nos adolescentes são semelhantes aos encontrados em adultos com migrânea.

    Resumo em Inglês:

    Although migraine is highly prevalent in children and teenagers, it often goes undetected in these patients, resulting in underdiagnosis and inadequate treatment. Several studies have investigated cognitive changes in adults with migraine. However, there are few studies focusing on children and adolescents. Objective : To investigate cognitive performance of adolescents with migraine. Methods : Twenty-eight adolescents diagnosed with migraine and twenty-six individuals without a history of headache were recruited for the study. All participants were evaluated using standardized neuropsychological tests. Results : Adolescents with migraine had worse performance on tests evaluating short- and long-term verbal memory, attention, executive function, and speed of processing information than controls. Conclusion : Cognitive dysfunction is common in adolescents with migraine. Since the cognitive deficits found in adolescents with migraine are similar to those reported in adults with migraine, cognitive impairment seems to persist throughout life.
  • Validade e confiabilidade de uma versão "simplificada" da Figura Complexa de Taylor para a avaliação dos idosos com baixa escolaridade Original Articles

    Paula, Jonas Jardim de; Costa, Mônica Vieira; Andrade, Giovanna de Freitas de; Ávila, Rafaela Teixeira; Malloy-Diniz, Leandro Fernandes

    Resumo em Português:

    Objetivo : A avaliação de habilidades visioespaciais e de memória por tarefas como a Figura Complexa Taylor (FCT) é enviesada para de idosos com baixa escolarização formal. Propomos uma versão "simplificada" da FCT (FCTs) projetada para a avaliação dos idosos com baixo nível educacional e apresentamos evidências preliminares de suas propriedades psicométricas. Métodos : Avaliamos uma amostra heterogênea de idosos saudáveis e pacientes com comprometimento cognitivo leve e demência por Doença de Alzheimer usando a FCTs e outras medidas neuropsicológicas. Resultados : Nossos resultados sugerem que a cópia de teste, a evocação imediata e a evocação tardia têm alta concordância entre avaliadores e elevada consistência interna, apresentam correlações significativas com outros testes de habilidades visioespaciais, memória e inteligência, além de documentarem diferenças significativas entre o grupo controles e os pacientes. Conclusão : Nosso estudo apresenta uma nova medida para a avaliação neuropsicológica de idosos com baixa escolaridade, com evidências promissoras de validade e confiabilidade

    Resumo em Inglês:

    Objective : The assessment of visuospatial abilities and memory using tasks such as the Taylor Complex Figure Task (TCFT) is biased for older adults with low formal education. We devised a "Simplified" version of the TCFT designed to assess older adults with low educational background and provide preliminary evidence of its psychometric properties. Methods : We evaluated a heterogeneous sample of healthy older adults and patients with mild cognitive impairment and Alzheimer's disease dementia using the simplified TCFT and other neuropsychological measures. Results : Our results suggest that the test copy, immediate and delayed recall have high inter-rater agreement and internal consistency, significant correlations with other tests of visuospatial abilities, memory and intelligence, and also detected significant group differences between controls and patients. Conclusion : Our study presents a new measure for assessing low-educated elderly with promising evidence of validity and reliability.
  • O descobrimento do hipocampo: primeiros passos History Note

    Engelhardt, Eliasz

    Resumo em Português:

    Os primeiros passos no descobrimento e os principais descobridores do hipocampo são aqui rastreados. Arantius foi o primeiro a descrever uma estrutura que designou "hipocampo" ou "bicho-da-seda branco". Apesar de muitas controvérsias e denominações alternativas, o termo hipocampo prevaleceu até os dias atuais como o mais amplamente utilizado. Duvernoy apresentou uma ilustração do hipocampo e estruturas próximas, considerada a primeira, de acordo a maioria dos autores, que apareceu mais de um e meio século depois da descrição de Arantius. Alguns autores identificaram outras figuras e textos, que supostamente antedataram os de Duvernoy, nas obras de Vesalius, Varolio, Willis e Eustachio, mas não de modo inequívoco. Considerando a definição da formação hipocampal como compreendendo a hipocampo propriamente dito, giro denteado e subículo, Arantius e Duvernoy aparentemente descreveram a anatomia macroscópica deste complexo. Os estudos pioneiros de Arantius e Duvernoy revelaram uma formação relativamente pequena e ocultada que se tornaria uma das estruturas cerebrais mais valorizadas.

    Resumo em Inglês:

    The first steps of the discovery, and the main discoverers, of the hippocampus are outlined. Arantius was the first to describe a structure he named "hippocampus" or "white silkworm". Despite numerous controversies and alternate designations, the term hippocampus has prevailed until this day as the most widely used term. Duvernoy provided an illustration of the hippocampus and surrounding structures, considered the first by most authors, which appeared more than one and a half century after Arantius' description. Some authors have identified other drawings and texts which they claim predate Duvernoy's depiction, in studies by Vesalius, Varolio, Willis, and Eustachio, albeit unconvincingly. Considering the definition of the hippocampal formation as comprising the hippocampus proper, dentate gyrus and subiculum, Arantius and Duvernoy apparently described the gross anatomy of this complex. The pioneering studies of Arantius and Duvernoy revealed a relatively small hidden formation that would become one of the most valued brain structures.
  • Síndrome de Capgras associada a Encefalite Límbica em um Paciente com Linfoma Difuso de Grandes Células B Case Report

    Soares Neto, Herval Ribeiro; Cavalcante, Wagner Cid Palmeira; Martins Filho, Sebastião Nunes; Smid, Jerusa; Nitrini, Ricardo

    Resumo em Português:

    Nós relatamos o caso de um paciente com início insidioso e lentamente progressivo de declínio cognitivo, sintomas comportamentais, crises convulsivas do lobo temporal e pensamentos delirantes típicos dos delírios monotemáticos de identificação. A apresentação clínica associada aos exames complementares levaram ao diagnóstico de encefalite límbica relacionada a linfoma difuso de grandes células B. O paciente foi submetido a imunoterapia com altas doses de corticoide sem melhora clínica. Não foi realizado tratamento específico para o linfoma em função do paciente ter evoluído para óbito por choque séptico secundário a infecção respiratória nosocomial. Os delírios monotemáticos de identificação representam uma forma única e incomum de comprometimento cognitivo nas quais o paciente consistentemente identifica de forma errônea pessoas, lugares, objetos ou eventos. A síndrome de Capgras é o subtipo mais comum dessas desordens, sendo definida como a crença recorrente e transitória que um impostor substituiu uma pessoa familiar. Essas entidades são geralmente relacionadas com doenças neurodegenerativas e distúrbios psiquiátricos. Raros relatos da associação entre os delírios monotemáticos de identificação e doenças autoimunes como esclerose múltipla foram publicados, porém não há artigos abordando a correlação com encefalite límbica ou linfoma.

    Resumo em Inglês:

    We report the case of a patient with insidious onset and slowly progressive cognitive impairment, behavioral symptoms, temporal lobe seizures and delusional thoughts typical of delusional misidentification syndromes. Clinical presentation along with extensive diagnostic work-up revealed limbic encephalitis secondary to diffuse large B-cell lymphoma. The patient underwent immunotherapy with high-dose corticosteroid but no significant improvement was observed. No specific treatment for lymphoma was performed because the patient died of septic shock following a nosocomial respiratory infection. Delusional misidentification syndromes are an unusual and unique form of cognitive impairment in which a patient consistently misidentifies persons, places, objects, or events. Capgras syndrome is the most common subtype of this disorder, being defined by the recurrent and transient belief that someone close has been substituted by an imposter. These entities are generally associated with neurodegenerative diseases and psychiatric disturbances. Rare reports of associations between misidentification syndromes and autoimmune diseases such as multiple sclerosis have been published, but no papers address a correlation with limbic encephalitis or lymphoma.
  • O progresso da neuropsicologia brasileira: da pesquisa à prática clínica Correspondence

    Uehara, Emmy
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