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Dementia & Neuropsychologia, Volume: 13, Número: 1, Publicado: 2019
  • RESERVA COGNITIVA E DEMÊNCIA: UMA REVISÃO CIENTOMÉTRICA Views & Reviews

    Pestana, Maria Helena; Sobral, Margarida

    Resumo em Português:

    RESUMO. A pesquisa em reserva cognitiva e demência avança rapidamente. Este artigo analisa a estrutura intelectual, tendências emergentes e mudanças relevantes no desenvolvimento do conhecimento coletivo. Dados coletados do Web-of-Science, construíram uma rede expandida de 564 artigos e 12.504 citações, entre 1998-2017. A rede de cocitação visualizada foi caracterizada através de uma revisão cientométrica utilizando o CiteSpace. Os resultados revelam Stern Y com o maior número de publicações e citações. A rede de revistas científicas, instituições e países apresenta uma estrutura central-periférica, respetivamente com Neurologia, Universidade de Harvard e EUA em primeiro lugar. Enquanto a reserva cognitiva continua a ser a área de pesquisa mais proeminente neste campo, estudos relacionados à capacidade funcional, controle executivo, dados de mortalidade e mecanismos de reserva têm experimentado um crescimento considerável. A identificação de artigos críticos e o desenvolvimento de novas tendências emergentes destacam novos insights sobre a área de pesquisa, comunicando melhor as principais descobertas e facilitando a exploração de dados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. Research into cognitive reserve (CR) and dementia is advancing rapidly. This paper analyses the intellectual structure, emerging trends and relevant shifts in the development of available knowledge. Data collected from the Web-of-Science produced an expanded network of 564 articles and 12,504 citations in the 1998-2017 period. The co-citation network visualized was characterized by a scientometric review using CiteSpace. The results revealed that author Stern Y had the highest number of publications and citations. The network of journals, institutions and countries showed a central-peripheral structure with Neurology, Harvard University and the USA ranked first, respectively. While cognitive reserve remains the most prominent area of research in this field, studies related to functional ability, executive control, mortality data and reserve mechanisms have grown considerably. The identification of critical articles and the development of emerging trends highlights new insights in the area of research, better communicating key findings and facilitating the exploration of data.
  • COMO OS MEDIADORES DE ESTRESSE PODEM CONTRIBUIR CUMULATIVAMENTE PARA A DOENÇA DE ALZHEIMER: UMA ABORDAGEM DE CARGA ALOSTÁTICA Views & Reviews

    Matos, Tatiane Martins; Souza-Talarico, Juliana Nery De

    Resumo em Português:

    RESUMO. A carga alostática é definida como a ativação frequente dos sistemas neuroendócrino, imunológico, metabólico e cardiovascular, o que torna os indivíduos mais suscetíveis a problemas de saúde relacionados ao estresse. Segundo este modelo, as desregulações fisiológicas começam a surgir décadas antes das doenças se manifestarem. Consequentemente, a pesquisa de estresse tem desviado sua atenção para antecipar o grau de desregulação para entender melhor o impacto dos hormônios do estresse e outros biomarcadores na progressão da doença. Tendo em vista o crescente número de estudos que demonstram a influência de fatores de risco modificáveis no declínio cognitivo, além dos efeitos dos mediadores crônicos do estresse, o objetivo da presente revisão foi apresentar uma visão geral do desenvolvimento de alterações cognitivas a partir de estudos sobre o estresse e seus mediadores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. Allostatic load is defined as the frequent activation of the neuroendocrine, immunological, metabolic and cardiovascular systems, which makes individuals more susceptible to stress-related health problems. According to this model, physiological dysregulations start to emerge decades before diseases manifest. Consequently, stress research has shifted its attention to anticipating the degree of this dysregulation to better understand the impact of stress hormones and other biomarkers on disease progression. In view of the growing number of studies that demonstrate the influence of modifiable risk factors on cognitive decline, in addition to the effects of chronic stress mediators, the objective of the present review was to present an overview of the development of cognitive changes based on studies on stress and its mediators.
  • MEMÓRIA PARA INFORMAÇÕES EMOCIONAIS E ALEXITIMIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA Original Article

    Apgáua, Leonardo T.; Jaeger, Antônio

    Resumo em Português:

    RESUMO. A alexitimia é um déficit no reconhecimento, expressão e regulação das emoções, que possui as seguintes características: dificuldade em identificar sentimentos, dificuldade em descrever sentimentos, dificuldade em distinguir sentimentos e sensações corporais, processos de imaginação dificultados e estilo de cognição externamente orientado. Este traço de personalidade está associado a muitos transtornos psiquiátricos e psicossomáticos, bem como a comportamentos de risco aumentados. Objetivo: Investigar se este traço também está associado a redução de memória para informações emocionais. Métodos: Artigos que investigam os possíveis danos causados ​​pela alexitimia na memória implícita e explícita para informações emocionais foram revisados. Resultados: Embora os estudos sobre memória implícita tenham apresentado resultados divergentes, a maioria dos estudos sobre memória explícita sugeriu déficits na retenção de informação emocional em indivíduos com altos índices de alexitimia. Conclusion: Os dados revisados ​​sugerem que o aumento típico na memória episódica para informações emocionais é reduzido em indivíduos com alta alexitimia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. Alexithymia is a deficit in the recognition, expression and regulation of emotions, which has the following features: difficulty in identifying or describing feelings, difficulty distinguishing between feelings and bodily sensations, stringent imaginal processes, and externally oriented cognitive style. This personality trait is associated with many psychiatric and psychosomatic disorders, as well as with risky behaviors. Objective: To investigate whether this trait is also associated with reduced memory for emotional information. Methods: A review of articles investigating the possible damage caused by alexithymia to implicit and explicit memory for emotional information was conducted. Results: Although the studies concerning implicit memory presented divergent results, most studies on explicit memory suggested a deficit for emotional information retention in high-alexithymia individuals. Conclusion: The reviewed data support the notion that the typical increase in episodic memory for emotional information is reduced in high-alexithymia individuals.
  • PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DE TRIAGENS COGNITIVAS NAS DOENÇAS CEREBROVASCULARES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA Original Article

    Rodrigues, Jaqueline de Carvalho; Becker, Natália; Beckenkamp, Carolina Luísa; Miná, Camila Schorr; Salles, Jerusa Fumagalli de; Bandeira, Denise Ruschel

    Resumo em Português:

    RESUMO. Instrumentos de triagem são ideias no contexto clínico hospitalar, uma vez que são fáceis de administrar, rápidos, tem baixo custo e são sensíveis para amostras específicas. Portanto, há a necessidade de se verificar as propriedades psicométricas de instrumentos de triagem para pacientes pós acidente vascular cerebral. Objetivo: Este estudo investigou as propriedades psicométricas (procedimentos metodológicos) de triagens cognitivas para pacientes com doenças cerebrovasculares. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática de artigos publicados em PsycINFO, Web of Knowledge, PubMed e Science Direct (2005 a 2016). Apenas 55 artigos permaneceram após a aplicação dos critérios de exclusão. Resultados: As amostras variaram de 20 a 657 pacientes; a maioria dos artigos avaliou indivíduos idosos, com quatro a 13 anos de educação, que sofreram AVC isquêmico e hemorrágico. Houve uma tendência para encontrar evidências de validade relacionadas ao critério e analisar a sensibilidade/especificidade dos instrumentos. Embora os estudos frequentemente apliquem o Mini Exame do Estado Mental (MMSE) e o Montreal Cognitive Assessment (MoCA) para buscar evidências de validade e de fidedignidade, o uso desses instrumentos em pacientes com AVC é criticado por razões relacionadas às suas propriedades psicométricas e funções neuropsicológicas avaliadas. Conclusão: Embora não exista uma triagem padrão-ouro para avaliação de adultos pós-AVC, os instrumentos construídos especificamente para esta população mostraram-se promissores. Este estudo de revisão contribui tanto aos pesquisadores quanto aos clínicos que desejam selecionar o rastreio mais apropriado para identificar comprometimento cognitivo em adultos pós-AVC.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. Screening instruments are ideal for acute clinical settings because they are easy to apply, fast, inexpensive and sensitive for specific samples. However, there is a need to verify the psychometric properties of screening in stroke patients. Objective: This study investigated the psychometric properties (methodological procedures) of cognitive screening for patients with cerebrovascular diseases. Methods: A systematic review of papers published on PsycINFO, Web of Knowledge, PubMed and Science Direct (2005 to 2016) was performed. Results: A total of 55 articles remained after applying exclusion criteria. The samples ranged from 20 to 657 patients. Most articles evaluated elderly individuals with four to 13 years of education who had experienced ischemic or hemorrhagic stroke. There was a tendency to find evidence of validity for criteria and to analyze the sensitivity/specificity of the instruments. Although the studies frequently used the Mini-Mental State Examination (MMSE) and the Montreal Cognitive Assessment (MoCA) to seek evidence of validity and reliability, the use of these instruments among stroke patients has been criticized due to their psychometric properties and the neuropsychological functions evaluated. Conclusion: Although there is no gold standard screen for assessing adults post-stroke, instruments devised specifically for this population have shown promise. This review helps both researchers and clinicians to select the most appropriate screen for identifying cognitive impairment in adults post-stroke.
  • MONITORAMENTO DE MEMÓRIA E CONTROLE DE MEMÓRIA EM PACIENTES COM AVC CRÔNICO: PROCESSOS DISSOCIADOS Original Article

    Zortea, Maxciel; Jou, Graciela Inchausti de; Salles, Jerusa Fumagalli de

    Resumo em Português:

    RESUMO. Problemas de memória são comuns em pacientes com AVC, embora pouco se saiba sobre a precisão com que pacientes com AVC podem monitorar e controlar processos de memória. Objetivo: O desempenho da memória e metamemória em pacientes com AVC e controles saudáveis ​​foram investigados, bem como a dissociação entre os desempenhos. Métodos: 10 adultos com lesão do hemisfério direito (média [M] idade=53,2 [DP=9,7]), 10 com lesão no hemisfério esquerdo (M=60,4 [DP=6,6]) e 20 participantes saudáveis ​​(M=56,5 [DP=9,3 sem doença neurológica, pareados por sexo, idade e anos de estudo, participaram de um projeto de múltiplos casos, completaram um paradigma experimental de metamemória, bem como palavras de recordação imediata e demorada. Resultados: Os dados indicam 10 dos 20 pacientes apresentados. Escores significativamente inferiores aos controles, dois deles com déficits globais (associação funcional), sendo encontradas dissociações funcionais entre monitoramento da memória (julgamentos de aprendizado, JOL), controle (alocação do tempo de estudo) e capacidade (tarefa de recordação) entre pacientes para oito casos, sugerindo que esses processos são independentes. Conclusão: Esses achados revelam que os pacientes com AVC podem ter comprometimento específico da metamemória, o que contribui para a compreensão dos modelos cognitivos do processamento de metamemória.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. Memory problems are common in stroke patients, although little is known about how accurately chronic stroke patients can monitor and control memory processes. Objective: The performance of memory and metamemory in stroke patients and healthy controls were investigated, as well as dissociation between performances. Methods: 10 adults with right hemisphere lesion (mean [M] age=53.2 [SD=9.7]), 10 with left hemisphere lesion (M age=60.4 [SD=6.6]) and 20 healthy participants (M age=56.5 [SD=9.3] with no neurological disease, matched for sex, age and years of education participated in a multiple-case design study. Participants completed a metamemory experimental paradigm, as well as immediate and delayed word recall and recognition tasks. Results: Data indicated that 10 out of the 20 patients presented significantly lower scores compared to controls, two of which had global deficits (functional association). Functional dissociations between memory monitoring (judgments of learning, JOL), control (allocation of study time) and capacity (cued-recall task) among patients were found for eight cases, suggesting these processes are independent. Conclusion: These findings reveal stroke patients may have specific metamemory impairment and can contribute to the understanding of cognitive models of metamemory processing.
  • DIFERENÇAS RELACIONADAS À IDADE NAS HABILIDADES DO DISCURSO CONVERSACIONAL: UM ESTUDO COMPARATIVO Original Article

    Pereira, Natalie; Gonçalves, Ana Paula Bresolin; Goulart, Mariana; Tarrasconi, Marina Amarante; Kochhann, Renata; Fonseca, Rochele Paz

    Resumo em Português:

    RESUMO. O discurso conversacional (DC) está entre as tarefas diárias mais complexas e dependentes de múltiplos domínios cognitivos (habilidades comunicativas e executivas). Alterações na compreensão e produção do discurso são relatadas classicamente durante o envelhecimento patológico. No entanto, ainda é necessário esclarecer mudanças no envelhecimento saudável. Objetivo: Este estudo tem como objetivo comparar jovens adultos e idosos quanto à frequência de comportamento comunicativo desviante em uma tarefa de DC utilizando o Procedimento Complementar de Análise do Discurso Conversacional (PCADC), inspirado na tarefa de DC da Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação. Métodos: Um total de 95 indivíduos (54 adultos jovens e 41 idosos) foram avaliados. A frequência dos comportamentos comunicativos desviantes foi comparadas entre os grupos usando análise MANCOVA e Qui-quadrado. Resultados: Adultos jovens apresentaram melhor desempenho nas habilidades comunicativas referentes à: expressão, pragmática, coesão, coerência, compreensão e linguística prosódica e emocional. O grupo de idosos obteve melhor desempenho nas variáveis: “falta de iniciativa verbal” e “procura ou troca palavra” do que os jovens. Itens associados ao planejamento da fala e auto-monitoramento (ex: “repete informações” e “realiza false start”), parecem estar associados a um comportamento comum na fala de indivíduos saudáveis em geral. Conclusão: Estudos que avaliem habilidades discursivas e cognitivas são necessários para identificar mudanças ​​influenciadas pela idade. Dessa forma, seria possível propor uma ferramenta de triagem para avaliação discursiva, bem como programas de intervenção preventiva.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. Conversational discourse (CD) is among the most complex tasks in everyday life and relies on multiple cognitive domains (communicative and executive abilities). Alterations in discourse comprehension and production are often present in pathological aging. However, there is still a need to identify changes in healthy aging. Objective: This study aimed to compare young and older adults for the frequency of impaired communicative behaviors on a CD task. Performance was scored according to the Complementary Procedure of Conversational Discourse Analysis (CPCDA), developed based on the CD task from the Montreal Communication Evaluation Battery. Methods: A total of 95 participants (54 young-adults and 41 older adults) were evaluated. The frequency of communicative behaviors was compared between groups using MANCOVA and Chi-square tests. Results: Young adults showed fewer impairments in expression, pragmatics, cohesion, coherence, comprehension and emotional prosody. Older adults showed higher levels of verbal initiative and had fewer word finding difficulties. Communicative behaviors associated with planning and self-monitoring (e.g. repetition of information and syllabic false starts) appear to be common in the speech of healthy individuals in general. Conclusion: Studies which evaluate both discursive and cognitive skills are required to identify age-related changes. This would allow for the development of screening tools for CD assessment and preventive programs.
  • VARIÁVEIS ASSOCIADAS AO TEMPO DE TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA PARA AFASIA, APRAXIA DE FALA E DISARTRIA Original Article

    Cera, Maysa Luchesi; Romeiro, Tatiana Piovesana Pereira; Mandrá, Patricia Pupin; Fukuda, Marisa Tomoe Hebihara

    Resumo em Português:

    RESUMO. Os transtornos adquiridos da comunicação mais prevalentes são as afasias, as disartrias e as apraxias de fala. Compreender os fatores associados ao tempo de atendimento em terapia da fala de adultos com estes transtornos contribuirá para o conhecimento do processo de reabilitação fonoaudiológica inserido no serviço público vinculado ao processo de ensino em saúde. Objetivo: Analisar os tipos de transtornos neurológicos adquiridos da comunicação, os dados demográficos e o tempo de terapia fonoaudiológica de usuários atendidos nos dois primeiros anos de implantação de um serviço público brasileiro de reabilitação. Verificar a associação entre o tempo de reabilitação e a idade, a escolaridade, o tipo do transtorno da comunicação, o tempo de doença neurológica e ter sido atendido por estagiário. Métodos: Análise retrospectiva de prontuários dos usuários que passaram pelo primeiro atendimento antes da implantação de regras institucionais que limitavam o tempo máximo de tratamento. Resultados: Foram atendidos 86 usuários, dos quais 66% possuíam afasia, 35% disartria e 26% apraxia de fala. A idade média foi de 59 anos e o acidente vascular cerebral foi a causa mais frequente (71%). Dos cinquenta que seguiram a reabilitação até a alta fonoaudiológica, o tempo médio de terapia foi de 12 meses. Ter afasia ou apraxia de fala foram variáveis associadas a um maior tempo de reabilitação. O tempo de lesão, os fatores sociodemográficos e ser atendido por estagiário não estiveram associados ao tempo de terapia. Conclusão: O tempo médio de terapia fonoaudiológica para os transtornos adquiridos da comunicação é longo e está associado ao tipo de transtorno apresentado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. The most common acquired communication disorders are aphasia, dysarthria and apraxia of speech. Determining the factors associated with speech therapy time of adults with these disorders can further the understanding of the speech and language rehabilitation process within the public service and linked to the health education process. Objective: To analyze the types of acquired neurological disorders of communication of patients treated during the first years of implementation of a medium complexity service, along with demographic data, and rehabilitation time; and to determine associations between rehabilitation time and age, education, type of communication disorder, neurological disease duration and having been seen by a trainee. Methods: A retrospective analysis of the records of patients with acquired neurological disorders of communication who started speech and language rehabilitation between 2010 and 2011 was performed. Results: A total of 86 cases with acquired disorders of communication were seen, of whom 66% had aphasia, 35% dysarthria and 26% apraxia of speech. Mean age was 59 years and stroke was the most frequent cause (71%). Fifty patients completed speech-language rehabilitation and had a mean therapy time of 12 months. Aphasia and apraxia of speech were associated with a longer rehabilitation time. Therapy time until discharge was not significantly associated with lesion duration, education, age or being seen by a trainee. Conclusion: The duration of speech therapy for acquired neurological disorders of communication is long and associated with the type of disorder.
  • DETECÇÃO DE COMPROMETIMENTO COGNITIVO DE ACORDO COM A ESCALA MONTREAL COGNITIVE ASSESSMENT EM PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON IDIOPÁTICA COM COGNIÇÃO NORMAL DE ACORDO COM O ESCORE NO MINIEXAME DO ESTADO MENTAL Original Article

    Vásquez, Krisly Arguedas; Valverde, Erick Miranda; Aguilar, Daniel Valerio; Gabarain, Henri-Jacques Hernández

    Resumo em Português:

    RESUMO: Vários testes de triagem foram utilizados para avaliação cognitiva na doença de Parkinson (DP). Objetivo: Avaliar a utilidade da Avaliação Cognitiva de Montreal (MoCA) em pacientes com doença de Parkinson sem queixa de comprometimento cognitivo. Métodos: Um total de 40 pacientes com TP sem queixas de problemas cognitivos foram admitidos e com o Estado de Exame do Estado Mental Mini (MEEM) foram selecionados e receberam o MoCA. Resultados: 80% apresentaram dados de Comprometimento Cognitivo Leve (ICM) segundo o MoCA, sendo as funções visoespaciais, atenção e memória atrasada aquelas que apresentaram diferenças estatisticamente significantes entre os grupos MoCA normal e anormal. Conclusão: Este estudo sugere que o MoCA pode ser um bom teste de triagem em pacientes com DP que não apresentam queixas cognitivas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. Several screening tests have been used for cognitive evaluation in Parkinson’s disease (PD). Objective: To evaluate the usefulness of the Montreal Cognitive Assessment (MoCA) in patients with Parkinson’s disease and no cognitive impairment complaints. Methods: A total of 40 PD patients with no complaints of cognitive problems were included. Patients were selected using the Mini-Mental State Examination (MMSE) and the MoCA was then administered. Results: 80% of patients exhibited Mild Cognitive Impairment (MCI) according to the MoCA. Statistically significant differences in visuospatial, attention and delayed recall functions were evident between the normal and abnormal MoCA groups. Conclusion: The study results suggest that MoCA may be a good screening test in patients with PD who do not present cognitive complaints.
  • VALIDAÇÃO DA ESCALA CATHERINE BERGEGO EM PACIENTES COM NEGLIGÊNCIA ESPACIAL UNILATERAL APÓS ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL Original Article

    Marques, Carlos Leonardo Sacomani; Souza, Juli Thomaz de; Gonçalves, Maicon Gabriel; Silva, Taís Regina da; Costa, Rafael Dalle Molle da; Modolo, Gabriel Pinheiro; Corrente, José Eduardo; Bazan, Rodrigo; Luvizutto, Gustavo José

    Resumo em Português:

    RESUMO. A Escala de Catherine Bergego (CBS) é uma escala para avaliar o impacto da negligência espacial unilateral (USN) no cotidiano de pacientes após AVC. Objetivo: Não há validação da CBS para população brasileira e o objetivo deste estudo foi avaliar a confiabilidade e compreensão da versão em português da CBS para pacientes com USN após AVC. Métodos: Trata-se de um estudo transversal em pacientes com AVC e USN. A CBS foi traduzida, adaptada culturalmente e aplicada por dois investigadores independentes. Os pacientes também foram avaliados pelo Behaviour Innatention Test (BIT), NIHSS, mRS e Barthel para avaliar a gravidade da USN, função neurológica, incapacidade e autonomia consecutivamente. A consistência e a coerência foram analisadas pelo coeficiente α de Cronbach, a confiabilidade interobservador foi avaliada pelo coeficiente kappa e a correlação entre o CBS, BIT, NIHSS, mRS e Barthel foi avaliada pela correlação de Pearson. Resultados: Vinte e dois pacientes foram avaliados e observaram-se consistência e coerência pelo coeficiente α de Cronbach=0,913. Na análise da reprodutibilidade intraobservador, os 10 itens da escala apresentaram confiabilidade razoável e alta entre os avaliadores. O CBS mostrou correlação negativa com o BIT. Houve baixa correlação entre BIT e NIHSS, mRS e índice de Barthel. Conclusão: A CBS é uma escala adequada e validada para avaliar pacientes com USN após AVC em uma população brasileira e de língua portuguesa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. The Catherine Bergego Scale (CBS) is a scale to evaluates the impact of unilateral spatial neglect (USN) on everyday life of patients after stroke. Objective: The aim of this study was to evaluate the reliability and comprehension of the Portuguese version of the CBS for patients with USN after stroke. Methods: This was a cross-sectional study in patients with stroke and USN. The CBS was translated, culturally adapted and applied by two independent investigators. The patients were also evaluated by the Behavioural Inattention Test (BIT), NIHSS, mRS and Barthel scale to assess USN severity, neurological function, disability and autonomy consecutively. Consistency and coherence were analysed using Cronbach’s α, inter-observer reliability by Kappa, and the correlation between the CBS, BIT, NIHSS, mRS, and Barthel was determined using Pearson correlation. Results: Twenty-two patients were evaluated and the observed Cronbach’s α=0.913. For intra-observer reproducibility, the 10 items showed a reasonable and high reliability between evaluators. The CBS showed a negative correlation with the BIT. There was a low correlation between the BIT and NIHSS, mRS and Barthel index. Conclusion: The CBS is an adequate and validated scale for assessing patients with USN after stroke in a Brazilian population.
  • EFEITO DE VON RESTORFF NA VERSÃO BRASILEIRA DO TESTE DE APRENDIZAGEM AUDITIVO-VERBAL DE REY EM IDOSOS Original Article

    Lima, Gabriel; Teldeschi, Alina; Oliveira, Natália; Bernardes, Camila; Drummond, Cláudia; Assunção, Naima; Bortolini, Tiago; Mattos, Paulo

    Resumo em Português:

    RESUMO. Efeito de von Restorff (efeito de isolamento) refere-se ao estímulo que é mais facilmente lembrado em relação a outros em tarefas de memória. Tal efeito foi demonstrado em diferentes faixas etárias com diferentes metodologias. Objetivo: Investigar: a) presença do efeito de isolamento numa população idosa avaliada com a nova versão brasileira do Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey (RAVLT), em que uma palavra com potencial carga emocional (‘mãe’) foi introduzida; b) se o efeito de isolamento persiste em distúrbios de memória de diferentes gravidades (Comprometimento Cognitivo Leve [MCI]; Demência de Alzheimer [AD]). Métodos: RAVLT foi aplicado em 287 voluntários. Indivíduos participaram de avaliações médica e neuropsicológica e foram posteriormente agrupados em controles normais (n=114), MCI (n=87) e DA (n=86). Análises de variância e testes de Chi-quadrado foram realizados. Análises post-hoc foram conduzidas para avaliar diferenças de características entre os grupos. Resultados: Observaram-se efeitos significativos de grupo na curva de aprendizagem. Todos os grupos apresentaram curva de posição serial em formato W - invés do clássico formato em U. Conclusão: A nova versão brasileira do RAVLT evidenciou um efeito de von Restorff. Tal fenômeno foi visto não apenas em idosos, mas também em pacientes com MCI e AD, fornecendo medidas psicométricas adicionais para análises de diferenças intergrupais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. The Von Restorff (isolation) effect refers to a stimulus that is more likely to be remembered amongst other stimuli in memory tasks. It has been demonstrated with different age ranges and methodologies. Objective: To investigate: a) the presence of the isolation effect in elders tested with the new Brazilian Portuguese version of the Rey Auditory Verbal Learning Task (RAVLT) in which a word with potential emotional weight (mother) was introduced; b) whether isolation effects persist in memory disorders of different degrees of severity (Mild Cognitive Impairment [MCI]; Alzheimer’s Dementia [AD]). Methods: The RAVLT was administered to 287 consecutive volunteers. Individuals underwent medical and neuropsychological evaluation and were further sub-grouped into normal controls (n=114), MCI (n=87) and AD (n=86) patients. One-way analysis of variance (ANOVA) and Chi-squared tests were performed. Post-hoc Tukey analysis was conducted to assess significance of group differences. Results: There were significant group effects on the learning curve. A W-shape - instead of the classical U-shape - was found for the serial position curve in all groups. Conclusion: The new Brazilian version of the RAVLT exhibited the Von Restorff effect, where this phenomenon was evident not only in older adults but also patients with MCI and AD, providing further psychometric measures for inter-group analyses.
  • ASSOCIAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE CAPACIDADE AERÓBICA E DIAGNÓSTICO DE DEMENCIA Original Article

    Plácido, Jessica; Ferreira, José Vinicius; Oliveira, Felipe de; Sant’Anna, Paula; Monteiro-Junior, Renato Sobral; Laks, Jerson; Deslandes, Andrea C.

    Resumo em Português:

    RESUMO. A capacidade aeróbica diminui significativamente ao longo da vida, começando com a idade de 30 anos e acelerando a partir dos 60 anos, onde se prevê um declínio de 17% por década. Objetivo: Investigar a associação entre a capacidade aeróbica medida e o risco de desenvolvimento de comprometimento cognitivo leve (CCL), DA leve e moderado em idosos, considerando as classificações de risco de perda funcional para o teste do STEP. Métodos: Nesse estudo de corte-transversal, foram avaliados 93 idosos (>60 anos) (saudáveis=36; CCL=18, DA=39). Para acessar a capacidade aeróbica foi utilizado o teste de STEP e o estado cognitivo global foi medido através do MEEM. Os grupos foram divididos em relação às classificações de risco de perda funcional em abaixo ou acima do ponto de corte padronizado para idosos. Resultados: Idosos incluídos no grupo de risco de perda funcional tinham aproximadamente dez a catorze vezes mais chances de serem diagnosticados com DA leve (O.R:10.7; p=0.001) e moderado (O.R.=14.7; p=0.002), do que os seus pares mais bem condicionados. Menores níveis de capacidade aeróbica também foram associados com o diagnostico de CCL (O.R=4.5; p=0.05), entretanto apenas após controle por idade, escolaridade e sexo. Na amostra total (N=93) houve uma associação entre a capacidade aeróbica e o MEEM (R2=0.35; p<0.001) depois de controlado pelas variáveis confundidoras. Conclusão: Idosos que se encontram dentro da classificação de risco de perda funcional medida através do teste de STEP possuem maiores chances de desenvolverem CCL, Alzheimer leve e moderado mesmo após controle por idade, sexo e escolaridade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. Aerobic capacity declines significantly throughout life, beginning at the age of 30 years and accelerating from 60 years, where a decline of 17% per decade is expected thereafter. Objective: To investigate the association between aerobic capacity and a diagnosis of mild cognitive impairment (MCI), mild AD or moderate AD in older adults, considering the risk classification of functional loss of the Step test. Methods: In this cross-sectional study, 93 patients (age >60 years) were evaluated (Healthy=36; MCI=18, AD=39). The step test was used to assess aerobic capacity, while overall cognitive status was measured using the MMSE. The groups were divided according to the risk classifications of functional loss into below or above the standard cut-off point for aerobic capacity. Results: Subjects in the functional loss risk group were approximately ten to fourteen times more likely to be diagnosed with mild (OR:10.7; p=0.001) or moderate (OR.=14.7; p=0.002) AD than their fitter counterparts. Low aerobic fitness was also associated with the MCI condition (OR=4.5; p=0.05), but only after controlling for educational level, age and sex. In the overall sample (N=93), there was an association between aerobic capacity and MMSE performance (R2=0.35; p<0.001) after controlling for confounding variables. Conclusion: low aerobic capacity was associated with cognitive decline, and older adults at risk of functional loss on the STEP test had greater chance of being diagnosed with MCI or AD after controlling for age, sex and education.
  • A PRÁTICA DA RECUPERAÇÃO ENQUANTO UMA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM PARA INDIVÍDUOS COM SÍNDROME DE DOWN: UM ESTUDO PRELIMINAR Original Article

    Starling, Daniela Siqueira Veloso; Moreira, Bruna Fernanda Tolentino; Jaeger, Antônio

    Resumo em Português:

    RESUMO. Lembrar materiais recentemente estudados (i.e., prática da recuperação) é melhor para a aprendizagem do que reestudar esses materiais. Objetivo: Investigar se a prática da recuperação beneficia a aprendizagem de indivíduos com síndrome de Down. Métodos: Dezoito indivíduos com síndrome de Down (idade média=21,61, DP=5,93) leram um texto enciclopédico com várias palavras-alvo. Depois de o texto ser lido duas vezes, metade das palavras-alvo (prática de recuperação) foi relembrada, e metade foi relida (reestudo). Após 48 horas, os participantes responderam a um teste de múltipla escolha incluindo todas as palavras-alvo. A inteligência dos participantes foi avaliada pelos subtestes Raciocínio matricial e Vocabulário do WASI. Resultados: O benefício da prática de recuperação para o aprendizado foi melhor quando comparado ao reestudo, embora essa diferença não tenha alcançado significância estatística. A inspeção de dados individuais sugeriu que o benefício da prática de recuperação foi melhor que o benefício do reestudo para a maioria dos participantes, independentemente do vocabulário ou capacidade de raciocínio. Conclusão: Embora mais pesquisas sejam necessárias para recomendar o uso dessa estratégia de aprendizado para essa população, os dados sugerem que a prática de recuperação pode ser uma ferramenta de ensino útil, para pelo menos parte dessa população.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. Remembering recently studied materials (i.e., retrieval practice) is more beneficial for learning than restudying these materials. Objective: To investigate whether retrieval practice benefits learning for individuals with Down syndrome. Methods: Eighteen individuals with Down syndrome (mean age=21.61 years, SD=5.93) performed a task entailing a first read of an encyclopedic text covering a series of target words. After reading the text twice, participants recalled half of the target words (retrieval practice), and reread the other half (restudy). After 48 hours, participants answered a multiple-choice test including all target words. Subsequently, WASI’s Vocabulary and Matrix reasoning subtests were administered to estimate intelligence. Results: The benefit of retrieval practice for learning was numerically greater than the benefit of restudy, although this advantage did not reach statistical significance. Inspection of individual data suggested that the benefit of retrieval practice was greater than the benefit of restudy for the majority of the participants, independently of the participants’ vocabulary or reasoning abilities. Conclusion: Although more research is needed before retrieval practice can be recommended as a learning strategy for individuals with Down syndrome, the data suggest that retrieval practice can be a useful teaching tool for at least part of this population.
  • IDOSOS INDIANOS E EXTENSÃO DE DÍGITOS: UM RELATÓRIO PRELIMINAR Original Article

    Tripathi, Ravikesh; Kumar, Keshav; Bharath, Srikala; P, Marimuthu; Rawat, Vikram Singh; Varghese, Mathew

    Resumo em Português:

    RESUMO. O teste de span de dígitos é amplamente utilizado para avaliar a atenção e a memória de trabalho. É um teste portátil, relativamente livre de cultura e frequentemente usado. No entanto, a validade cultural deste teste, particularmente na população idosa indiana, não está bem estabelecida. Objetivo: Este estudo explora a utilidade do teste de amplitude de dígitos para idosos indianos com diferentes níveis de educação. Métodos: Duzentos e cinquenta e oito idosos saudáveis ​​normais residentes na comunidade formaram a amostra deste estudo. Todos os participantes da pesquisa foram selecionados usando uma entrevista semiestruturado, MINI Screen modificado, versão indiana do Mini Mental State Examination, uma medida de atividade da vida diária e teste do span de dígitos administrados verbalmente. Resultados: Os resultados indicaram que os participantes com alto nível de escolaridade tiveram desempenho significativamente melhor do que os participantes com baixo nível de escolaridade no teste de amplitude de dígitos. Participantes com baixa escolaridade muitas vezes enfrentaram difficuldades com o teste de amplitude de dígitos e recorreram a adivinhar os dígitos. Conclusão: Nosso estudo demonstra claramente que o teste de amplitude de dígitos pode ser útil para participantes instruídos. No entanto, sua utilidade e validade ecológica são questionáveis ​​para aqueles com baixa escolaridade e letramento, requerendo pesquisas futuras.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. The digit span test is widely used to assess attention and working memory. It is a portable, relatively culture-free and frequently used test. However, the cultural validity of this test, particularly in the Indian older population, is not well established. Objective: This study explores the usefulness of the digit span test for Indian older adults with different levels of education. Methods: Two hundred and fifty-eight community-dwelling healthy normal older adults formed the sample of this study. All study participants were screened using a semi-structured interview schedule, the modified MINI Screen, the Indian version of the Mini-Mental State Examination, a measure of activities of daily living and the digit span test administered verbally. Results: The results indicated that participants with higher educational level performed significantly better than low-educated participants on the digit span test. Participants with low education often struggled with the digit span test and resorted to guessing the digits. Conclusion: Our study clearly demonstrates that the digit span test can be useful for educated participants. However, its usefulness and ecological validity is questionable for those with low education and low literacy, warranting future research.
  • A QUEDA EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS COM E SEM DECLÍNIO COGNITIVO: ESTUDO DE ALGUNS FATORES Original Article

    Baixinho, Cristina Lavareda; Dixe, Maria dos Anjos; Madeira, Carla; Alves, Sílvia; Henriques, Maria Adriana

    Resumo em Português:

    RESUMO. As quedas nas instituições de longa permanência para idosos apresentam uma elevada prevalência, contribuindo para a deterioração física e mental dos idosos institucionalizados. Objetivo: Determinar a prevalência de quedas nos idosos institucionalizados com e sem declínio cognitivo; caracterizar as práticas e comportamentos dos idosos com e sem declínio cognitivo na gestão do risco de queda e relacionar com alguns fatores. Métodos: Este estudo correlacional foi realizado numa amostra de 204 idosos institucionalizados (50% com declínio cognitivo). Resultados: Os idosos com declínio (40,2%) caíram menos que os que não tem declínio (42,2%) cognitivo (p>0,05). As práticas e comportamentos de segurança são melhores nos idosos com declínio (p<0,05). O maior percentual de idosos com declínio que caem consomem benzodiazepinas (65,9%), o mesmo não se verificando com os idosos sem declínio (32,2%). Verificamos que 81,4% dos idosos sem declínio e 43,9% dos idosos com declínio que caem apresentam perfomance no Timed Up and Go Test superior a 12 segundos tendo as diferenças significado estatístico em ambos os grupos de idosos. Conclusão: Os dados contribuem para um melhor conhecimento dos fatores de risco na génese da queda e das práticas e comportamentos dos idosos com e sem declínio para manterem a sua segurança no autocuidado e a acessibilidade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. Falls in long-stay institutions for elderly people have a high prevalence, contributing to the physical and mental deterioration of institutionalized elderly. Objective: To determine the prevalence of falls among institutionalized elderly with and without cognitive decline, and to characterize the practices and behaviors of those with and without cognitive decline in managing fall risks, and relate them to some factors. Methods: The present correlational study was carried out with a sample of 204 institutionalized elderly, 50% of whom had cognitive decline. Results: The elderly with cognitive decline (40.2%) fell less often than those who did not have cognitive decline (42.2%) (p>0.05). Safety practices and behaviors were better in the elderly with cognitive decline (p<0.05). Most of the elderly with cognitive decline who fell took benzodiazepines (65.9%), in contrast with those without cognitive decline (32.2%). It was observed that 81.4% of the elderly without cognitive decline and 43.9% of those with cognitive decline who fell had a performance of over 12 seconds on the Timed Up and Go Test, where differences reached statistical significance in both groups of elderly. Conclusion: Data collected in the present study further the knowledge on risk factors in the genesis of falls and on the behavior of elderly with and without cognitive decline in maintaining their safety in self-care and accessibility.
  • VERSÃO ABREVIADA DA ZARIT BURDEN INTERVIEW PARA AVALIAÇÃO DE SOBRECARGA EM IDOSOS CUIDADORES Original Article

    Gratão, Aline Cristina Martins; Brigola, Allan Gustavo; Ottaviani, Ana Carolina; Luchesi, Bruna Moretti; Souza, Érica Nestor; Rossetti, Estefani Serafim; Oliveira, Nathalia Alves de; Terassi, Marielli; Pavarini, Sofia Cristina Iost

    Resumo em Português:

    RESUMO. O grau de sobrecarga relacionado às demandas do cuidado diário ao idoso dependente é uma importante medida a ser avaliada por influenciar de modo negativo na saúde física e psicológica do cuidador. Objetivo: Analisar a validade da Zarit Burden Interview versão 12 itens (ZBI-12) em idosos cuidadores de idosos da comunidade e sugerir nota de corte de acordo com quartis. Métodos: Foram avaliados 341 idosos cuidadores (M=69,6±7,1 anos; 76,8% feminino) cadastrados na Estratégia Saúde da Família utilizando a ZBI-12. Adicionalmente, foram realizadas avaliações de estresse (Escala de Estresse Percebido [PSS]) e de sintomas depressivos (Escala de Depressão Geriátrica [GDS]) no idoso cuidador, e avaliada a dependência dos idosos receptores de cuidado (Escala de Atividades da Vida Diária de Lawton e Brody [L&B]). Resultados: As análises por alfa de Cronbach mostraram consistência interna de α=0.81. Foi encontrada correlação entre todos os itens da ZBI-12 e do escore geral com os escores de PSS (r=0,53; p<0,01), GDS (r=0,43; p<0,01) e L&B (r= -0,23; p<0,01). Especificamente, a PSS obteve associação mais estreita com o escore da ZBI-12, se mostrando o padrão-referência. Considerando a divisão por quartil da PSS, para os cuidadores mais estressados, sugere-se nota de corte de 13 pontos na ZBI-12 para rastreio da sobrecarga em idosos cuidadores da comunidade em geral. Conclusão: A ZBI-12 apresentou boa consistência interna e pode ser considerada válida nessa população. Espera-se que o instrumento auxilie na avaliação da sobrecarga na prática clínica e na pesquisa e se torne uma alternativa de aplicação rápida e eficiente no rastreio de sobrecarga entre cuidadores mais velhos na comunidade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT. The degree of burden related to the demands of daily care provided to a dependent older adult is important to evaluate due to the negative influence exerted on caregivers’ physical and psychological health. Objective: To analyze the validity of the 12-item version of the Zarit Burden Interview administered to older caregivers of community-dwelling older dependent individuals and suggest a cut-off score based on quartiles. Methods: Three hundred and forty-one older caregivers (mean age: 69.6±7.1 years; 76.8% women) registered with primary healthcare centers were evaluated using the ZBI-12. Additional evaluations addressed stress (Perceived Stress Scale [PSS]), depressive symptoms (Geriatric Depression Scale [GDS]) in the older caregivers and the degree of dependence of the older care recipients (Lawton and Brody [L&B]). Results: Cronbach’s alpha demonstrated very good internal consistency (α=0.81). Correlations were found between all ZBI-12 items and overall score on the PSS (r=0.53; p<0.01). GDS (r=0.43; p<0.01) and L&B (r= -0.23; p<0.01) scale scores. The PSS demonstrated the strongest correlation with ZBI-12 score and proved to be the standard reference. Based on caregivers with a higher degree of stress considering the PSS score quartiles, a cut-off score of 13 points on the ZBI-12 is suggested for screening burden in community-dwelling older caregivers, but should not be assumed as normative data. Conclusion: The ZBI-12 can be considered valid for evaluation of burden in clinical practice and research as a fast, efficient option for screening burden among older caregivers of community-dwelling older adults.
  • Fragilidade e dor numa enfermaria de medicina interna Letter

    Almeida, Raquel Sousa; Pinto, Maria João; Costa, João Matos
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