Acessibilidade / Reportar erro

Cephalometric evaluation of the effects of the Twin Block appliance in subjects with Class II, Division 1 malocclusion amongst different cervical vertebral maturation stages

RESUMO

Objetivo:

avaliar as alterações em variáveis cefalométricas esqueléticas, dentoalveolares e do perfil tegumentar, induzidas pelo aparelho Twin Block de Clark (TBC), em pacientes com má oclusão de Classe II, divisão 1, e comparar as alterações nos diferentes estágios de maturação das vértebras cervicais.

Métodos:

telerradiografias laterais pré- e pós-tratamento de 53 pacientes com má oclusão de Classe II, divisão 1, foram comparadas às telerradiografias de 60 pacientes controle, para avaliar as alterações esqueléticas, dentoalveolares e no perfil tegumentar. A maturação esquelética foi avaliada de acordo com os estágios de maturação das vértebras cervicais. As alterações médias e as diferenças entre o pré- e o pós-tratamento (T2 - T1) foram comparadas por meio do teste de postos sinalizados de Wilcoxon e do teste U de Mann-Whitney, respectivamente. Foram realizadas comparações intergrupos para os diferentes estágios de maturação das vértebras cervicais, por meio do teste de Kruskal-Wallis e teste U de Mann-Whitney (p ≤ 0,05).

Resultados:

em comparação aos pacientes do grupo controle, constatou-se que houve uma redução significativa do ângulo ANB (p < 0,001), em virtude de alterações no ângulo SNB nos estágios CS2 e CS3 (p < 0,001), e nos ângulos SNA (p < 0,001) e SNB (p = 0,016) no estágio CS4. Houve um aumento significativo do ângulo GoGn-SN nos estágios CS2 (p = 0,007) e CS4 (p = 0,024), e um aumento em Co-Gn e Go-Gn em todos os estágios de maturação das vértebras cervicais (p < 0,05). Houve redução significativa em U1-SN e um aumento do IMPA em todos os estágios de maturação das vértebras cervicais (p < 0,05). Houve retração significativa do lábio superior em CS3 (p = 0,001), protrusão do lábio inferior em CS2 (p = 0,005), aumento do ângulo nasolabial em CS4 (p = 0,006) e do ângulo Z em CS3 (p = 0,016), além de redução do ângulo H em CS2 (p = 0,013) e CS3 (p = 0,002). Quando as diferenças médias entre pré- e pós-tratamento foram comparadas entre os diferentes estágios de maturação das vértebras cervicais, foram identificadas diferenças significativas para os ângulos SNA, SNB e UI-SN, assim como para o overjet.

Conclusões:

o uso do aparelho Twin-Block, associado ao crescimento craniofacial normal, melhora a estética facial em pacientes com má oclusão de Classe II, divisão 1, por meio de alterações nas estruturas esqueléticas e dentoalveolares subjacentes. Esse crescimento mandibular mais favorável pode ocorrer durante qualquer um dos estágios de maturação das vértebras cervicais, com um efeito mais acentuado durante o estágio CS3.

Palavras-chave:
Twin Block; Má oclusão de Classe II, divisão 1; Maturação das vértebras cervicais

Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br