Acessibilidade / Reportar erro

Um novo QUALIS para o Dental Press Journal of Orthodontics

“A primeira qualidade de um comandante é a cabeça fria para receber uma impressão correta dos fatos. Não deve deixar-se confundir, quer por boas quer por más notícias.” Napoleão Bonaparte, imperador francês

Na última avaliação do QUALIS, divulgada no fim de 2016, o Dental Press Journal of Orthodontics (DPJO) foi reclassificado do estrato B3 para o B2 pela comissão de avaliação de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC). Uma ótima notícia para o principal periódico científico da Ortodontia na América Latina.

O QUALIS-CAPES é um sistema usado para classificar um periódico que tenha publicado artigos científicos de algum programa de pós-graduação brasileiro. A classificação é realizada por áreas de avaliação, segundo critérios predefinidos, e atualizada periodicamente. As revistas científicas são enquadradas em estratos indicativos da sua qualidade: A1, o mais elevado; A2, B1, B2, B3, B4, B5, C, com peso zero11. CAPES. Classificação da produção intelectual. 2014 [Acesso em: 10 Jan. 2017]. Disponível em: http://www.capes.gov.br/avaliacao/instrumentos-de-apoio/classificacao-da-producao-intelectual
http://www.capes.gov.br/avaliacao/instru...
. Cada área de conhecimento possui algumas especificidades e critérios para a classificação dos periódicos; porém; a essência do sistema é o fator de impacto do periódico - um índice que mensura o número médio de citações dos artigos publicados em um determinado periódico.

Em junho de 2016, foram publicados os dados referentes às citações realizadas no ano de 2015. O DPJO - indexado na base SCImago, da Scopus -, obteve um cites per doc de 0,44, um aumento de três vezes em comparação ao ano anterior22. Normando D. Science and impact: the challenge faced by Dental Press Journal of Orthodontics. Dental Press J Orthod. 2016 July-Aug;21(4):12-3.. O reflexo no sistema de classificação da CAPES foi o reenquadramento desse periódico em um QUALIS melhor. Quando um periódico assume um estrato mais alto no QUALIS-CAPES, os pesquisadores brasileiros passam a priorizá-lo para a submissão de seus estudos. O efeito é uma cascata: mais artigos, melhor seleção, melhor impacto dos estudos publicados e, consequentemente, melhor fator de impacto do periódico.

A maioria dos programas de pós-graduação brasileiros publicou artigos científicos no Dental Press Journal of Orthodontics entre 2013 e 201633. Normando D. Dental Press Journal of Orthodontics and QUALIS. Dental Press J Orthod. 2015 Sept-Oct;20(5):12-3.. Portanto, o DPJO contribui para a manutenção dos professores de todas as especialidades - mas principalmente da Ortodontia - nos mais diversos programas de pós-graduação. O seu crescimento permitirá uma maior participação dos professores dessa especialidade nos programas que ainda não a possuem, contribuindo para a diversificação da pós-graduação brasileira e incrementando a necessária multidisciplinaridade da produção científica, tão importante para aumentarmos o impacto da ciência odontológica brasileira.

Entretanto, o QUALIS 2015 trouxe outras boas notícias para a Ortodontia brasileira, visto que muitos periódicos da especialidade apontaram um crescimento, o que favorece, principalmente, os professores dessa especialidade, no cenário da pós-graduação brasileira. Ao passo que o DPJO subiu do B3 para o B2 (assim como o Australian Orthodontics Journal), o European Journal of Orthodontics passou de B2 para B1. Outros periódicos que não apareciam no sistema de classificação foram incluídos, a maioria no estrato B3. Outro fato importante é que nenhum periódico da especialidade recebeu uma classificação pior do que a dos anos anteriores. Esses dados ratificam o crescimento do fator de impacto da Ortodontia no cenário científico mundial e da Ortodontia brasileira dentro da Ortodontia mundial44. Normando D. The Brazilian orthodontic storm. Dental Press J Orthod. 2016 May-June;21(3):13-4..

David Normando

REFERENCES

  • 1
    CAPES. Classificação da produção intelectual. 2014 [Acesso em: 10 Jan. 2017]. Disponível em: http://www.capes.gov.br/avaliacao/instrumentos-de-apoio/classificacao-da-producao-intelectual
    » http://www.capes.gov.br/avaliacao/instrumentos-de-apoio/classificacao-da-producao-intelectual
  • 2
    Normando D. Science and impact: the challenge faced by Dental Press Journal of Orthodontics. Dental Press J Orthod. 2016 July-Aug;21(4):12-3.
  • 3
    Normando D. Dental Press Journal of Orthodontics and QUALIS. Dental Press J Orthod. 2015 Sept-Oct;20(5):12-3.
  • 4
    Normando D. The Brazilian orthodontic storm. Dental Press J Orthod. 2016 May-June;21(3):13-4.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Feb 2017
Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br