Acessibilidade / Reportar erro

Supernumerary teeth in patients with cleft lip and palate: the tooth germs do not separate

RESUMO

Introdução:

Os dentes extranumerários nas fissuras labiopalatinas não são resultado da divisão dos germes normais antes da formação do tecido duro. A odontogênese dos decíduos e permanentes inicia-se depois de formada a face, com ou sem fissuras.

Discussão:

A hipótese mais plausível para compreender a presença dos dentes extranumerários em um ou nos dois lados da fissura labiopalatina é a hiperatividade da lâmina dentária em suas paredes. Essa hiperatividade, com formação de mais germes dentários, deve ser atribuída aos mediadores e genes relacionados à formação dos dentes, sob forte influência de fatores epigenéticos locais, cujo ambiente de desenvolvimento foi afetado pela presença da fissura.

Conclusão:

Os conceitos atuais da embriologia não fundamentam mais a fusão de processos embrionários para a formação da face, e sim o nivelamento dos sulcos entre eles. Todos os dentes humanos têm uma dupla origem embrionária, pois se compõem de ectoderma e mesênquima/ectomesênquima, mas isso não facilita sua duplicação para formar dentes extranumerários.

Palavras-chave:
Dente extranumerário; Hiperdontia; Dente supranumerário; Fissuras labiopalatinas

Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br