Acessibilidade / Reportar erro

Os anos seguintes

EDITORIAL

Os anos seguintes

Se quiseres um ano de prosperidade, cultives trigo.

Se quiseres dez anos de prosperidade, cultives árvores.

Se quiseres cem anos de prosperidade, cultives pessoas.

(Provérbio chinês)

Quando iniciamos um novo ano, é fato comum repensarmos ações. O intuito é buscar melhorias no porvir. O Dental Press Journal of Orthodontics completará 18 anos de existência profícua no segundo semestre de 2013. Enquanto aguardamos a maioridade, iniciamos o segundo ano no controle da navegação desse importante veículo de difusão da ciência ortodôntica. É tempo de repensar condutas e o cultivo talhado em busca da prosperidade do trigo.

Ladeado de competentes colegas - de início -, transformados em amigos ao longo do enfrentamento virtuoso e fidedigno dos desafios, estabelecemos metas que estão sendo cumpridas com afinco. Uma delas foi a promoção de uma maior celeridade no processo de revisão e de publicação dos artigos. Atualmente, o DPJO aceita um em cada quatro artigos submetidos. Esse nível foi estabelecido no início do nosso trabalho com a finalidade de ajustar o fluxo dos artigos1. Entre os artigos que recebem a chancela "aceito", temos despendido 118 dias, em média, entre a data da submissão e a decisão final. A taxa de aceite e o tempo de avaliação são semelhantes aos das principais revistas da especialidade.

Temos como filosofia que a resposta negativa deve ser dada o mais rápida possível. Enquanto entre a submissão e a recusa o tempo médio é de apenas três semanas, cerca da metade desses artigos recebe parecer imediato, em menos de uma semana. São artigos que trazem poucas informações originais, contribuindo de forma pouco significativa com o avanço do conhecimento científico na Ortodontia. Entre eles, incluem-se, principalmente, casos clínicos que replicam condutas clínicas já bem difundidas na literatura e ensaios laboratoriais não originais. Aqueles que passam por esse crivo inicial e seguem para uma análise mais profunda dos revisores levam um percurso mais longo, de dois meses em média, até a negativa final. O resultado, geralmente, é a informação de que, enquanto a concepção do estudo poderia render prosperidade, o método de cultivo no qual o trigo foi plantado prejudicou uma boa colheita.

Além da aceleração no processo de submissão, temos trabalhado para reduzir o tempo entre o aceite e a publicação. Ao final de 2011 esse tempo era de três anos; atualmente ronda dois anos, em média. As nossas projeções estabelecem que os artigos submetidos em 2013 sejam publicados em até 12 meses após o aceite final. Uma rotina comum a um periódico que chega à maioridade e que deseja transpassar as décadas em busca da preservação da excelência estampada na imagem de uma árvore forte, símbolo da prosperidade de décadas no provérbio em epígrafe. A árvore cresce frondosa e, agora, ancorada pelo selo ABOR. É com grande satisfação que, a partir desse número, o DPJO passa a ser o órgão oficial de divulgação científica da Associação Brasileira de Ortodontia.

Na aproximação dessa maioridade, eu gostaria, em nome da Dental Press, de expressar minha gratidão para toda essa gente envolvida no sucesso contínuo do Dental Press Journal of Orthodontics. É com enorme prazer que agradeço aos funcionários da editora, aos autores, aos nossos revisores e a todo corpo editorial, por dedicaram seu precioso tempo à construção da qualidade da ciência que publicamos. Aos nossos leitores, o DPJO espera continuar promovendo a divulgação dos avanços da Ortodontia com a responsabilidade e credibilidade que os permitam conduzir tratamentos ortodônticos que gerem grande prosperidade em seu dia a dia, trigo a trigo, árvore a árvore, em sorrisos encantados por pessoas. Afinal, em desalinho com Woody Allen, que mundo poderia ser maravilhoso, se não fossem as pessoas?

David Normando

Editor-chefe (davidnormando@hotmail.com)

REFERÊNCIAS

  • 1. Normando D. Optimizing time and space. Dental Press J Orthod. 2012;17(2):6.
  • The following years

    If you want a year of prosperity, grow grain.
    If you want ten years of prosperity, grow trees.
    If you want a hundred years of prosperity, grow people.
    (Chinese Proverb)
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      15 Maio 2013
    • Data do Fascículo
      Fev 2013
    Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
    E-mail: artigos@dentalpress.com.br