Acessibilidade / Reportar erro

Evaluation of facial pleasantness in patients with complete and unilateral cleft lip and palate rehabilitated and submitted to orofacial harmonization

RESUMO

Objetivo:

O objetivo do presente estudo caso-controle prospectivo foi avaliar a agradabilidade facial de pacientes com fissura labiopalatina completa e unilateral ao final da reabilitação interdisciplinar, submetidos a preenchimentos faciais à base de ácido hialurônico.

Métodos:

O grupo de estudo foi composto por 18 indivíduos com fissura labiopalatina unilateral completa, com idade entre 18 e 40 anos (média de 29 anos), de ambos os sexos. Os pacientes apresentavam perfil côncavo com deficiência maxilar leve a moderada, com tratamento ortodôntico concluído e realizado por meio de compensações dentoalveolares sem cirurgia ortognática. Os participantes foram submetidos a procedimentos de preenchimento facial com ácido hialurônico (AH) no terço médio da face, implantado por um único operador. Fotografias padrão em norma frontal em repouso, perfil direito em repouso e perfil esquerdo em repouso foram obtidas de cada paciente nos seguintes tempos operatórios: (T1) pré-preenchimento e (T2) um mês pós-preenchimento. As fotografias em T1 e T2 foram inseridas aleatoriamente em uma página de um álbum virtual. Uma escala Likert de 5 pontos foi utilizada para avaliar a agradabilidade facial. As fotografias foram avaliadas por dois grupos de avaliadores formados por 18 indivíduos com fissura labiopalatina (GFLP=18) e 18 ortodontistas com experiência no tratamento de fissuras (GO=18). Para comparação entre as fases T1 e T2, e entre avaliadores com fissura labiopalatina e ortodontistas, foi utilizado o teste de Wilcoxon (p<0,05).

Resultados:

As pessoas com fissura labiopalatina avaliaram seu rosto como mais agradável após o preenchimento do terço médio da face. Já na percepção do ortodontista, a agradabilidade facial permaneceu semelhante após o procedimento de preenchimento facial.

Conclusões:

O preenchimento do terço médio da face em pacientes com fissura labiopalatina tratados sem cirurgia ortognática aumentou a agradabilidade da face na opinião dos leigos com fissura labiopalatina.

Palavras-chave:
Fissura labiopalatina; Ácido hialurônico; Preenchimento dérmico; Agradabilidade facial

Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br