The use of three-dimensional cephalometric references in dentoskeletal symmetry diagnosis

Olavo Cesar Lyra Porto Jairo Curado de Freitas Ana Helena Gonçalves de Alencar Carlos Estrela Sobre os autores

OBJETIVO:

o objetivo deste estudo é avaliar a simetria dentoesqueléticas em imagens de tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) de indivíduos brasileiros com má oclusão Classe I de Angle.

MÉTODOS:

quarenta e sete pacientes (22 meninas e 25 meninos), com idades entre 11 e 16 anos (14 anos, em média), foram atendidos em um serviço de radiologia privado. Todas as imagens de TCFC foram adquiridas a partir de janeiro de 2009 a dezembro de 2010. Medições cefalométricas foram realizadas por reconstruções multiplanares (axial, coronal e sagital) usando o VistaDent 3D Pro 2.0 ( Dentsply GAC, Nova Iorque, EUA). O desvio-padrão mínimo, máximo e a média foram descritos em tabelas, e o teste t de Student foi utilizado para definir significância estatística (p < 0,05).

RESULTADOS:

os dados foram homogêneos e as diferenças entre os lados direito e esquerdo não foram significativas.

CONCLUSÕES:

as medidas cefalométricas de indivíduos brasileiros com má oclusão Classe I de Angle podem ser usadas para definir a simetria facial e referências de padrão tridimensional, que podem ser úteis para o planejamento ortodôntico e cirúrgico.

Assimetria facial; Imagem tridimensional; Tomografia computadorizada de feixe cônico


Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br