Acessibilidade / Reportar erro

Web-based evaluation of experts' opinions on impacted maxillary canines forced eruption using CBCT

OBJETIVO:

o presente estudo tem o objetivo de avaliar, de acordo com a opinião de ortodontistas experientes, a dificuldade de se realizar a erupção forçada de caninos superiores impactados, com base em informações fornecidas por tomografia computadorizada de feixe cônico. O objetivo específico foi identificar os fatores mais importantes relacionados a essa opção de tratamento.

MÉTODOS:

com base em uma revisão meticulosa da literatura sobre caninos superiores impactados, selecionamos os dez principais fatores utilizados para avaliar a dificuldade em tratar dentes impactados. Trinta e seis pacientes, com um total de 50 caninos superiores impactados, foram avaliados. As variáveis para cada dente impactado foram obtidas utilizando o programa Dolphin 3D. Dez ortodontistas avaliaram as radiografias referentes aos dentes selecionados e opinaram sobre a dificuldade em alinhar dentes impactados. O grau de dificuldade foi denominado Grau de Dificuldade Subjetivo (GDS). A relação entre o valor médio de GDS de cada dente e as variáveis obtidas foi analisada por regressão linear.

RESULTADOS:

o valor médio de GDS foi de 6,45 ± 1,22, para todos os dentes. A regressão linear gerou um alto coeficiente de relação entre o valor médio de GDS e as variáveis idade, dilaceração, altura vertical, angulação e sobreposição horizontal (p < 0,05).

CONCLUSÃO:

de acordo com a opinião de ortodontistas experientes, para prever a dificuldade em se realizar a erupção forçada de caninos superiores impactados, as variáveis idade, dilaceração, angulação, sobreposição e distância vertical do plano oclusal são as mais importantes.

Canino; Tomografia computadorizada de feixe cônico; Erupção ectópica de dente; Internet


Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br