Accessibility / Report Error
Este documento está relacionado com:

Cleansing orthodontic brackets with air-powder polishing: effects on frictional force and degree of debris

Brisa dos Santos Leite Nathalia Carolina Fernandes Fagundes Mônica Lídia Castro Aragón Carmen Gilda Barroso Tavares Dias David Normando Sobre os autores

RESUMO

Introdução:

o acúmulo de detritos na interface braquete-arco pode influenciar no atrito, mas a limpeza dos braquetes usando jatos de bicarbonato de sódio pode interferir nesse processo.

Objetivo:

o objetivo desse estudo foi avaliar a força de atrito e a quantidade de detritos remanescentes em braquetes ortodônticos submetidos à profilaxia com jatos de bicarbonato de sódio.

Material e Métodos:

avaliou-se, ao final do tratamento ortodôntico, a força de atrito e o acúmulo de detritos na superfície de 28 braquetes de pré-molares. Em uma hemiarcada, os braquetes foram jateados com bicarbonato de sódio (n = 14) por 5 segundos, enquanto a hemiarcada contralateral serviu de controle (n = 14). Foram realizados ensaios mecânicos de atrito e análise imagiológica dos braquetes de ambas as hemiarcadas, a jateada e a controle. O teste de Wilcoxon foi utilizado para a análise comparativa entre as hemiarcadas, com p < 0,05.

Resultados:

os braquetes submetidos à limpeza com jatos de bicarbonato de sódio apresentaram menor atrito (mediana = 1,27N), quando comparados aos do lado controle (mediana = 4,52N) (p < 0,01). A análise imagiológica demonstrou que o grupo controle apresentou maior acúmulo de detritos (mediana = 2,0), em comparação ao grupo que recebeu profilaxia com jatos de bicarbonato (mediana = 0,5) (p < 0,05).

Conclusão:

a limpeza dos braquetes ortodônticos por meio do jateamento com bicarbonato de sódio reduz significativamente o acúmulo de detritos na superfície deles, bem como os níveis de atrito observados durante a mecânica de deslizamento.

Palavras chave:
Braquetes ortodônticos; Atrito; Profilaxia dentária.

Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br