Acessibilidade / Reportar erro

Evaluation of antibacterial properties and shear bond strength of orthodontic composites containing silver nanoparticles, titanium dioxide nanoparticles and fluoride: An in vitro study

RESUMO

Objetivo:

O objetivo do presente estudo foi determinar a eficácia das propriedades antibacterianas de compósitos contendo nanopartículas de prata (Ag NPs) ou nanopartículas de dióxido de titânio (TiO2 NPs) e de um compósito com liberação de flúor, contra as bactérias Streptococcus mutans e Lactobacillus acidophilus e, também, avaliar o efeito na resistência ao cisalhamento (RC) desses compósitos modificados com nanopartículas.

Métodos:

Os compósitos ortodônticos foram modificados pela adição de 1% p/p de Ag NPs e 1% p/p de TiO2 NPs. Discos de compósito foram preparados para avaliar as propriedades antibacterianas desses grupos contra as bactérias Streptococcus mutans e Lactobacillus acidophilus, usando três testes antibacterianos diferentes: teste de disco-difusão em ágar, teste de inibição da formação de biofilme e teste de componentes eluídos. Para avaliar a resistência ao cisalhamento dos compósitos, 80 pré-molares extraídos foram coletados e divididos em quatro grupos, contendo 20 dentes cada. Foram utilizados braquetes Edgewise pré-ajustados de aço inoxidável para colagem nos dentes usando as resinas modificadas. A RC desses compósitos modificados foi comparada à dos grupos controle, usando uma máquina universal de testes.

Resultados:

Os discos de compósito contendo as nanopartículas e flúor foram capazes de produzir halos de inibição de crescimento para todos os tipos de bactérias. Os resultados do teste de inibição do biofilme mostraram que houve uma redução na contagem de bactérias em relação ao grupo controle. Diferenças significativas na RC foram observadas entre todos os grupos.

Conclusão:

A atividade antibacteriana dos compósitos ortodônticos modificados com nanopartículas de Ag e TiO2 foi significativa, quando comparada ao compósito convencional e ao compósito com flúor. O grupo controle apresentou a maior RC, seguido pelos grupos Flúor, Titânio e Prata, com diferença estatisticamente significativa nos valores médios da RC entre todos os grupos.

Palavras-chave:
Nanopartículas metálicas; Nanocompósito; Atividade antimicrobiana; Força de cisalhamento

Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br