Acessibilidade / Reportar erro

MEDLINE: um reconhecimento internacional à evolução da ciência ortodôntica brasileira

EDITORIAL

MEDLINE - um reconhecimento internacional à evolução da ciência ortodôntica brasileira

Porque eu só preciso de pés livres, de mãos dadas, e de olhos bem abertos.

(Guimarães Rosa)

O crescimento da produção científica tem exigido a indexação dos periódicos em bases de dados, com o objetivo de tornar a informação visível à comunidade clínica e científica, de forma rápida e sistemática. O principal objetivo de um serviço de indexação é assegurar o acesso a qualquer documento ou informação, no momento em que um usuário busca determinado assunto em sistemas de informação ou bases de dados.

Para uma revista, a indexação nessas bases de dados significa o reconhecimento do mérito, aval à qualidade dos artigos publicados. Assim, todo periódico científico precisa reunir, entre outras características, visibilidade e acessibilidade, ambas facilitadas com essa indexação.

Todos somos testemunhos da evolução da Ortodontia brasileira nas últimas décadas. Largamos a alcunha de meros consumidores de conhecimento para assumir o posto de um dos países com maior produção científica na Ortodontia mundial. Premiações clínicas e científicas permeiam a nossa rotina e vêm ratificando o nosso caminhar evolutivo. A despeito da erupção vulcânica da nossa especialidade, o processo de produção editorial sempre foi visto com certa desconfiança. Seríamos, realmente, capazes de produzir e manter uma revista ortodôntica com qualidade semelhante à dos periódicos internacionais que utilizamos como escada para a nossa ascensão científica?

A equipe que produz o Dental Press Journal of Orthodontics sempre acreditou que sim. E vem, durante quase 18 anos, trabalhando incansavelmente para aproximar esse periódico ao sucesso da nossa, já consolidada, Ortodontia. Assim, é com grande alegria que anunciamos* * Ficam aqui registrados meus agradecimentos ao produtor editorial da Dental Press, Carlos Alexandre Venancio, pelo texto publicado no portal www.dentalpress.com.br, quando recebemos a notícia da efetiva indexação na MEDLINE/PubMed. o Dental Press Journal of Orthodontics como integrante do acervo da MEDLINE/PubMed, a mais importante base de dados com informações das ciências da saúde. Trata-se de um serviço da Biblioteca Nacional de Medicina americana (NLM) que provê acesso a mais de 22 milhões de citações bibliográficas catalogadas desde meados de 1960. Nós, agora, podemos ser acessados por meio do endereço:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog/101532240.

Os editores da Dental Press sabiam, desde o seu primeiro volume, em 1996, que o papel das revistas científicas é comunicar e tornar públicos o debate e o avanço da ciência, ora sendo protagonistas das rupturas de paradigmas, ora responsáveis pela difusão de novas práticas clínicas. Tem sido assim desde que surgiram as primeiras publicações, inicialmente com o periódico francês Journal dês Sçavans, em 1665, e com o Philosophical Transactions of the Royal Society of London, pouco tempo depois.

Não se deve esquecer que as bases de dados fazem avaliações frequentes, o que nos obriga a manter critérios e qualidade, sob risco de exclusão. Portanto, polir os critérios para a aceitação de artigos e o controle inexorável dos princípios éticos é, mais do que nunca, tarefa essencial. Por esse motivo, a representatividade dos periódicos nacionais em bases de dados internacionais continua sendo baixa. Vale citar que há ainda poucas revistas brasileiras indexadas na MEDLINE/ PubMed e no ISI, e as que lá estão obtiveram reconhecimento nacional e do exterior, e retorno em forma de mais e melhores artigos. Ademais, nossa ciência é um iceberg, no qual a fração visível, acima da lâmina d'água, representa a produção científica indexada em bases de dados internacionais.

Por isso, assino esse editorial com os pés livres, olhos bem abertos e uma dezena de mãos entrelaçadas, na tentativa de agradecer a todos os demais editores-adjuntos, ex-editores, autores, revisores e funcionários da editora Dental Press que, nesses anos, colaboraram, incansavelmente, para que o Dental Press Journal of Orthodontics pudesse - cumprindo seus objetivos mais primordiais desde o seu lançamento - chegar a essa indexação internacional. De fato, mais uma nova vitória da competência da Ortodontia brasileira.

David Normando - editor-chefe

(davidnormando@hotmail.com)

  • *
    Ficam aqui registrados meus agradecimentos ao produtor editorial da Dental Press, Carlos Alexandre Venancio, pelo texto publicado no portal www.dentalpress.com.br, quando recebemos a notícia da efetiva indexação na MEDLINE/PubMed.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      03 Dez 2013
    • Data do Fascículo
      Ago 2013
    Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
    E-mail: artigos@dentalpress.com.br