Accessibility / Report Error

Cephalometric norms and esthetic profile preference for the Japanese: a systematic review

Resumo

Objetivo:

determinar os padrões cefalométricos e a preferência estética do perfil considerado agradável para a população japonesa.

Métodos:

a literatura foi pesquisada a partir das seguintes bases de dados: PubMed, Embase, Scopus e Web of Science. Os critérios iniciais de inclusão foram artigos escritos em inglês, contendo assuntos como norma cefalométrica e/ou atratividade facial em japoneses adultos; nenhuma limitação quanto ao ano de publicação foi imposta. As características da amostra, as variáveis utilizadas e como foram avaliados os padrões cefalométricos e o perfil facial deveriam ser descritos nos estudos.

Resultados:

inicialmente, foram encontrados 60 artigos. Desses, 13 resumos apresentavam os critérios iniciais de inclusão e foram selecionados. Os trabalhos foram divididos em dois grupos, sendo incluídos 7 artigos no Grupo I e 6 artigos no Grupo II, de acordo com os critérios de avaliação: cefalometria ou análise facial.

Conclusões:

os japoneses caracterizam-se por apresentar um perfil esquelético menos convexo, lábios mais protruídos, um nariz menos proeminente, o mento mais retrusivo e uma maior projeção dos incisivos inferiores e, mesmo pertencendo a um grupo racial com padrões mais homogêneos, adquiriram um gosto estético por características mais internacionalizadas de leucodermas. Sendo assim, apesar de existirem valores normativos específicos para cada grupo racial, a preferência do paciente deverá sempre ser levada em consideração para se estabelecer um plano de tratamento individualizado.

Japão; Face; Radiografia dentária; Revisão

Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br