INTRODUÇÃO: com o advento da tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC), hoje é possível avaliar quantitativamente os efeitos da expansão rápida da maxila (ERM) em todo o complexo maxilar em pacientes em crescimento.
OBJETIVO: este estudo usou imagens tridimensionais para avaliar o deslocamento das suturas circum-maxilares (frontonasal, intermaxilar, palatina mediana e palatina transversa) após a expansão rápida da maxila em crianças em crescimento.
MÉTODOS: imagens de TCFC de 25 pacientes tratados consecutivamente com ERM (10 meninos, 15 meninas) com idade média de 12,3 ± 2,6 anos foram obtidas e examinadas antes da expansão e imediatamente após a última ativação do aparelho expansor.
RESULTADOS: houve deslocamento estatisticamente significativo (p < 0,05) dos ossos da sutura frontonasal, intermaxilar, zigomaticomaxilar e palatina mediana. A alteração na angulação dos primeiros molares superiores devido à ERM também foi estatisticamente significativa. Não houve deslocamento estatisticamente significativo da sutura palatina transversa.
CONCLUSÕES: a expansão rápida da maxila resultou em deslocamentos significativos dos ossos das suturas circum-maxilares em crianças em crescimento.
Técnica de expansão palatina; Ortodontia; Tomografia computadorizada de feixe cônico; Suturas cranianas