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Dental Press Journal of Orthodontics, Volume: 28, Número: 3, Publicado: 2023
  • 3D reconstruction of lower anterior teeth from CBCT images: automatic segmentation with manual refinements Original Article

    MORELL, Gaston Federico Coutsiers; CHEN, Kevin; FLORES-MIR, Carlos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Desenvolver um método de segmentação dentária bem detalhado e reprodutível, para quando for necessário quantificar as medidas volumétricas dos dentes. Material e Métodos: Esse foi um estudo in vitro no qual incisivos inferiores e caninos de cinco pacientes foram reconstruídos em 3D por meio de um processo de segmentação automática com refinamentos manuais. Todas as imagens de TCFC foram obtidas usando tamanho de voxel de 0,3 mm. O software utilizado foi o ITK-SNAP®. Os resultados primários foram as confiabilidades intra-avaliadores e interavaliadores e os respectivos erros de medição. Resultados: A confiabilidade intra-avaliador foi excelente, com erro médio de medição de 4,16%. A confiabilidade interavaliadores foi boa, com erro médio de medição de 7,11%. A avaliação da precisão não foi possível, pois os dentes avaliados não foram extraídos. Conclusões: Embora o método descrito seja confiável, os erros nas medições volumétricas dos dentes podem se tornar significativos, dependendo da situação avaliada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To develop a well-detailed and reproducible tooth segmentation method, when quantifying tooth volumetric measurements is needed. Material and Methods: This was an in vitro study in which lower incisors and canines of five patients were 3D reconstructed by means of an automatic segmentation with manual refinements process. All the images were obtained using a 0.3-mm voxel size CBCT imaging. The software utilized was the ITK-SNAP®. The primary outcomes were the intra-rater and inter-rater reliabilities and the respective measurement errors. Results: The intra-rater reliability was excellent, with a mean measurement error of 4.16%. The inter-rater reliability was good, with a mean measurement error of 7.11%. Accuracy assessment was not possible, as the assessed teeth were not extracted. Conclusions: Although the described method is reliable, tooth volumetric error measurements may become significant, depending on the assessed situation.
  • Criteria for early diagnosis of third molar agenesis: a retrospective radiographic study Original Article

    DUMAS, Margaux; MARIANO-PEREIRA, Pedro; BUGAIGHIS, Iman; FERNANDES-RETTO, Paulo; PROENÇA, Luís

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Explorar a associação entre as idades cronológica, dentária e esquelética e o diagnóstico precoce da agenesia dos terceiros molares. Material e Métodos: Este estudo radiográfico retrospectivo compreendeu uma amostra de 282 pacientes portugueses (122 homens e 160 mulheres) que procuraram tratamento ortodôntico entre 2007 e 2018. Cada participante tinha radiografias panorâmicas e cefalométricas laterais realizadas antes e depois dos 14 anos de idade. A idade cronológica foi categorizada em três intervalos entre 11,0 e 13,11 anos de idade. A erupção completa dos quatro segundos molares foi usada como critério para determinar a idade dentária. A idade esquelética foi verificada pelo método de maturação das vértebras cervicais. O diagnóstico de agenesia de terceiros molares foi inicialmente realizado pela observação da radiografia panorâmica inicial, realizada antes dos 14 anos de idade. Posteriormente, o diagnóstico de agenesia de terceiros molares foi confirmado pela visualização da segunda radiografia panorâmica, obtida após os 14 anos de idade. A associação entre a acurácia do diagnóstico e as idades cronológica, dentária e esquelética foi avaliada por meio do teste qui-quadrado, com nível de significância de 5%. Resultados: Não foi identificada associação significativa entre idade cronológica e alterações no diagnóstico de agenesia de terceiros molares. No entanto, houve associação significativa entre agenesia de terceiro molar e idade dentária (p<0,001) e idade óssea (p=0,006). Conclusão: A erupção dos quatro segundos molares e o pico de crescimento podem ser considerados critérios para o diagnóstico precoce da agenesia do terceiro molar, enquanto a idade cronológica não é um indicador diagnóstico confiável.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To explore the association between chronological, dental and skeletal ages and early diagnosis of third molars agenesis. Material and Methods: This retrospective radiographic study comprised a sample of 282 Portuguese patients (122 males and 160 females) who sought orthodontic treatment between 2007 and 2018. Each participant had panoramic and lateral cephalometric radiographs performed before and after the age of 14 years. The chronological age was categorized into three intervals between 11.0 and 13.11 years of age. The full eruption of the four-second molars was used as a criterion in determining dental age. Skeletal age was verified by the vertebral maturation method. The diagnosis of agenesis of third molars was initially performed by observation of the initial panoramic radiography undertaken before the age of 14 years. Subsequently, the diagnosis of agenesis of third molars was confirmed by visualizing the second panoramic radiography, obtained after the age of 14 years. The association between the accuracy of the diagnosis and the chronological, dental and skeletal ages was evaluated using the chi-square test, at a 5% significance level. Results: No significant association between chronological age and alterations in the diagnosis of third molar agenesis was identified. However, there was a significant association between third molar agenesis and both dental age (p<0.001) and skeletal age (p=0.006). Conclusion: The eruption of the four-second molars and the peak of growth could be considered as criteria for early diagnosis of third molar agenesis, whereas chronological age is not a reliable diagnostic indicator.
  • Technology-enhanced simulation-based learning in orthodontic education: A scoping review Original Article

    SIPIYARUK, Kawin; KAEWSIRIRAT, Prachworrakit; SANTIWONG, Peerapong

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: Simulações aprimoradas por tecnologia parecem ser eficazes em Odontologia, pois podem ajudar os estudantes a melhorar suas competências em ambientes simulados. No entanto, a implementação dessa tecnologia na educação ortodôntica ainda não foi revisada. Objetivo: A presente revisão de escopo teve como objetivo resumir, de forma abrangente, o uso de simulações aprimoradas por tecnologia na prática ortodôntica. Métodos: Uma busca sistemática foi realizada para identificar publicações de 2000 a 2021 sobre aprendizado na educação ortodôntica baseado em simulação aprimorada por tecnologia. A busca foi realizada até setembro de 2021 para identificar artigos na Scopus, Embase, PubMed, ProQuest Dissertations & Theses Global, Google Scholar e nas listas de referências dos artigos identificados. Resultados: A busca identificou 177 artigos. Foram incluídos nessa revisão 16 artigos, com 14 simulações digitais, que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Os resultados demonstraram um uso crescente de simulações aprimoradas por tecnologia na educação ortodôntica. Elas foram projetadas em vários formatos, incluindo formato tridimensional virtual, realidade aumentada, realidade virtual, autômato, háptico e simulações baseadas em cenários. Essas simulações foram implementadas em diversas áreas da Ortodontia, incluindo diagnóstico e planejamento de tratamento, posicionamento de braquetes, procedimentos ortodônticos, identificação de pontos de referência faciais, aparelhos removíveis e traçados cefalométricos. A maioria dos artigos incluídos demonstrou o processo de desenvolvimento, sem avaliar os resultados. Seis estudos forneceram avaliações de resultados em níveis de reação ou aprendizado. Nenhum deles forneceu a avaliação em níveis de comportamento e resultados. Conclusão: Não foram geradas evidências suficientes para demonstrar a eficácia das simulações aprimoradas por tecnologia na educação ortodôntica. No entanto, simulações de alta fidelidade baseadas em computador, juntamente com pesquisas robustas de design, são necessárias para confirmar o impacto educacional na área ortodôntica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: Technology-enhanced simulations seem to be effective in dentistry, as they can support dental students to improve competencies in simulated environments. However, implementation of this technology in orthodontic education has not been reviewed. Objective: This scoping review aimed to comprehensively summarize the use of technology-enhanced simulations in orthodontic practice. Methods: A systematic search was conducted to identify literature on technology-enhanced simulation-based learning in orthodontic education published from 2000 to 2021. The search was conducted up to September 2021 to identify articles from Scopus, Embase, PubMed, ProQuest Dissertations & Theses Global, Google Scholar and the reference lists of identified articles. Results: The search identified 177 articles. Following the inclusion and exclusion criteria, 16 articles of 14 digital simulators were included in this review. The findings demonstrated an increasing use of technology-enhanced simulations in orthodontic education. They were designed in several formats, including three-dimensional virtual format, augmented reality, virtual reality, automaton, haptic, and scenario-based simulations. These simulations were implemented in varied areas of orthodontics including diagnosis and treatment planning, bracket positioning, orthodontic procedures, facial landmark, removable appliance and cephalometric tracing. Most included articles demonstrated the development process without outcome evaluation. Six studies provided outcome evaluations at reaction or learning levels. None of them provide the evaluation at behaviour and results levels. Conclusion: Insufficient evidence has been generated to demonstrate the effectiveness of technology-enhanced simulations in orthodontic education. However, high-fidelity computer-based simulations together with robust design research should be required to confirm educational impact in orthodontic education.
  • Perceived esthetics and value of clear aligner therapy systems: A survey among dental school instructors and undergraduate students Original Article

    LIVAS, Christos; PAZHMAN, Fatema Shabnam; ILBEYLI, Zeynep; PANDIS, Nikolaos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Comparar diferentes sistemas de tratamento com alinhadores transparentes (CAT), quanto à atratividade, aceitabilidade, visibilidade e disposição a pagar, por parte de alunos (primeiro e último anos) e instrutores de Odontologia. Métodos: Um questionário elaborado para coletar informações sobre preferências e intenções estéticas, em relação a sete sistemas CAT, foi distribuído para 120 alunos de graduação e instrutores do Academic Centre for Dentistry Amsterdam (ACTA). Modelos de riscos proporcionais e modelos de equação de estimação generalizada para a média da população foram usados para examinar a possível associação entre as características dos participantes, percepções estéticas e os sistemas CAT. Resultados: No geral, os sistemas CAT examinados receberam avaliações estéticas favoráveis. O nível de experiência foi significativamente associado com a disposição em pagar mais por sistemas CAT do que por aparelhos ortodônticos fixos. Não houve associação entre sexo, histórico de tratamento ortodôntico anterior, satisfação com a própria aparência dentária, potencial interesse em tratamento, visibilidade do alinhador e disposição em pagar mais. Os sistemas CAT foram significativamente associados à visibilidade percebida, aceitabilidade e atratividade dos alinhadores por alunos e instrutores. Conclusões: Os sistemas CAT foram considerados, em grande parte, atraentes e aceitáveis para tratamentos futuros pelos instrutores e alunos do curso de Odontologia. A disposição em pagar mais pelos sistemas CAT foi significativamente associada ao nível de especialização, com os instrutores parecendo mais relutantes em pagar mais pelo CAT.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To investigate the attractiveness, acceptability, visibility and willingness-to-pay for clear aligner therapy (CAT) systems in first-year and final-year dental students and instructors. Methods: A questionnaire designed to collect information regarding esthetic preferences and intentions related to seven CAT systems was handed out to 120 undergraduate students and instructors at the Academic Centre for Dentistry Amsterdam (ACTA). Proportional odds models and population average generalized estimating equation models were used to examine potential association between participant characteristics, esthetic perceptions and CAT systems. Results: Overall, the examined CAT systems received favorable esthetic ratings. Expertise status was significantly associated with willingness-to-pay additionally for CAT, compared to fixed orthodontic appliances. There was no association between sex, previous orthodontic treatment history, satisfaction with own dental appearance and potential interest in treatment and aligner visibility and willingness-to-pay. CAT system was significantly associated with the perceived aligner visibility, acceptability and attractiveness by students and instructors. Conclusions: CAT systems were considered to a great extent attractive and acceptable for future treatment by dental school instructors and students. Willingness-to-pay for CAT systems was significantly associated with expertise status, with instructors appearing more reluctant to pay for CAT.
  • Assessment of influence of facemask treatment with skeletal anchorage on the temporomandibular joint using magnetic resonance imaging: a preliminary study Original Article

    KAYA, Demet; KOCADERELI, Ilken; SAATCI, Isil

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O objetivo desse estudo foi investigar a influência do tratamento com máscara facial com ancoragem esquelética na articulação temporomandibular (ATM), por meio de ressonância magnética (RM), em pacientes com má oclusão de Classe III acompanhada de retrusão maxilar. Métodos: Quinze pacientes com idade média de 12,1±1,43 anos foram incluídos no estudo. Todos os pacientes foram tratados com máscara facial com ancoragem esquelética após oito semanas de protocolo de Expansão Rápida da Maxila e Constrição Alternadas (Alt-RAMEC). Os exames de ressonância magnética foram realizados antes e imediatamente após o tratamento com máscara facial, para avaliação da ATM. Foram avaliados posição do disco, translação condilar, alterações degenerativas dos côndilos e derrame articular. Os testes de McNemar e de homogeneidade marginal foram utilizados para avaliar se as alterações associadas ao tratamento foram estatisticamente significativas. Resultados: Após o tratamento com máscara facial, uma mudança estatisticamente significativa foi observada na posição do disco (deslocamento anterior do disco com/sem redução em cinco ATMs) (p<0,05). A alteração na translação condilar não foi estatisticamente significativa (p>0,05). Esse tratamento não causou alterações degenerativas dos côndilos ou derrame em qualquer das ATMs. Conclusão: O tratamento com máscara facial com ancoragem esquelética ápós o protocolo Alt-RAMEC teve uma influência mínima na ATM, apenas quanto à posição do disco, que não foi desprezível. Resultados em longo prazo desse tratamento são necessários para acompanhar as mudanças observadas nas ATMs.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: The aim of the study was to investigate the influence of facemask treatment with skeletal anchorage on the temporomandibular joint (TMJ) using magnetic resonance imaging (MRI), in patients with Class III malocclusion, accompanied by maxillary retrusion. Methods: Fifteen patients with a mean age of 12.1±1.43 years were included in the study. All patients were treated using facemask with skeletal anchorage after eight weeks of Alternate Rapid Maxillary Expansion and Constriction (Alt-RAMEC) protocol. Magnetic resonance imaging was performed before and immediately after facemask treatment for TMJ evaluation. Disc position, condylar translation, degenerative changes of the condyles, and joint effusion were evaluated. To assess whether the alterations associated with the treatment were statistically significant, McNemar and marginal homogeneity tests were used. Results: After facemask treatment, a statistically significant change was observed in the disc position (an anterior disc displacement with/without reduction in five TMJs) (p<0.05). The alteration in the condylar translation was not statistically significant (p>0.05). This treatment did not cause degenerative changes of the condyles or effusion in any of the TMJs. Conclusion: Facemask treatment with skeletal anchorage following the Alt-RAMEC protocol had a minimal influence on the TMJ, only by means of disc position, which was not negligible. Long-term results of such treatment are required for following up the changes observed in the TMJs.
  • Orthodontic biomechanics with intermaxillary elastics Special Article

    FARRET, Marcel Marchiori

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: Os elásticos intermaxilares são recursos ortodônticos amplamente utilizados nas diversas más oclusões. Possuem como principais vantagens o baixo custo, fácil inserção e remoção pelos pacientes, e versatilidade de aplicação. Como desvantagens podemos destacar a necessidade de cooperação dos pacientes e os efeitos colaterais normalmente presentes nos tratamentos com esse recurso. O conhecimento da biomecânica envolvida no uso dos elásticos intermaxilares é fundamental para se obter o máximo de efeitos desejados e evitar os efeitos indesejados na sua utilização. Objetivo: O objetivo desse artigo é descrever o preparo da ancoragem, as formas de conexão, o tempo e a força de uso, além dos efeitos colaterais envolvidos na utilização dos elásticos intermaxilares para tratamento de problemas anteroposteriores, verticais e transversais. Para isso, serão apresentados casos clínicos e esquemas de biomecânica em que todos esses detalhes serão descritos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: Intermaxillary elastics are orthodontic resources widely used in various malocclusions. Their main advantages are low cost, easy insertion and removal by patients, and application versatility. As main disadvantages, we can highlight the need for cooperation from patients and the side effects normally present in treatments with this resource. Knowledge of the biomechanics involved in the use of intermaxillary elastics is essential to take full advantage of the desired effects and avoid unwanted effects in their use. Objective: Therefore, the objective of this article is to describe the anchorage preparation, connection methods, time and force of use, and side effects involved in the use of intermaxillary elastics for the treatment of anteroposterior, vertical and transverse problems. For that, clinical cases and biomechanics schemes will be presented, in which all these details will be described.
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