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Poesia e guerra: ação e melancolia em Vallejo e Drummond1 1 Este ensaio é um desdobramento da palestra que proferi, ao lado de Alfredo Bosi, em 2015, no auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, num evento de comemoração dos 70 anos de publicação de A rosa do povo, promovido pela Princeton University e pela Universidade de São Paulo. Em certo sentido, ele é também a continuação da conversa que havíamos entretido - vários colegas da USP e de universidades estrangeiras - em Princeton, algumas semanas antes. Agradeço a Vagner Camilo pela parceria na organização do evento, e especialmente a Alfredo Bosi (in memoriam), cujas lições de poesia tanto nos faltam, hoje. Lembro finalmente de minha alegria quando me dei conta de que a palestra de Bosi, no evento supracitado, seria sobre “Visão 1944”, poema também fundamental para a reflexão que eu proporia logo em seguida, sobre Drummond e Vallejo.

ABSTRACT

The relationship between poetry and war is a long-standing one and betokens the arcana of the genre, from the classical poetic diction to the hero’s failure in modernity. By contrasting Carlos Drummond de Andrade’s A Rosa do Povo to César Vallejo’s España, aparta de mí este cáliz, my aim is to understand how, as intellectuals, poets position themselves between melancholy and a virile voice, between the being’s waning from horror and impotence, and the ecstasy that presides over action. With the Second World War and the Spanish Civil War as backgrounds, the two poetics may reveal diverse forms of attention to the historical moment, and different forms of loyalty to its victims.

KEYWORDS:
Poetry and war; Crisis of the hero; Second World War; Spanish Civil War; Carlos Drummond de Andrade; César Vallejo

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