"1º Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais" - Portugal

DOCUMENTO

"1º Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais" — Portugal

O Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra estará realizando, entre os dias 2 e 5 de julho de 1990, o "I - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais", sob a coordenação de Boaventura de Sousa Santos, professor visitante do IEA em 1988. Esta iniciativa estará integrando as Celebrações dos 700 Anos da Universidade de Coimbra.

O tema geral deste congresso é: Saber e Imaginar o Social: Desafios às Ciências Sociais de Língua Portuguesa. O objetivo é refletir sobre as transformações em curso nos paradigmas sociais, econômicos, políticos e culturais e suas múltiplas manifestações em nível mundial, regional e local e perspectivar os desafios que eles suscitam, nas próximas décadas, às ciências sociais, tendo especificamente em vista o lugar ou lugares que as nossas sociedades ocupam no sistema mundial.

Este tema geral será discutido em três sessões plenárias:

1ª) "Democracia e desigualdades sociais";

2ª) "Transnacionalização da cultura e saberes e identidades locais";

3ª) "Novos sujeitos sociais".

Tanto nas sessões plenárias como nos grupos de trabalho sobre temas mais específicos, intervirao cientistas sociais brasileiros, africanos e portugueses.

O "1º Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais" pretende ser um primeiro passo no sentido de um aprofundamento das relações científicas e profissionais entre os cientistas sociais de língua portuguesa.

Neste evento, será conferido o título de Doutor Honoris Causa ao prof. Florestan Fernandes pela Universidade de Coimbra.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Mar 2006
  • Data do Fascículo
    Abr 1990
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo Rua da Reitoria,109 - Cidade Universitária, 05508-900 São Paulo SP - Brasil, Tel: (55 11) 3091-1675/3091-1676, Fax: (55 11) 3091-4306 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: estudosavancados@usp.br
Accessibility / Report Error