Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

A revista estudos AVANÇADOS inclui, neste número, um volume um pouco maior de artigos. A intenção presente é não só cumprir a vocação interdisciplinar da Revista, como dar um contorno mais preciso a algumas das propostas de estudo do IEA/USP.

A boa acolhida encontrada por este órgão entre os leitores e a crítica em geral vem demonstrando que a difusão de textos compostos em torno dos temas prioritários do Instituto é uma tarefa útil e reclamada pela comunidade universitária e científica do País.

Neste segundo semestre de 1988, o Instituto de Estudos Avançados tem novamente o privilégio de contar com a presença do poeta, crítico e tradutor José Paulo Paes em seu quadro de professores-visitantes, estudos AVANÇADOS está adiantando ao público alguns dos resultados de seu novo projeto de pesquisas sobre Modernismo brasileiro, que se destina a integrar uma obra coletiva internacional sobre Literatura na América Latina. Analisando autores, obras e vertentes estéticas, José Paulo Paes junta, mais uma vez, erudição e prazer da escrita, síntese que fez dele um de nossos ensaístas mais estimulantes.

O ensaio de Alfredo Bosi combina pesquisas em fontes primárias com leituras de um amplo espectro bibliográfico. Abordando a estreita vinculação da ideologia liberal com a prática do cativeiro, característica dos modos de pensar dominantes da classe política brasileira no decorrer do século XIX, o texto contribui para a inteligência da abolição neste ano do seu centenário, além de projetar nova luz teórica e metodológica em um debate que vem sendo desenvolvido há quase duas décadas.

O artigo de Roberto Ventura explora os nexos entre a Ilustração francesa e a construção do conceito de América; responde, assim, de modo preciso, às preocupações do grupo de estudos sobre história das ideologias e das mentalidades, uma das prioridades do IEA.

Expositor da Conferência do Mês, em dezembro de 1987, o historiador Jacob Gorender retrabalhou sua apresentação e redigiu aqui a versão final da sua análise sobre "Coerção e consenso na política". É um texto polêmico, marcado pela independência e pela militância cultural e política que definem o perfil ético e intelectual do autor. Que provoque o debate, é a sua função e nosso intuito.

Da mesma forma, esperamos que o artigo do físico e professor da Universidade de Yale, Samuel Macdowell, preparado durante a sua estada como professor-visitante, no primeiro semestre de 1988, desperte a necessária discussão sobre o tema espinhoso das relações entre ciência e política.

A revista estudos AVANÇADOS traz também outro texto-chave: a comunicação de Paul Singer ao Simpósio sobre Democratização da Economia realizado pelo IEA em colaboração com o Wilson Center. Aqui, um dos mais sérios problemas da economia latino-americana, a inflação, e o seu entrelaçamento com a vida nacional, é enfrentado a partir de ângulos e propostas originais. Na conjuntura atual não poderia ser mais oportuna esta intervenção.

Completando a edição, as seções "Abordagem" e "Documento" espelham os planos e as atividades desenvolvidas pelo Instituto de Estudos Avançados. Na "Abordagem" são apresentadas algumas das novas propostas trazidas pelo prof. Jacques Marcovitch, que assumiu a direção do IEA em outubro último. Quanto ao texto do prof. Carlos Guilherme Mota, primeiro diretor do Instituto, enfeixa, conceituai e historicamente, a vida da mais recente instituição da Universidade de São Paulo.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Mar 2006
  • Data do Fascículo
    Dez 1988
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo Rua da Reitoria,109 - Cidade Universitária, 05508-900 São Paulo SP - Brasil, Tel: (55 11) 3091-1675/3091-1676, Fax: (55 11) 3091-4306 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: estudosavancados@usp.br