Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

AS VÉSPERAS da Revolução Francesa o escritor Chamfort perguntou a uma dama da aristocracia, Madame Rochefort, se ela teria vontade de conhecer o futuro. A resposta foi cortante: "Não, ele se parece demais com o passado". Dirão os historiadores progressistas que Madame Rochefort se enganou: veio a Revolução, caiu a nobreza, a burguesia subiu, o mundo mudou. Já os pessimistas concordariam com aquele prognóstico: veio Napoleão, veio a Restauração, veio a Santa Aliança; e a escravidão negra continuou ainda por cinqüenta anos nas colônias francesas, e por cem anos no Brasil...

Por isso andaram bem os consultores do projeto Brasil: o país no futuro, que abre este número de ESTUDOS AVANÇADOS. Não há certezas absolutas quando se fazem previsões. Só há cenários possíveis com graus diversos de probabilidade. É o que o leitor conferirá ao analisar os tópicos e as suas ocorrências prováveis. São tabelas seguidas de textos interpretativos que versam sobre dimensões vitais da realidade brasileira. Qui vivra verra.

Quanto ao dossiê Políticas públicas: novas abordagens, resultou de seminários promovidos pelo IEA. O objetivo era estudar experiências voltadas para reverter quadros de desnutrição em setores pobres da população brasileira. Publicando artigos que expõem princípios gerais, reservamos para o próximo número a edição dos resultados de projetos específicos realizados em áreas carentes da Bahia e de Minas Gerais.

Seguem-se estudos, calçados em diferentes pressupostos teóricos, sobre os desafios que a universidade brasileira enfrenta neste começo de milênio. Para a seção de cultura humanística foram dedicados textos sobre Cairu, Benjamin e Saint-Simon bem como uma apresentação da arte neo-concreta de Willys de Castro.

Continuando a série Polêmicas, destacamos uma das questões mais controversas do momento brasileiro atual, a transposição das águas do São Francisco. Como de praxe, apresentamos pontos de vista contrastantes. Chamamos a atenção do leitor para uma novidade: uma seção de Resenhas de obras sobre temas candentes que convidam à leitura e ao debate.

Por fim, como homenagem póstuma à Profa. Gilda de Mello e Souza, publicamos um texto que busca fazer jus à originalidade e à beleza de sua obra de crítica de arte.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    10 Jun 2008
  • Data do Fascículo
    Abr 2006
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo Rua da Reitoria,109 - Cidade Universitária, 05508-900 São Paulo SP - Brasil, Tel: (55 11) 3091-1675/3091-1676, Fax: (55 11) 3091-4306 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: estudosavancados@usp.br