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Resistência do solo à penetração em latossolo influenciada pelo tráfego agrícola e o conteúdo de água do solo

A compactação do solo causada pelo tráfego de máquinas reduz a produtividade das culturas. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos do tráfego intensivo e do conteúdo de água do solo na resistência à penetração (PR) de um Latossolo Vermelho distroférrico, muito argiloso, manejado em sistema plantio direto (NT). O experimento foi composto por seis tratamentos: NT escarificado; NT sem compactação adicional; e NT com compactação adicional pelo tráfego de uma colhedora com massa de 100 kN (70 kN no eixo dianteiro) por 4; 8; 10 e 20 passadas. A densidade do solo (BD) foi determinada utilizando amostras indeformadas, coletadas nas camadas de 5,5-10,5 cm e 13,5-18,5 cm. A RP foi determinada em quatro épocas, utilizando um penetrômetro de impacto, inserido no solo até a profundidade de 46 cm. O efeito das intensidades de tráfego no NT sobre a PR foi pequeno quando esta variável foi avaliada com o solo na consistência plástica. As diferenças na PR entre os tratamentos aumentaram à medida que o conteúdo de água no momento da avaliação diminuiu. O aumento nos valores de PR e BD foi maior nas primeiras passadas, mas o incremento do número de tráfegos aumentou a profundidade de compactação do solo. O aumento da PR proporcionado pelo tráfego de máquinas é mais bem caracterizado quando determinado com o solo na consistência friável.

camadas de solo com impedimento mecânico; sistema plantio direto; compactação do solo; consistência do solo; perfil do solo


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