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Avaliação do desempenho de um motor de injeção direta sob diferentes misturas de biodiesel metílico de soja (Glycine max)

O óleo diesel combustível é utilizado em grande escala no País e no mundo. Por outro lado, a crescente conscientização ambiental acarreta em maior demanda por recursos energéticos renováveis. Assim, o presente trabalho objetivou avaliar o uso de diferentes misturas de biodiesel metílico de soja (Glycine max) e diesel mineral em um motor de ignição por compressão e injeção direta de combustível. Os procedimentos de ensaio foram realizados em um dinamômetro elétrico de correntes parasitas, utilizando as proporções de mistura B10, B50 e B100, com 10; 50 e 100% de biodiesel, respectivamente, em comparação ao diesel comercial B5, com 5% de biodiesel adicionado ao diesel fóssil. O desempenho do motor foi analisado através da tomada de potência do trator (TDP) para cada mistura, sendo que os melhores resultados obtidos para potência e consumo específico de combustível, respectivamente, foram: B5 (44,62 kW; 234,87 g kW-1 h-1); B10 (44,73 kW; 233,78 g kW-1 h-1); B50 (44,11 kW; 250,40 g kW-1 h-1) e B100 (43,40 kW; 263,63 g kW-1 h-1 ). O melhor desempenho ocorreu sob o uso dos combustíveis B5 e B10, sem diferenças significativas entre essas misturas. Já o combustível B100 apresentou diferenças significativas em relação aos demais combustíveis.

dinamômetro; potência; consumo específico


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