Acessibilidade / Reportar erro

Estresse em pais de recém-nascidos em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatala a Recorte da dissertação de mestrado "Fatores estressores de pais de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal", apresentada, no ano de 2018, ao Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, de autoria da primeira autora, sob orientação da segunda autora e co-orientação do terceiro autor.

Resumo

Objetivo:

Identificar o nível de estresse e as situações mais estressantes para os pais de recém-nascidos internados em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

Método:

Estudo descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com pais/mães de recém-nascidos internados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Para a coleta dos dados, utilizou-se a versão brasileira da Parental Stress Scale: Neonatal Intensive Care Unit (PSS: NICU). A análise foi realizada por meio da estatística descritiva.

Resultados:

A alteração no papel de mãe/pai foi a subescala em que se obteve o maior nível de estresse (média=3,49) e os itens considerados mais estressantes nessa subescala foram "Estar separada(o) do meu bebê" (média=4,00) e "Sentir-se desamparada(o) e incapaz de proteger o meu bebê da dor e de procedimentos dolorosos" (média=3,78).

Conclusão:

A hospitalização de um filho em unidade neonatal é uma experiência estressante para os pais e existem situações que desencadeiam estresse em níveis mais elevados.

Palavras-chave:
Estresse Psicológico; Pais; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal; Enfermagem Neonatal

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com