Acessibilidade / Reportar erro

As dimensões do ser humano e o cuidado de enfermagem no contexto pandêmico da COVID-19

Las dimensiones del cuidado del ser humano y de la enfermería en el contexto pandémico de COVID-19

RESUMO

Objetivo

refletir sobre as dimensões do ser humano e o cuidado de enfermagem no contexto pandêmico da Covid-19.

Método

trata-se de um estudo reflexivo, em que foram discutidas as dimensões corpórea (Homo somaticus), de vida humana (Homo vivens), conhecer (Homo sapiens), vontade (Homo volens), linguagem (Homo loquens), social (Homo socialis), do trabalho (Homo faber), jogo e divertimento (Homo ludens) e o cuidado de enfermagem no contexto pandêmico da Covid-19.

Resultados

as dimensões estão sendo influenciadas pelo contexto pandêmico do novo coronavírus, sendo necessárias intervenções de enfermagem humanizadoras como o manejo clínico e terapêutico transpessoal, suporte ao corpo físico em adoecimento, garantia de uma linguagem que possibilite o autocuidado e apoio psicológico, atitude de escuta aberta, incentivo às práticas de jogos para passar o tempo e métodos de relaxamento, meditação e imaginação guiada, entre outras. O ato de refletir sobre as dimensões cria novas possibilidades de sinalizar pontos de intercessão para a compreensão da nova realidade vivenciada pelo homem.

Conclusão e implicações para a prática

ao refletir sobre as dimensões do homem à luz da antropologia com o embasamento teórico dos Modelos de cuidados da Nursing Interventions Classification (NIC), geram-se possibilidades de estabelecer um cuidado holístico no contexto da pandemia pelo novo coronavírus.

Palavras-chave:
Antropologia; Infecções por Coronavírus; Existencialismo; Cuidados de Enfermagem; Pandemias

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com