Qualidade de vida e toxicidade por radiação em pacientes com câncer ginecológico e mama

Calidad de vida y toxicidad por radiación en pacientes con cáncer ginecológico y mama

Caroline Freitas Silveira Patrícia Afonso Regino Maurícia Brochado Oliveira Soares Lorena Campos Mendes Thaís Cristina Elias Sueli Riul da Silva Sobre os autores

RESUMO

Objetivo:

Avaliar qualidade de vida e grau de toxicidade aguda por radiação em pacientes portadoras de câncer do colo uterino, mama e endométrio, em radioterapia.

Métodos:

Estudo quantitativo, descritivo, prospectivo, longitudinal, desenvolvido entre 2012-2013, utilizando-se o Critério de Escore para Morbidade Aguda por Radiação e o instrumento desenvolvido pela European Organization for Researchand Treatment of Cancer Quality of Life Questionnaire.

Resultados:

Foram acompanhadas 16 pacientes, e a qualidade de vida delas foi considerada boa. As pacientes com câncer de mama apresentaram radiodermatite, e aquelas com câncer do colo uterino e endométrio apresentaram toxicidades agudas por radiação nos sistemas gastrintestinal e geniturinário, além de radiodermatite.

Conclusões:

Tratamento quimioterápico concomitantemente, renda e idade influenciaram a qualidade de vida das pacientes. A ausência de diferença estatística entre as medidas dos escores obtidos na primeira e na última semana pode indicar que o tratamento radioterápico não modificou a qualidade de vida das mulheres.

Palavras-chave:
Qualidade de Vida; Câncer de Mama; Câncer de Colo do Útero; Câncer do Endométrio; Radioterapia

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com