As práticas do Cuidado Centrado na Família na perspectiva do enfermeiro da Unidade Neonatal

Prácticas del Cuidado Centrado en la Familia desde la perspectiva del enfermero de una Unidad Neonatal

Allana Reis Corrêa Ana Cláudia de Andrade Bruna Figueiredo Manzo Débora Lara Couto Elysângela Dittz Duarte Sobre os autores

Resumo

Objetivo:

Apreender as práticas do Cuidado Centrado na Família (CCF) no cuidado do recém-nascido hospitalizado que têm sido incorporadas pelos enfermeiros.

Métodos:

Estudo descritivo de abordagem qualitativa, desenvolvido na Unidade de Cuidados Intermediários e Unidade de Cuidados Intensivos neonatais de uma maternidade pública de Belo Horizonte. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi estruturadas com 14 enfermeiros, e os dados foram submetidos à análise de conteúdo.

Resultados:

Foram originados três eixos temáticos: Compreensão do enfermeiro acerca das práticas que contribuem para um cuidado orientado pelo CCF, Práticas do CCF: benefícios para equipe de enfermeiros e família indicam o bem-estar da criança e o cuidado mãe canguru, Dificuldades na compreensão acerca das práticas do cuidado orientado pelo CCF.

Conclusão:

A aplicabilidade do CCF é erroneamente compreendida, e retrata o despreparo dos profissionais em lidar com a família como corresponsável no processo de saúde doença da criança hospitalizada.

Palavras-chave:
Cuidados de Enfermagem; Família; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal; Cuidado da Criança

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com