Acessibilidade / Reportar erro

Necessidades de saúde de mulheres em pós-parto

Necesidades de asistencia en salud a mujeres en el postparto

Resumo

Objetivo:

Distinguir necessidades de saúde de mulheres no pós-parto e compreendê-las sob o olhar sociocultural de gênero.

Métodos:

Pesquisa qualitativa, realizada em dois territórios da Estratégia Saúde da Família de Cuiabá, Mato Grosso, no ano de 2012, com treze mulheres, mediante entrevista semiestruturada e análise de conteúdo temática.

Resultados:

As participantes priorizam as necessidades de promover bem-estar e segurança ao filho e de compatibilizar tarefas domésticas assumidas e ritmos cotidianos. Põem em segundo plano necessidades afetivo-sociais, afetivo-conjugais, de alívio da sobrecarga dos afazeres, orgânicas, entre outras, mas desejam, ainda que de modo conflituoso e contraditório, recuperar a autonomia/liberdade da qual dispunham antes da maternidade para cuidar de si.

Conclusões:

Precisam do apoio dos serviços de saúde para se reconhecer na experiência e para compreender os aspectos socioculturais implicados nas suas necessidades e nos modos de cuidar de si incorporados.

Palavras-chave:
Período Pós-Parto; Determinação de Necessidades de Cuidados de Saúde; Saúde da Mulher; Saúde da Família

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com